Estudo de Hebreus 11:2 – Comentado e Explicado

Foi ela que fez a glória dos nossos, antepassados.
Hebreus 11:2

Comentário de Albert Barnes

Pois por isto – isto é, por aquela fé que dá realidade às coisas esperadas, e uma certa persuasão à mente da existência daquelas coisas que não são vistas.

Os anciãos – os antigos; os patriarcas e pais hebreus.

Obteve um bom relatório – Literalmente, “foram testemunhados;” isto é, um testemunho honroso lhes foi prestado em conseqüência de sua fé. A idéia é que o fato de agirem sob a influência da fé, nas circunstâncias em que estavam, foi o fundamento do honroso testemunho que lhes foi prestado no Antigo Testamento; veja esse uso da palavra em Hebreus 7: 8 e em Hebreus 7: 4 deste capítulo. Também Lucas 4:22 ; Atos 15: 8 . Nos casos que o apóstolo passa a enumerar na parte subseqüente do capítulo, ele menciona aqueles cuja piedade é particularmente recomendada no Antigo Testamento, e que mostraram em circunstâncias difíceis que eles tinham uma confiança inabalável em Deus.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 11: 2 . Por isso os anciãos – Nossos antepassados, ou os piedosos das eras anteriores; obteve um bom relatório – eµa?t?????sa? , recebeu testemunho da aprovação de Deus por eles, ou foi testemunha de Deus como pessoas aceitas por ele. A palavra é muito abrangente, implicando que Deus deu um testemunho, não apenas deles, mas a eles, e eles receberam seu testemunho, como se fossem as próprias coisas, das quais ele testificou, Hebreus 11: 4-5 ; Hebreus 11:39 . Por isso, eles também deram testemunho a outros, e outros testemunharam sobre eles. Este capítulo é uma espécie de resumo do Antigo Testamento, no qual o apóstolo compreende os desígnios, trabalhos, estadas, expectativas, martírios dos antigos. O primeiro deles teve um longo exercício de paciência; o último sofreu julgamentos mais curtos, porém mais nítidos.

Comentário de John Calvin

2. Por isso, os anciãos, (203) etc. Ele lida com esse assunto até o final do capítulo – que os pais obtiveram a salvação e foram aceitos por Deus de nenhuma outra maneira senão pela fé.

Os judeus realmente tinham algumas razões para prestar grande deferência aos pais; mas uma admiração tola dos pais prevaleceu tanto entre eles, que provou ser um grande obstáculo para uma rendição completa de si mesmos a Cristo e ao seu governo. Foi ocasionado por ambição ou superstição, ou por ambos. Pois quando ouviram que eram a semente abençoada e santa de Abraão, inflada com essa distinção, fixaram os olhos nos homens e não em Deus. Em seguida, foi adicionada uma falsa emulação; pois eles não consideravam o que era principalmente digno de imitação em seus pais. Assim, eles se apegaram às antigas cerimônias, como se toda a religião e perfeita santidade consistissem nelas. Este erro o apóstolo expõe e condena; e be mostra qual foi a principal excelência dos pais, para que sua posteridade entenda como eles podem se tornar realmente como eles.

Vamos então ter em mente que o ponto principal e a própria articulação sobre a qual o argumento do apóstolo se volta é este: – Que todos os pais desde o começo do mundo foram aprovados por Deus de nenhuma outra maneira senão unidos a ele por fé: e isso ele mostra, para que os judeus pudessem saber que somente pela fé poderiam estar unidos em santa unidade com os pais, e que assim que renunciaram à fé, foram banidos da Igreja e que não eram mais mais os filhos legítimos de Abraão, mas uma raça degenerada e bastardos. (204)

Comentário de Adam Clarke

Por isso, os anciãos obtiveram um bom relatório – Por anciãos entendem-se antepassados, antepassados, como os patriarcas e profetas, muitos dos quais ele mais tarde nomeia em particular, e produz algum fato a partir da história de suas vidas.

É muito notável que, no todo, haja uma palavra raiz sobre o pobre Adão e sua esposa, embora Abraão e Sara sejam mencionados. Não havia um bom relatório sobre eles; nem uma palavra de arrependimento, fé ou santidade. Ai! infelizmente! alguma vez esses sóis luminosos se puseram em uma nuvem tão espessa? Se houvesse algo digno de louvor em sua vida após a queda, qualquer ato de fé pelo qual pudessem ser distinguidos, certamente fora divulgado aqui; a menção de seu segundo filho Abel teria sugerido isso. Mas Deus cobriu todo o seu estado espiritual e eterno com um véu espesso e impenetrável. Conjecturas relativas ao seu estado seriam muito precárias; pouco mais do que a esperança pode ser exercido a favor deles; mas, quanto a eles, foi dada a promessa de Jesus, para que possamos acreditar que eles encontraram redenção no sangue derramado desde a fundação do mundo. A rebelião de Adão contra seu Criador foi grande e flagrante demais para permitir que seu nome fosse sempre mencionado com honra ou respeito.

A palavra eµa?t?????sa? , que traduzimos obteve um bom relatório, significa literalmente, foi testemunhada; e assim nos leva naturalmente a Deus, que por sua palavra, como mostram as partes seguintes do capítulo, prestou testemunho da fé e santidade de seus servos. O apóstolo não menciona um dos quais não há relato no Antigo Testamento. Portanto, este é o testemunho ou testemunho de Deus a respeito deles.

Comentário de John Wesley

Por isso, os anciãos obtiveram um bom relatório.

Por isso os anciãos – Nossos antepassados. Este capítulo é uma espécie de resumo do Antigo Testamento, no qual o apóstolo compreende os desígnios, trabalhos, peregrinações, expectativas, tentações, martírios dos antigos. O primeiro deles teve um longo exercício de paciência; o último sofreu julgamentos mais curtos, porém mais nítidos.

Obteve um bom testemunho – Uma palavra muito abrangente. Deus deu um testemunho, não apenas deles, mas a eles: e eles receberam seu testemunho como se fossem as coisas das quais ele testemunhou, Hebreus 11: 4,5,39 . Por isso, eles também deram testemunho a outros, e outros testemunharam sobre eles.

Referências Cruzadas

Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *