Estudo de Êxodo 15:17 – Comentado e Explicado

Conduzi-lo-eis e o plantareis na montanha que vos pertence, no lugar que preparastes para vossa habitação, Senhor, no santuário, Senhor, que vossas mãos fundaram.
Êxodo 15:17

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 15:17 . E plante-os no monte da sua herança, etc. – Como este versículo, sem dúvida, se refere a Jerusalém e ao monte Sião, é razoável pensar que a santa habitação, Êxodo 15:13, se refere à mesma. A frase plantio expressa seu estabelecimento fixo: e a mesma idéia é usada nos Salmos 44: 2 . Este versículo pode ser proposto: Tu os introduzes e os plantas no monte da tua herança; no lugar, ó Jeová! preparado para ti habitar; no santuário, ó Deus! que tuas mãos preparam.

Comentário de Adam Clarke

Tu os introduzirás – Somente por tua força e misericórdia, eles obterão a herança prometida.

E plante-os – Dê-lhes uma habitação fixa em Canaã, depois de sua vida instável e errante no deserto.

Na montanha – Significado Canaã, que era um país muito montanhoso, Deuteronômio 11:11 ; ou provavelmente o monte Sião, sobre o qual o templo foi construído. Onde a adoração pura de Deus foi estabelecida, ali as pessoas poderiam esperar descanso e segurança. Onde quer que a pureza da religião seja estabelecida e preservada, e o alto e o baixo tentem regular suas vidas de acordo com seus preceitos, é provável que o governo desse país seja permanente.

Comentário de John Wesley

Tu os introduzirás e os plantarás no monte da tua herança, no lugar, ó Senhor, que fizeste para ti habitar, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.

Tu os trarás – Se ele assim os tirar do Egito, ele os trará a Canaã; pois ele começou e não acabará? Tu os plantarás no lugar em que te fizeste habitar. É uma boa morada onde Deus habita, em sua igreja na terra e em sua igreja no céu.

Nas montanhas – no país montanhoso de Canaã: o santuário que as tuas mãos estabeleceram – certamente estabelecerá como se já tivesse sido feito.

Comentário de John Calvin

17. Você os introduzirá. A metáfora do plantio denota uma habitação firme; como também nos Salmos 44: 2 , “expulsaste os gentios com a mão e plantou” nossos pais, e os fez enraizar-se. Além disso, por sua alusão elogiosa ao templo, Moisés excita no coração do povo um desejo pela terra, que seria o “Santuário” de Deus; e por esse pensamento secreto os atrai, indiferentes como eram, a buscar o desfrute dessa grande bênção. Ele também profetiza sobre o monte Sion muitas eras antes de o templo ser erguido lá; de onde concluímos que não foi escolhido pela vontade do homem, mas consagrado pelo eterno conselho e predestinação de Deus. Pois convém que o favor gratuito de Deus se manifeste tanto neste lugar quanto nas pessoas dos homens. Assim, nos Salmos 78:67 , é dito:

“Ele recusou o tabernáculo de José e não escolheu a tribo de Efraim; mas escolheu o de Judá “etc.

Em outros lugares também ( Salmos 132: 13 ,)

“Porque o Senhor escolheu Sião; ele o desejou para a sua habitação; este é o meu descanso para sempre; aqui vou morar, porque eu o desejei. ”

Mas a estabilidade do templo também é predita; como em outra passagem, (167) “Tua mão fundou Sião.” ( Salmos 87: 1. ) E o próprio Deus declara por Isaías que não permitirá que Jerusalém seja assolada ( Isaías 37:26 ), por causa dos tempos antigos que a havia formado. Porém, embora toda a terra de Canaã seja chamada de descanso de Deus, e o povo nunca tenha sido reunido em uma cidade, ainda, porque Deus abençoou toda a nação e desembarcou em Seu santuário, portanto, é feita uma menção especial ao Seu santo monte. Mas essa profecia foi muito necessária para o sustento de suas mentes, porque Jerusalém só entrou em seu poder em um período tardio; e sem dúvida sua posteridade teria sido ainda mais lenta para se apossar dela, se seus corações não tivessem sido estimulados por essa promessa. Uma breve frase segue a respeito do reino eterno de Deus, sobre o qual se baseia a perpetuidade da Igreja. Assim, Davi ( Salmos 102: 27 ), depois de dizer que Deus sempre seria o mesmo, e Seus anos não teriam fim, conclui assim: “Os filhos de teus servos continuarão, e suas ações serão estabelecidas diante de ti. . ” ( Salmos 102: 28. ) Moisés, então, estenderia a esperança do povo a todas as épocas, por causa do reino de Deus não há fim.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 15:17 . Tu os trarás – Se ele assim os tirar do Egito, ele os trará a Canaã; pois ele começou e não acabará? Tu os plantarás no lugar feito para ti habitar – É boa morada onde Deus habita, em sua igreja na terra e em sua igreja no céu. Nas montanhas – O país montanhoso de Canaã. O santuário que tuas mãos estabeleceram – Certamente estabelecerá como se já tivesse sido feito.

Referências Cruzadas

Salmos 44:2 – Com a tua própria mão expulsaste as nações para estabelecer os nossos antepassados; arruinaste povos e fizeste prosperar os nossos antepassados.

Salmos 78:54 – Assim os trouxe à fronteira da sua terra santa, aos montes que a sua mão direita conquistou.

Salmos 78:54 – Assim os trouxe à fronteira da sua terra santa, aos montes que a sua mão direita conquistou.

Salmos 78:68 – ao contrário, escolheu a tribo de Judá e o monte Sião, o qual amou.

Salmos 80:8 – Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste.

Isaías 5:1 – Cantarei para o meu amigo o seu cântico a respeito de sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha na encosta de uma fértil colina.

Jeremias 2:21 – Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?

Jeremias 31:23 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: “Quando eu os trouxer de volta do cativeiro, o povo de Judá e de suas cidades dirá novamente: ‘O Senhor a abençoe, ó morada justa, ó monte sagrado’.

Jeremias 32:41 – Terei alegria em fazer-lhes o bem, e os plantarei firmemente nesta terra de todo o meu coração e de toda a minha alma. Sim, é o que farei.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *