Estudo de Lucas 11:27 – Comentado e Explicado

Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!
Lucas 11:27

Comentário de Albert Barnes

Uma certa mulher – Uma da multidão.

Bem-aventurado o ventre … – Ela pensou que a “mãe” de uma pessoa assim deveria ser especialmente feliz em ter um filho assim.

Sim, bastante abençoado … – Jesus admite que ela era feliz – que era uma honra ser sua mãe, mas ele diz que a principal felicidade, a maior honra, era obedecer à palavra de Deus. Comparado com isso, todas as distinções e honras terrenas são como nada. A maior dignidade do homem está em guardar os santos mandamentos de Deus e em estar preparado para o céu. Veja as notas em Lucas 10:20 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 11: 27-28 . Quando ele falou essas coisas, uma certa mulher, etc. – Enquanto Jesus assim raciocinava, na refutação dos fariseus, uma mulher da companhia, arrebatada com sua sabedoria, e talvez acreditando que ele era o Messias há muito esperado, expressou sua admiração por seu caráter em uma exclamação à felicidade da mulher. quem teve a honra de lhe dar à luz; um pensamento muito natural para uma mulher. Mas ele disse: Sim, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a mantêm – como se ele tivesse dito: A bênção que você tanto preza e que só pode ser desfrutada por uma mulher, por maior que seja, está longe. inferior a uma bem-aventurança que está no poder de cada um, a saber, aquilo que surge do conhecimento e prática da vontade de Deus. Se nem ela que me deu conta não tivesse prestado atenção a ela, teria perdido toda a sua benção.

Comentário de E.W. Bullinger

como Ele falou = (em grego. en. App-104.) Sua fala.

empresa = multidão.

Abençoado = Feliz.

chupou = chupou .

Comentário de John Calvin

11:27 . Bem-aventurado o ventre. Por esse elogio, a mulher pretendia magnificar a excelência de Cristo; pois ela não tinha referência a Maria, (154) a quem talvez nunca tivesse visto. E, no entanto, tende em alto grau a ilustrar a glória de Cristo, que ela pronuncia o útero que o levou a ser nobre e abençoado. A bênção também não era inapropriada, mas em estrita conformidade com o modo das Escrituras; pois sabemos que a prole, e particularmente quando dotada de virtudes distintas, é declarada um presente notável de Deus, preferível a todos os outros. Não se pode negar que Deus conferiu a mais alta honra a Maria, escolhendo e designando-a para ser a mãe de seu Filho. E, no entanto, a resposta de Cristo está tão longe de concordar com essa voz feminina, que contém uma reprovação indireta.

Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus. Vemos que Cristo trata quase como indiferença o ponto em que a mulher havia estabelecido um alto valor. E, sem dúvida, o que ela supunha ser a maior honra de Maria era muito inferior aos outros favores que recebera; pois era de importância muito maior ser regenerado pelo Espírito de Deus do que conceber Cristo, de acordo com a carne, em seu ventre; ter Cristo vivendo espiritualmente dentro dela do que amamentá-lo com os seios. Em uma palavra, a maior felicidade e glória da santa Virgem consistia em ela ser membro de seu Filho, de modo que o Pai celestial a considerava no número de novas criaturas.

Na minha opinião, porém, foi por outro motivo, e com vista a outro objetivo, que Cristo agora corrigia o ditado da mulher. Foi porque os homens são geralmente responsáveis ??por negligenciar até mesmo os dons de Deus, sobre os quais olham com espanto, e prestam os mais altos louvores. Essa mulher, ao aplaudir a Cristo, deixou de lado o que era da mais alta consequência: que nele a salvação é exibida a todos; e, portanto, foi um elogio fraco, que não mencionou sua graça e poder, que é estendida a todos. Cristo justamente reivindica para si mesmo outro tipo de louvor, não que somente sua mãe seja reconhecida como abençoada, mas que ele nos traz toda felicidade perfeita e eterna. Nunca fazemos uma estimativa justa da excelência de Cristo, até considerarmos para que propósito ele nos foi dado pelo Pai, e percebermos os benefícios que ele nos trouxe, para que nós, que somos miseráveis ??em nós mesmos, possamos nos tornar felizes. ele. Mas por que ele não diz nada sobre si mesmo e menciona apenas a palavra de Deus? É assim que ele nos abre todos os seus tesouros; pois sem a palavra ele não tem relação conosco, nem nós com ele. Comunicando-se a nós pela palavra, ele nos chama correta e corretamente para ouvir e guardar, para que pela fé ele possa se tornar nosso.

Agora vemos a diferença entre a resposta de Cristo e a recomendação da mulher; pois a bemaventurança que ela havia limitado a seus parentes é um favor que ele oferece gratuitamente a todos. Ele mostra que não devemos ter estima por ele, porque ele tem todos os tesouros da vida, bem-aventurança e glória escondidos nele ( Colossenses 2: 3 ), que ele dispensa pela palavra, para que possam ser comunicados. para aqueles que abraçam a palavra pela fé; pois a livre adoção de Deus por nós, que obtemos pela fé, é a chave do reino dos céus. A conexão entre as duas coisas também deve ser observada. Precisamos primeiro ouvir e depois manter; pois como a fé vem pela audição ( Romanos 10:17 ), é assim que a vida espiritual deve ser iniciada. Agora, como a simples audição é como um olhar transitório no espelho (155), como James diz, (1:23), ele também acrescenta, a manutenção da palavra, que significa a recepção eficaz dela, quando atinge suas raízes. profundamente em nossos corações e produz seus frutos. O ouvinte esquecido, cujos ouvidos apenas são atingidos pela doutrina externa, não ganha vantagem. Por outro lado, aqueles que se gabam de estar satisfeitos com a inspiração secreta e, por esse motivo, desconsideram a pregação externa, se fecham à vida celestial. Com o que o Filho de Deus se uniu, não separe os homens, com aspereza perversa , ( Mateus 19: 6 ). Os papistas descobrem incrível estupidez cantando, em homenagem a Maria, aquelas mesmas palavras pelas quais sua superstição é expressamente condenada, e quem, agradecendo, desapega as palavras da mulher e deixa de fora a correção. (156) Mas era apropriado que uma estupefação universal desse tipo viesse sobre aqueles que intencionalmente profanavam, a seu gosto, a sagrada palavra de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Uma certa mulher – levantou a voz e disse: – Era muito natural para uma mulher, provavelmente mãe, exclamar assim. Ela pensou que a felicidade da mulher que era mãe de um filho era realmente grande; mas nosso abençoado Senhor mostra a ela que mesmo a santa virgem não poderia ser beneficiada por ela ser apenas a mãe de sua natureza humana, e que eles eram felizes apenas por carregar Cristo em seus corações. A verdadeira felicidade é encontrada ao ouvir as boas novas da salvação por Cristo Jesus, mantendo-as em um coração santo e praticando-as em uma vida irrepreensível.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que, falando ele estas coisas, uma certa mulher da companhia levantou a voz e disse-lhe: Bem-aventurado o ventre que te nu, e os papas que você chupou.

Bem-aventurado o ventre que te nu, e os paps que você chupou! – Quão natural era o pensamento para uma mulher! E quão gentilmente nosso Senhor a repreende!

Referências Cruzadas

Lucas 1:28 – O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “

Lucas 1:42 – Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!

Lucas 1:48 – pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *