Estudo de Josue 22:19 – Comentado e Explicado

Se julgais que a terra de vossa herança é impura, passai para a terra que é a propriedade do Senhor, onde se acha sua morada, e instalai-vos no meio de nós; mas não vos revolteis contra o Senhor, nem contra nós, construindo outro altar além do altar do Senhor, nosso Deus.
Josue 22:19

Comentário de Albert Barnes

Imundo – isto é, profano porque o santuário não estava nele, mas do outro lado do Jordão.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. Não obstante, se a terra de sua possessão for impura Isso justifica totalmente a piedade, o desinteresse e as intenções benevolentes de Finéias: ele mesmo procura alguma pretensão plausível para o passo contra o qual investe. Ele supõe que os israelitas do outro lado do rio possam ter pensado que suas terras seriam contaminadas; que não seria uma terra santa, consagrada a Deus e sob sua proteção, a menos que houvesse ali algum sinal de sua presença, algum edifício sagrado, que pudesse significar publicamente que o Senhor era o Deus deles. E nesta suposição de caridade, ele os aborda assim: “Você não criou este altar, pensando que o país em que você mora seria uma terra impura e profana, a menos que este monumento fornecesse a presença do tabernáculo e altar do Senhor? em Shiloh, da qual o Jordão o separa? Se for esse o caso, volte, repasse o rio e participe conosco de nossas posses. Preferimos nos colocar em apuros, recebendo você entre nós, do que ver você se desviar para cisma e revolta contra Deus “.

Nota; (1) Muitas vezes, uma carga pesada é trazida, onde há a mais pura inocência; e isso mesmo por aqueles que têm zelo por Deus. (2.) Aqueles que sofreram pecados temem os pensamentos de renovar suas provocações. (3) Aqueles que desejam recuperar seus irmãos do cisma, devem mostrar caridade para com eles, e disposição para ceder tudo o que puderem legalmente a uma consciência terna, para que, por violência não cristã, o aluguel seja agravado.

Comentário de Adam Clarke

be unclean – The generous mind of Phinehas led him to form this excuse for them. Se a terra de suas posses for imunda – A mente generosa de Finéias o levou a formar essa desculpa para eles. Se você supõe que esta terra é impura, como não tendo sido originalmente incluída na aliança, e pensa que não pode esperar a bênção de Deus a menos que tenha um altar, sacrifícios etc., então passa para a terra da posse do Senhor, onde habita o tabernáculo do Senhor, o único lugar legítimo onde sacrifícios e ofertas podem ser feitos. Dividiremos esta terra com você, e nos endireitaremos mais do que você deve se conceber sob a necessidade de erguer um novo altar além do altar do Senhor nosso Deus.

Comentário de John Wesley

Não obstante, se a terra de sua possessão for imunda, então passareis para a terra da possessão do SENHOR, onde habita o tabernáculo do SENHOR, e toma posse entre nós; mas não se rebelem contra o SENHOR, nem se rebelem contra nós, em edificando-te um altar ao lado do altar do SENHOR nosso Deus.

Seja imundo – Se você entender que é assim por falta do tabernáculo e altar ali; como as seguintes palavras sugerem: se você agora se arrepende de sua escolha anterior em preferir as mercadorias mundanas daquele país antes da vantagem da presença de Deus e das oportunidades mais freqüentes de seu serviço.

Entre nós – Nós prontamente renunciaremos a parte de nossas posses para você para a prevenção deste pecado e dano.

Contra nós – Pois todas as tribos foram unidas em um corpo político, e formaram uma comunidade e uma igreja; e cada tribo estava sujeita às leis e mandamentos de toda a sociedade e do seu principal governante ou governantes; portanto, sua desobediência aos seus justos mandamentos foi adequadamente rebelião contra eles.

Comentário de Joseph Benson

Josué 22:19 . Se a terra de sua possessão for imunda – Se você entender que é assim, e que Deus não é considerado por Deus como falta do tabernáculo e altar ali, mas é como terras pagãs; se agora você se arrepende de sua escolha anterior em preferir as mercadorias mundanas daquele país antes da vantagem da presença de Deus e das oportunidades mais freqüentes de seu serviço; passe adiante e tome posse entre nós – Nós prontamente renunciaremos a parte de nossas posses para você para a prevenção deste pecado e malícia. Assim, Finéias manifesta sua piedade, desinteresse e intenções benevolentes: “ele mesmo”, como observa o Dr. Dodd, “procura ele mesmo alguma pretensão plausível do passo contra o qual investe. Ele supõe que os israelitas do outro lado do rio possam ter pensado que sua terra seria contaminada, que não seria uma terra santa, consagrada a Deus e sob sua proteção, a menos que vissem algum sinal de sua presença, algum edifício sagrado, que pode significar publicamente que o Senhor era o Deus deles ”. Não se rebelem contra o Senhor, nem contra nós – pois todas as tribos se uniram em um corpo político e formaram uma comunidade e uma igreja; e cada tribo estava sujeita às leis e mandamentos de toda a sociedade e do seu principal governante ou governantes; portanto, sua desobediência aos seus justos mandamentos foi adequadamente rebelião contra eles. As tribos parecem aqui possuírem um maravilhoso zelo por Deus e pelo bem comum, na medida em que desejavam e desejavam se endireitar e abrir mão de sua própria terra a seus irmãos do que vê-los se desviar para cisma e revolta contra Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

tabernáculo. Habitação. Mishkan hebraico. App-40.

Referências Cruzadas

Exodo 15:17 – Tu o farás entrar e o plantarás no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.

Levítico 17:8 – “Diga-lhes: Todo israelita ou estrangeiro residente que oferecer holocausto ou sacrifício,

Levítico 18:25 – Até a terra ficou contaminada; e eu castiguei a sua iniqüidade, e a terra vomitou os seus habitantes.

Deuteronômio 12:5 – Mas procurarão o local que o Senhor, o seu Deus, escolher dentre todas as tribos para ali pôr o seu nome para sua habitação. Para lá vocês deverão ir

Josué 18:1 – Toda a comunidade dos israelitas reuniu-se em Siló e ali armou a Tenda do Encontro. A terra foi dominada por eles;

2 Crônicas 11:13 – Os sacerdotes e os levitas de todos os distritos de Israel o apoiaram.

2 Crônicas 11:16 – De todas as tribos de Israel aqueles que estavam realmente dispostos a buscar o Senhor, o Deus de Israel, seguiram os levitas até Jerusalém para oferecerem sacrifícios ao Senhor, ao Deus dos seus antepassados.

Amós 7:17 – “Mas, o SENHOR lhe diz: “ ‘Sua mulher se tornará uma prostituta na cidade, e os seus filhos e as suas filhas morrerão à espada. Suas terras serão loteadas, e você mesmo morrerá numa terra pagãa. E Israel certamente irá para o exílio, para longe da sua terra natal’ ”.

Atos dos Apóstolos 10:14 – Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo! “

Atos dos Apóstolos 11:8 – “Eu respondi: De modo nenhum, Senhor! Nunca entrou em minha boca algo impuro ou imundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *