Estudo de João 12:1 – Comentado e Explicado

Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara.
João 12:1

Comentário de Albert Barnes

Então Jesus veio a Betânia – isto era perto de Jerusalém, e foi deste lugar que ele fez sua entrada triunfante na cidade. Veja as notas em Mateus 21: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Então = Portanto.

Jesus. App-98.

seis dias , & c .: isto é, no nono dia de Nisan; nosso pôr do sol de quinta a sexta-feira. Veja App-156.

antes . Profissional grego . App-104.

para = até. Grego. eis. App-104.

Lázaro . Veja nota em João 11: 1 .

que estava morto. [L Tr. A] T WI R e Syriac omitem essas palavras.

levantada . Grego. egeiro. App-178.

from = fora de. Ek grego . App-104.

os mortos . Não há artigo. Veja App-139.

Comentário de John Calvin

1. Jesus veio a Betânia. Vemos que eles julgaram muito precipitadamente quem pensou que Cristo não viria para a festa (2) ( João 11:56 😉 e isso nos lembra que não devemos ser tão apressados ??a ponto de não esperar pacientemente e silenciosamente, até a estação chega, o que é desconhecido para nós. Agora Jesus veio primeiro a Betânia , para que dali três dias depois fosse a Jerusalém. Enquanto isso, ele pretendia dar a Judas um tempo e um local adequados para traí-lo, para que ele se apresentasse, pronto para ser sacrificado, na hora marcada; pois ele não ignora o que deve acontecer, mas voluntariamente se apresenta para ser sacrificado.

Tendo chegado a Betânia seis dias antes da páscoa , permaneceu ali quatro dias; o que pode ser facilmente deduzido de Mateus e Marcos. Em que dia o banquete foi feito para ele, no qual ele foi ungido por Maria, João não declara; mas parece provável que tenha ocorrido pouco tempo depois de ele ter chegado. Há quem pense que a unção mencionada por Mateus ( Mateus 26: 7 ) e Marcos ( Marcos 14: 3 ) é diferente do que é mencionado aqui; mas eles estão enganados. Eles foram levados a adotar essa visão por um cálculo de tempo, porque os dois evangelistas ( Mateus 26: 2 ; Marcos 14: 1 ) antes de relatarem que Cristo foi ungido, falam de dois dias como tendo decorrido. Mas a solução é fácil e pode ser dada de duas maneiras. Pois João não diz que Cristo foi ungido no primeiro dia após sua chegada; para que isso pudesse acontecer mesmo quando ele estava se preparando para partir. No entanto, como eu já disse, há outra conjectura que é mais provável: ele foi ungido um dia, pelo menos ou dois dias antes de sua partida; pois é certo que Judas fez uma barganha com os sacerdotes, antes de Cristo enviar dois de seus discípulos para preparar a páscoa. (3) Agora, pelo menos, um dia deve ter intervindo. Os evangelistas acrescentam que ele

procurou uma oportunidade conveniente para trair a Cristo,
( Mateus 26:16 )

depois de ter recebido o suborno. Quando, portanto, depois de citar dois dias , acrescentam a história da unção, colocam em último lugar na narrativa o que aconteceu primeiro. E a razão é que, depois de ter relatado as palavras de Cristo,

Você sabe que depois de dois dias o Filho do homem será traído,
( Mateus 26: 2 )

agora acrescentam – o que anteriormente havia sido omitido – de que maneira e em que ocasião ele foi traído por seu discípulo. Existe, portanto, um acordo perfeito no relato de ele ter sido ungido em Betânia.

Comentário de Adam Clarke

Seis dias antes da Páscoa – Acontecendo o dia da Páscoa como o último dos seis. Nosso Senhor veio em nosso sábado, o primeiro dia da semana judaica, a Betânia, onde jantou; e no dia seguinte ele fez sua entrada pública em Jerusalém: João 12:12 . Calmet pensa que isso aconteceu cerca de dois meses após a ressurreição de Lázaro, no dia 9 de Nisan (29 de março), no trigésimo sexto ano da era de nosso Senhor. Já foi observado antes – que Calmet acrescenta três anos à conta comum.

Comentário de Thomas Coke

João 12: 1 . Então Jesus – veio a Betânia , este estava a caminho de Jerusalém; e ele pode optar por parar aqui, a fim de renovar a idéia da ressurreição nas mentes de seus discípulos, levando-os mais uma vez à casa de alguém que por ele fora ressuscitado dos mortos; e isso foi o mais necessário, já que o tempo estava muito próximo, quando ele deveria pôr a fé deles à prova com respeito a este artigo, por sua própria morte.

Comentário de Spurgeon

João 12: 1-2 . Então Jesus, seis dias antes da Páscoa, chegou a Betânia, onde Lázaro estava morto, a quem ressuscitou dentre os mortos. Lá eles fizeram uma ceia para ele;

Estava na casa de Simão, o leproso; um conhecido próximo, talvez um parente dessa família amada, pois descobrimos que Marta serviu, mas Lázaro era um deles que estava sentado à mesa com ele. As duas famílias haviam se unido para este festival, e bem poderiam, pois em um caso alguém havia sido curado de hanseníase, e no outro caso Lázaro havia ressuscitado dos mortos. Foi um banquete santo e feliz.

João 12: 2-3 . E Marta serviu; mas Lázaro era um deles que estava sentado à mesa com ele. Então, tomou Mary uma libra de unguento de nardo, muito cara, e ungiu os pés de Jesus.

O outro evangelista disse “ungiu a cabeça”. E ambos estão certos. Ela ungiu a cabeça e os pés dele.

João 12: 3 . E enxugou os pés com os cabelos dela; e a casa ficou cheia com o odor da pomada.

Todo mundo percebeu e gostou, e entendeu que pomada cara deve ser o que carrega o ar com um perfume tão delicado.

João 12: 4 . Então disse um de seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, que deveria traí-lo.

Eu me pergunto se ele era filho daquele Simão, o Leproso, e se uma lepra espiritual se apegava a ele. Esse, sabemos, foi o caso.

João 12: 5-6 . Por que essa pomada não foi vendida por trezentos centavos e dada aos pobres? Disse isso, não que se importasse com os pobres; mas porque ele era um ladrão e tinha a sacola, e descobriu o que foi nela colocado.

Observe que os críticos mais perspicazes das obras de homens bons muitas vezes não são melhores do que deveriam. Este Judas está indignado com o que Maria faz e afirma que ele se importa com os pobres, mas durante todo o tempo ele é ladrão. Sempre que um homem é muito rápido, condenando homens e mulheres graciosos, você pode ser rápido em condená-lo. Ele é um Judas normalmente.

Esta exposição consistia em leituras de João 8: 29-59 . Marcos 14: 1-9 . João 12: 1-7 .

Comentário de Spurgeon

João 12: 1-2 . Então Jesus, seis dias antes da Páscoa, chegou a Betânia, onde Lázaro estava morto, a quem ressuscitou dentre os mortos. Lá eles fizeram uma ceia, e Marta serviu; mas Lázaro era um deles que estava sentado à mesa com ele.

Marta serviu: ela não desistiu disso. Ela era uma dona de casa maravilhosa e fazia bem em manter sua ocupação. Lázaro estava morto e ressuscitou. Mas ele não era o centro de interesse: “Aquele que o criou estava lá”.

João 12: 3-7 . Então tomou Maria uma libra de unguento de nardo, muito dispendiosa, ungiu os pés de Jesus e enxugou os pés com os cabelos dela; e a casa ficou cheia com o odor da unguento. Então disse um de seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, que o trairia: Por que esse perfume não foi vendido por trezentos centavos e dado aos pobres? Disse isso, não que se importasse com os pobres; mas porque ele era um ladrão e tinha a sacola, e descobriu o que foi nela colocado. Então disse Jesus: Deixa-a em paz; contra o dia do meu sepultamento ela manteve isso.

Alguém ou outro sempre parecia se opor a Mary. Se Marta não fizer isso, Judas fará. Ser considerado culpado de excesso de amor a Cristo é uma criminalidade tão abençoada que eu gostaria que pudéssemos ser executados por isso. Era bom ser morto por esse crime. Foi disso que Cristo morreu. Ele foi considerado culpado de excesso de amor.

João 12: 8 . Para os pobres sempre tendes convosco; mas eu nem sempre tendes.

Não é todo dia que você pode fazer algo pessoal e distintamente pelo próprio Cristo e, portanto, sempre que a ocasião lhe servir, certifique-se de estar lá para aproveitar-se disso. É verdade que você pode servi-lo indiretamente ajudando seus pobres santos. Ainda assim, algo para ele – para ele mesmo – deve ser planejado com freqüência, pois Maria planejou esse serviço naquele dia.

Esta exposição consistia em leituras dos Salmos 63 .; Lucas 10: 38-42 ; e João 12: 1-8 .

Comentário de Spurgeon

João 12: 1 . Então Jesus, seis dias antes da Páscoa, chegou a Betânia, onde Lázaro estava morto, a quem ressuscitou dentre os mortos.

Os dias que Cristo passaria na Terra estavam ficando muito poucos, então ele fez outra visita ao lar de Betânia, onde sempre era tão bem-vindo, e mais do que nunca desde que ressuscitara Lázaro dentre os mortos.

João 12: 2-3 . Lá eles fizeram uma ceia para ele; e Marta serviu; mas Lázaro foi um deles que estava sentado à mesa com ele. Então tomou a Maria uma libra de unguento de nardo, muito cara, e ungiu os pés de Jesus, e enxugou os pés com os cabelos dela; e a casa estava cheia do odor da ungüento.

Todos os membros da família reunida estavam presentes, Marta ocupada como sempre com os deveres domésticos que lhe cabiam, Lázaro em estreita colaboração com o Mestre que lhe havia feito um milagre tão grande, e Maria em seu próprio maneira graciosa derramando a riqueza de sua afeição em homenagem ao Mestre.

João 12: 4-6 . Então disse um de seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, que o trairia: Por que esse perfume não foi vendido por trezentos centavos e dado aos pobres? Disse isso, não que se importasse com os pobres; mas porque ele era um ladrão, e tinha a bolsa, e deu à luz o que havia nela colocado.

A questão de Judas era muito indigna, mas o motivo que a motivou foi ainda pior. Pouco ele se importava com os pobres; mas se ele pudesse vender essa pomada muito cara de nardo, teria feito disso uma oportunidade de enriquecer a si mesmo.

João 12: 7-8 . Então disse Jesus: Deixa-a em paz; contra o dia do meu sepultamento ela manteve isso. Pois os pobres sempre tendes convosco; mas eu nem sempre tendes.

O próprio Cristo estava sempre cuidando dos pobres, para que ele não desencorajasse nenhum esforço em favor deles, mas, naquele momento, um de seus discípulos mais dedicados desejou prestar-lhe uma honra especial, e ele não deixou que ela fosse repreendida; mas, pelo contrário, ele apontou o profundo significado simbólico de sua ação amorosa.

João 12: 9 . Muita gente dos judeus, portanto, sabia que ele estava lá: e eles não vieram apenas por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.

A curiosidade deles era natural, pois poucos deles poderiam ter visto alguém que havia ressuscitado dentre os mortos. É bom quando uma alma salva, que foi ressuscitada espiritualmente dentre os mortos, se torna um centro de atração junto com o Senhor, que realizou um milagre de misericórdia sobre ele.

João 12: 10-11 . Mas os principais sacerdotes consultaram que eles poderiam matar Lázaro também; Porque isso por causa dele muitos dos judeus foram embora e creram em Jesus.

Eles teriam cometido um duplo assassinato, se isso fosse possível, e matariam Jesus e Lázaro, que eram uma testemunha viva do poder maravilhoso de trabalhar com Cristo que eles não receberiam como o prometido Messias. Quando os homens odeiam a Cristo, eles também odeiam aqueles a quem ele abençoou e farão todo o possível para silenciar seu testemunho.

João 12: 12-13 . No dia seguinte, muitas pessoas que vieram para a festa, quando ouviram que Jesus estava vindo para Jerusalém, pegaram galhos de palmeiras e saíram ao seu encontro, e clamaram: Hosana: Bendito seja o rei de Israel que vem em o nome do Senhor.

É significativo que João seja o único dos quatro evangelistas que menciona as folhas de palmeira que foram carregadas pelo povo nesta procissão triunfal em honra de Cristo, e foi para João que a visão foi dada da “grande multidão, que ninguém poderia contar, de todas as nações, e tribos, e povos e línguas ”, que“ estavam diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos com roupas brancas e palmas nas mãos, e clamavam em alta voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono e no Cordeiro. ”

João 12: 14-16 . E Jesus, quando encontrou um jovem jumento, sentou-se sobre ele; como está escrito: Não temas, filha de Sião; eis que teu rei vem, assentado no jumento de jumento. Essas coisas não entenderam inicialmente seus discípulos: mas quando Jesus foi glorificado, lembrou-se deles de que estas coisas lhe haviam sido escritas e de que haviam feito essas coisas a ele.

É estranho que os próprios discípulos de Cristo não se lembrassem dessa profecia clara, quando ela era tão literalmente cumprida; contudo, antes de condená-los, lembremos o quão “lentos de coração” também fomos “em acreditar em tudo o que os profetas têm. falado.”

João 12:17 . O povo, portanto, estava com ele quando ele chamou Lázaro de seu túmulo, e o ressuscitou dentre os mortos, registro nu.

Eles não puderam deixar de testemunhar a seu favor depois de vê-lo realizar um milagre notável como ressuscitar Lázaro dos mortos.

João 12: 18-19 . Por essa causa, o povo também o conheceu, pois ouviram que ele havia feito esse milagre. Os fariseus disseram, portanto, entre si: Percebereis como nada prevaleces? Eis que o mundo se foi depois dele.

Quando viram nosso Senhor cavalgando em estado pelas ruas, e as pessoas agitando galhos de palmeiras e gritando em sua homenagem, disseram: “O mundo se foi depois dele”. Isso foi apenas parcialmente verdadeiro e por um tempo muito curto; mas chegará o dia em que o mundo inteiro irá atrás dele; as atrações divinas de Cristo serão sentidas por toda a terra, e todos os fariseus do mundo não serão capazes de impedir que as pessoas o sigam; e-

“Venha o que acontecer Para ficar no caminho Nesse dia o mundo verá.”

João 12: 20-21 . E havia alguns gregos entre eles que vieram adorar na festa: O mesmo aconteceu com Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e o desejou, dizendo: Senhor, veríamos Jesus.

Eles eram prosélitos, que haviam aprendido a adorar a Jeová. Algo mais do que mera curiosidade deve tê-los motivado a querer ver Jesus. Tendo ouvido falar sobre ele ressuscitar os mortos, eles tinham um desejo, e um desejo muito apropriado, de conhecê-lo mais; portanto, pediram que lhe fossem apresentados por alguém que, embora não fosse grego, tivesse um nome grego, e quem portanto, serviram como uma espécie de ponte para esses gregos alcançarem o Salvador.

João 12: 22-23 . Filipe vem e diz a André; e novamente André e Filipe dizem a Jesus. E Jesus lhes respondeu, dizendo: Chegou a hora de o Filho do homem ser glorificado.

A paixão e a morte de Cristo estavam chegando muito perto quando esses gentios chegaram até ele, e ele viu, naquela companhia de gregos, a vanguarda daquele grande exército que ainda lhe chegaria de todas as nações que estão sob o céu. Na perspectiva dessa grande reunião, ele olhou além da vergonha e do sofrimento iminentes e falou até da hora de sua morte como o momento em que deveria ser glorificado.

João 12:24 . Em verdade, em verdade vos digo. A não ser que um grão de trigo caia no solo e morra, ele permanece só; mas, se morrer, produz muito fruto.

Este foi o caminho de Cristo para a glória, e deve ser o nosso caminho para a glória também. O grão de trigo deve cair no chão e morrer, caso contrário não pode dar frutos. Assim também deve ser com você e comigo, e na proporção em que aprendermos a morrer, viveremos para a glória de Deus.

João 12:25 . Quem ama a sua vida a perderá.

Se você se manter sozinho, se perderá.

João 12:25 . E aquele que odeia sua vida neste mundo a manterá eternamente.

Irmãos e irmãs em Cristo, se realmente queremos glorificar a Cristo na terra, devemos estar dispostos a perder nossa reputação, nosso bom nome, nosso conforto e, de fato, tudo o que temos, pelo amor de Cristo. Esta é a única maneira de viver verdadeiramente. Se, por seu próprio bem, você começar a esconder algo de Cristo, esse é o caminho para morrer. Você seria então como o grão de trigo que é colocado e preservado e que, portanto, nunca pode crescer ou se multiplicar. Renda-se; estar disposto a ser nada; esteja disposto a morrer se apenas a verdade viver. Não se preocupe com honra e glória por si mesmo; preocupe-se apenas com a honra e a glória do seu Mestre. Aprenda o significado do paradoxo do mestre. Ao se enterrar, você se multiplicará. Quando você é deixado de vista, como um grão de trigo que é semeado no chão, você tem sua única oportunidade de crescer e aumentar; espigas de milho pesadamente carregadas brotarão do grão que foi enterrado na terra.

João 12: 26-28 . Se alguém me servir, siga-me; e onde eu estiver, também estará meu servo: se alguém me servir, ele honra meu pai. Agora minha alma está perturbada; e o que devo dizer? Pai, salva-me desta hora; mas por esta causa vim até esta hora. Pai, glorifique o seu nome.

No versículo 27, nosso Salvador se perguntou: “O que devo dizer?” aqui ele dá sua própria resposta: “Pai, glorifique o seu nome”. Quando você não sabe pelo que orar, sempre pode orar com segurança: “Pai, glorifique o seu nome”. Enquanto você fica onde as encruzilhadas se encontram e pergunta: “Qual caminho devo escolher?” ore: “Pai, glorifique o seu nome”. Esse incidente parece um ensaio da paixão de Cristo. Aqui vemos o medo natural da morte que veio à mente do Salvador, porque ele era realmente e verdadeiramente homem. Se suas dores não tivessem sido reais, mas tivessem sido agradáveis ??e agradáveis ??para ele, não haveria sacrifício próprio em seu sofrimento; mas o fato de lançarem sobre seu espírito a sombra escura da morte só prova para nós que dores agudas elas eram; mas, em vez de pedir um meio de escapar deles, ele se rendeu a eles, entregou-se como vítima voluntária com esta oração nos lábios: “Pai, glorifique o seu nome”. E agora veja o que aconteceu.

João 12: 28-29 . Então veio uma voz do céu, dizendo: Eu a glorifiquei e a glorificarei novamente. O povo, pois, que estava ali, e ouviu, disse que trovejava; outros diziam: Um anjo falou a ele.

Essa foi uma das três ocasiões em que o testemunho foi prestado abertamente a Cristo por seu Pai; primeiro no batismo, depois na transfiguração, e agora aqui no ensaio do seu grande sacrifício. Aprendemos, a partir dessa narrativa, que a voz de Deus não é entendida por todos. Alguns dos que estavam ao lado disseram que trovejou, e outros disseram que um anjo falou com ele. É necessário que você seja filho de Deus para conhecer a voz de seu pai. Embora Deus esteja falando, neste momento, nos tons mais claros, ninguém reconhecerá sua voz ou entenderá suas palavras, mas aqueles que são ensinados por seu Espírito Santo.

João 12: 30-31 . Jesus respondeu e disse: Esta voz não veio por minha causa, mas por sua causa. Agora é o julgamento deste mundo; agora o príncipe deste mundo será expulso.

Veja como o olho da fé lê as coisas de maneira diferente do olho do sentido. Você e eu teríamos dito: “Agora Cristo está chegando ao seu ponto mais baixo. Agora, seu nome deve ser expulso entre os homens, e sua causa, esmagada como resultado de sua morte. ” Mas Cristo lê os sinais dos tempos de maneira muito diferente. “Agora”, diz ele, “na hora da minha vergonha, sofrimento e morte, é o julgamento deste mundo: agora será expulso o príncipe deste mundo”. Foi somente através da conquista de Cristo, aparentemente, que Satanás poderia ser realmente vencido, e muitas vezes não há meio de vitória para um santo, exceto através da derrota. Quando o eu é morto, então realmente vivemos.

João 12: 32-33 . E eu, se for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim. Isso ele disse, significando que morte ele deveria morrer.

Os fariseus disseram: “O mundo se foi depois dele;” mas Jesus diz: “Não, não enquanto eu estiver andando em estado pelas ruas de Jerusalém; mas quando eu for levantado e pendurado na cruz, será realmente verdade: ‘Se eu for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim’. ”O Cristo crucificado do Calvário é o imã poderoso isto é, atrair multidões de pecadores trêmulos, duvidosos e arruinados, que pela graça serão atraídos a ele e encontrarão nele a vida eterna.

João 12: 34-35 . O povo respondeu: Ouvimos da lei que Cristo permanece para sempre; e como dizes: O Filho do homem deve ser levantado? quem é esse filho do homem? Disse-lhes Jesus: Ainda um pouco de tempo está a luz convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não caiam sobre vós; porque quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

Que triste condição estar, não saber para onde você está indo! Não existem alguns de vocês, com quem estou me dirigindo agora, que não sabem para onde estão indo? No entanto, se você se der ao trabalho de procurar, poderá saber facilmente que, enquanto continuar nos caminhos do pecado, estará descendo para as câmaras da morte. Oh, que o Espírito Santo de Deus lhe dê luz suficiente para permitir que você veja para onde está indo! Você certamente não quer dar “um salto no escuro”. Oh, para que você tenha a graça de se desviar do caminho descendente e buscar o caminho do céu!

João 12: 36-41 . Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Essas coisas falaram a Jesus, e partiram e se esconderam delas. Mas, apesar de ter feito tantos milagres diante deles, eles não creram nele: para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que ele falou, Senhor, que creu em nosso relato? e a quem foi revelado o braço do Senhor? Portanto, não puderam crer, porque Esaias disse outra vez: Ele cegou os olhos e endureceu o coração; para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Essas coisas disseram Esaias, quando ele viu sua glória, e falou dele.

Você conhece o maravilhoso sexto capítulo da profecia de Isaías e sabe como ele falou maravilhosamente sobre a glória de Cristo; mas que coisa terrível é que mesmo Cristo deveria ser levado aos olhos dos homens cegos, para tirar a luz deles porque eles se mostraram indignos disso! Que esse nunca seja o caso de nenhum de nós; mas enquanto podemos ver, vamos ver; e que Deus nos dê mais luz!

João 12: 42-43 . No entanto, entre os principais governantes também muitos creram nele; mas, por causa dos fariseus, eles não o confessaram, para que não fossem expulsos da sinagoga: Porque eles amavam mais o louvor dos homens do que o louvor de Deus.

Que coisa vergonhosa que foi! Ainda assim, você descobrirá que existem muitas pessoas que, apesar de acreditarem na verdade, não ousam possuí-la, mas devem se esconder na obscuridade até que os tempos se tornem mais fáceis. No entanto, a morte de Cristo buscou muitos que haviam sido seus discípulos em segredo. José de Arimatéia e Nicodemos não pôde mais ficar em segundo plano e, sem dúvida, os pensamentos de muitos outros corações foram então revelados.

Comentário de John Wesley

Seis dias antes da Páscoa – Nomeadamente, no sábado: aquilo que os judeus chamavam de “O Grande Sábado”. Esta semana inteira era antigamente denominada “A grande e santa semana”. Jesus veio – de Efraim, João 11:54 .

Referências Cruzadas

Mateus 21:17 – E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite.

Marcos 11:11 – Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.

Lucas 24:50 – Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou.

João 11:1 – Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente.

João 11:44 – O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”.

João 11:55 – Ao se aproximar a Páscoa judaica, muitos foram daquela região para Jerusalém a fim de participarem das purificações cerimoniais antes da Páscoa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *