Estudo de João 1:20 – Comentado e Explicado

Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo.
João 1:20

Comentário de Albert Barnes

Eu não sou o Cristo – Essa confissão prova que João não era um impostor. Ele tinha uma grande reputação. A nação esperava que o Messias estivesse por vir, e multidões estavam prontas para acreditar que João era ele, Lucas 3:15 . Se João fosse um impostor, ele teria se aproveitado desse estado excitado de sentimento público, se proclamado o Messias e formado um grande partido a seu favor. O fato de ele não ter feito isso é uma prova completa de que ele não pretendia impor às pessoas, mas veio apenas como o precursor de Cristo; e seu exemplo mostra que todos os cristãos, e especialmente todos os ministros cristãos, por mais que sejam honrados e abençoados, devem estar dispostos a depositar todas as suas honras aos pés de Jesus; manter-se para trás e sustentar diante do mundo somente o Filho de Deus. Fazer isso é uma marca eminente do verdadeiro espírito de um ministro do evangelho.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

e negou que não. Figura do discurso Pleonasm (App-6), para enfatizar.

negado. Arneomai grego . Em João apenas aqui, e João 18:25 , João 18:27 .

mas = e.

o Cristo = o Messias. App-98.

Comentário de John Calvin

20. E ele confessou, e não negou . Ou seja, ele confessou abertamente e sem ambiguidade ou hipocrisia. A palavra confessar , em primeira instância, significa geralmente que ele declarou o fato como realmente era. No segundo caso, é repetido para expressar a forma da confissão. Ele respondeu expressamente, que ele não era o Cristo

Comentário de Adam Clarke

Ele confessou e não negou; mas confessou – Um modo comum de fraseologia judaica. João renuncia a si mesmo, para que Jesus seja tudo em todos. Embora Deus o tenha honrado altamente e o tenha favorecido com uma influência peculiar no desempenho de sua obra, ele ainda considerou que não tinha nada além do que havia recebido e, portanto, louvando seu benfeitor, cuida de direcionar a atenção dos pessoas somente para ele de quem ele havia recebido suas misericórdias. Aquele que faz uso dos dons de Deus para alimentar e fortalecer seu orgulho e vaidade certamente será despojado dos bens em que confia e cairá na condenação do diabo. Não temos nada além do que recebemos; nós não merecemos nada do que possuímos; e é apenas a infinita misericórdia de Deus que nos mantém em posse das bênçãos que agora desfrutamos.

Comentário de John Wesley

E ele confessou, e não negou; mas confessou, eu não sou o Cristo.

Eu não sou o Cristo – pois muitos supuseram que ele era.

Referências Cruzadas

Mateus 3:11 – “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Marcos 1:7 – E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.

Lucas 3:15 – O povo estava em grande expectativa, questionando em seus corações se acaso João não seria o Cristo.

João 3:28 – Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *