Estudo de Lucas 1:67 – Comentado e Explicado

Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:
Lucas 1:67

Comentário de Albert Barnes

Cheio do Espírito Santo – Ver Lucas 1:15 .

E profetizou – A palavra “profetizar” significa:

1.Prever eventos futuros.

2. Celebrar os louvores a Deus (ver 1 Samuel 10: 5-6 ; 1 Reis 18:29 ); então, para,

3. Ensine ou pregue o evangelho, etc. Veja as notas em Romanos 12: 6 .

Esta canção de Zacarias participa de todos. É empregado principalmente nos louvores a Deus, mas também prediz o caráter futuro e a pregação de João.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 1:67 . E Zacarias estava cheio do Espírito Santo – Foi dotado de uma medida mais do que comum do Espírito de Deus, iluminando sobrenaturalmente sua mente no conhecimento das coisas divinas: e até de eventos futuros. Deus não apenas perdoou sua incredulidade e desconfiança, o que significou dispensá-lo do castigo, mas, como um exemplo de sua abundante graça e misericórdia para com os crentes, ele o encheu do Espírito de sabedoria e revelação, para que pudesse fale com seu louvor e com a instrução e edificação da humanidade dessa e de todas as idades e nações futuras. E ele profetizou – Das coisas imediatamente a seguir, que provaram o cumprimento das promessas de Deus feitas a Abraão, e aos outros patriarcas e profetas, a respeito da redenção e salvação do povo de Deus pelo Messias. Por profetizar, às vezes não se entende mais nas Escrituras do que celebrar os louvores a Deus com grande elevação e afeição da alma, como 1 Crônicas 25: 1 , onde diz-se que Asafe e Jeduthun profetizam com a harpa e o prato, que, Lucas 1 : 3 , é explicado pelo louvor e graças a Deus. Mas, como se diz Zacarias, nessa ocasião, proferiu predições sobre o reino e a salvação do Messias, e o ofício e ministério de seu próprio filho, o senso comum da palavra profecia pode ser aqui admitido com muita propriedade.

Comentário de John Calvin

67. Zacarias estava cheio do Espírito Santo . Ultimamente, explicamos esta frase como significando que os servos de Deus receberam mais abundantemente a graça do Espírito, dos quais, em outros momentos, eles não eram destituídos. Assim, lemos que o Espírito foi dado aos profetas: não que em outras ocasiões eles o desejassem, mas que o poder do Espírito fosse exercido mais plenamente neles, quando a mão de Deus, por assim dizer, os trouxe a público vista, para o desempenho do seu cargo. Devemos observar, portanto, a maneira pela qual Lucas conecta as duas cláusulas: ele foi cheio do Espírito Santo e profetizou. Isso implica que a inspiração divina, naquele tempo, repousava sobre ele em uma medida extraordinária, em conseqüência da qual ele fez. não falava como homem ou pessoa em particular, mas tudo o que ele proferiu foi instrução celestial. Assim também Paulo conecta profecia com o Espírito.

“Não extingais o Espírito: não desprezeis profecias”
( 1 Tessalonicenses 5:19 .)

que nos ensina que desprezar a instrução é “apagar” a luz do “Espírito”. Este foi um exemplo notável da bondade de Deus, que Zacarias não apenas recuperou o poder da fala, que ele não desfrutou por nove meses, mas sua língua se tornou o órgão do Espírito Santo.

Comentário de Adam Clarke

Zacharias – prophesied – The word prophesy is to be taken here in its proper acceptation, for the predicting or foretelling future events.

Zacharias speaks, not only of what God had already done, but also of what he was about to do, in order to save a lost world.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 1:67 . Zacarias profetizou. Alguns imaginam que, pela profecia de Zacarias, São Lucas significa apenas que ele celebrou os louvores a Deus com grande elevação e afeição de alma. E deve-se reconhecer que a palavra tem esse sentido em outras passagens das Escrituras, particularmente 1 Crônicas 25: 1, onde diz-se que Asafe e Jeduthun profetizam com a harpa e o prato, o que é explicado em Lucas 1: 3 pelo louvor e adoração. graças a Deus. Contudo, como se diz nesta ocasião que Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou uma profecia a respeito de seu filho, o sentido comum da palavra pode muito bem ser admitido aqui.

Comentário de John Wesley

E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:

E Zacarias profetizou – Das coisas imediatamente a seguir. Mas é observável, ele fala de Cristo principalmente; de João, por assim dizer, incidentalmente.

Referências Cruzadas

Números 11:25 – O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.

2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua.

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

Lucas 1:15 – pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.

Lucas 1:41 – Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

2 Pedro 1:21 – pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *