Estudo de João 11:5 – Comentado e Explicado

Ora, Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro.
João 11:5

Comentário de E.W. Bullinger

amado . App-135. Não é a mesma palavra que nos versículos: João 11: 3 , João 11:36 .

Comentário de John Calvin

5. E Jesus amou Marta e sua irmã, e Lázaro. Essas duas coisas parecem ser inconsistentes uma com a outra, que Cristo permanece dois dias além do Jordão, como se ele não se importasse com a vida de Lázaro, e ainda o evangelista diz que Cristo amava a ele e suas irmãs ; pois, como o amor produz ansiedade, ele deveria ter se apressado imediatamente. Como Cristo é o único espelho da graça de Deus, somos ensinados por esse atraso de sua parte, que não devemos julgar o amor de Deus pela condição que vemos diante de nossos olhos. Quando oramos a ele, ele muitas vezes atrasa sua assistência, ou para aumentar ainda mais nosso ardor em oração, ou para exercitar nossa paciência e, ao mesmo tempo, nos acostumar à obediência. Que os crentes implorem a ajuda de Deus, mas que também aprendam a suspender seus desejos, se ele não estender a mão para ajudá-los assim que acharem que a necessidade exige; pois, qualquer que seja sua demora, ele nunca dorme e nunca esquece seu povo. No entanto, tenhamos também plena certeza de que ele deseja que todos os que ele ama sejam salvos.

Comentário de Adam Clarke

Agora, Jesus amava Marta, sua irmã e Lázaro. Portanto, ele ficou dois dias a mais em Bethabara não por falta de afeição por essa família angustiada, mas apenas por ter uma oportunidade mais favorável de provar a eles o quanto os amava. . Cristo nunca nega um favor menos, mas a fim de conferir um maior. Os atrasos de Deus, ao responder às orações oferecidas a ele por pessoas angustiadas, são muitas vezes provas de seu propósito de conferir alguma grande bondade, e também são provas de que sua sabedoria acha necessário permitir um aumento da aflição, para que sua bondade possa ser mais visível em sua remoção.

Comentário de Thomas Coke

João 11: 5 . Agora, Jesus amava Marta, etc. – Por causa de sua piedade não fingida em relação a Deus, sua amizade e afeto um pelo outro, e sua fé nele como o Messias. Ver João 11:27 . O evangelista menciona o amor que Jesus teve com Maria, sua irmã e Lázaro, antes de nos informar que, depois de receber a mensagem, ele ficou dois dias sem se mexer do lugar onde estava. insinuar que o atraso de nosso Senhor tanto tempo após a chegada da mensagem não resultou em falta de interesse por seus amigos, mas aconteceu de acordo com os conselhos de sua própria sabedoria. Se ele tivesse ido assim que o mensageiro de Marta chegasse, não haveria nada mais na recuperação de Lázaro do que na mãe de Simão ou em muitas pessoas doentes que ele restabelecera. Se ele o tivesse curado sem ir até ele, nenhum efeito maior de poder teria sido demonstrado neste milagre, do que na cura do servo do centurião; e talvez os judeus, que viviam distantes da cena dessa transação, questionassem a realidade da doença de Lázaro ou imputassem sua cura a um conluio entre ele e Jesus, especialmente porque havia uma intimidade tão forte entre eles ? Se Jesus tivesse ido imediatamente após sua morte e o tivesse criado em seu quarto, ou enquanto eles o carregavam para o sepulcro, poderia ter sido dito que sua morte era uma mera pretensão; ou, se fosse concedido que não houvesse fraude, poderia ter sido alegado, que ele estava apenas em um ataque ou transe, e se recuperou por sorte disso exatamente como Cristo pretendia criá-lo. Mais ainda, mesmo com a suposição de que a restauração de Lázaro à vida antes de seu enterro deveria ter sido concedida como uma ressurreição real e apropriada, ela não daria provas mais fortes do que a ressurreição do filho da viúva: mas a duração da tempo em que Lázaro estava no túmulo, colocou sua morte além de qualquer possibilidade de dúvida, removeu toda suspeita de fraude e, assim, deu a Jesus uma oportunidade adequada de demonstrar seu amor a Lázaro, bem como seu próprio poder onipotente, por sua inquestionável ressurreição de Jesus. o morto. Nosso Senhor também pode ter uma visão mais aprofundada, aumentando assim as circunstâncias desse milagre. No momento em que sua própria morte estava tão perto, ele poderia, por meio deste, convencer seus discípulos de que, como ele tinha vida em si mesmo, e poderia recalculá-los à vida que estavam mortos desde que apodrecessem e se tornassem ofensivos, era igualmente possível para ele se levantar após a própria morte, de acordo com as sugestões com as quais sempre acompanhava as previsões de sua morte. A demora de Nosso Senhor, é verdade, manteve as irmãs de Lázaro no mais doloroso suspense e, finalmente, as perfurou com a aflição de ver seu irmão morrer; no entanto, eles devem, no final, pensar-se abundantemente recompensados ??pelas evidências acumuladas no evangelho desse espantoso milagre, bem como pela surpresa inexprimível de alegria que sentiram ao receber seu irmão novamente dentre os mortos.

Referências Cruzadas

João 11:8 – Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te e assim mesmo vais voltar para lá? “

João 11:36 – Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava! “

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 17:26 – Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *