Estudo de Lucas 1:48 – Comentado e Explicado

porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
Lucas 1:48

Comentário de Albert Barnes

He hath regarded the low estate of his handmaid – Literally, he has looked upon the low or humble condition of his handmaid. That is, notwithstanding her humble rank and poverty, he has shown her favor. And this example abundantly teaches what is elsewhere fully taught in the Bible, that God is not a respecter of persons; that he is not influenced, in conferring favors, by wealth, honor, or office, Romans 2:11 ; Romans 10:11-12 . He seeks the humble and the contrite; he imparts his rich blessings to those who feel that they need them, and who will bless him for them, Psalm 138:6 ; Isaiah 57:15 .

From henceforth – Hereafter, or in consequence of this.

All generations – All people. All posterity.

Call me blessed – Pronounce me highly favored or happy in being the mother of the Messiah. It is therefore right to consider her as highly favored or happy; but this certainly does not warrant us to worship her or to pray to her. Abraham was blessed in being the father of the faithful; Paul in being the apostle to the Gentiles; Peter in first preaching the gospel to them; but who would think of worshipping or praying to Abraham, Paul, or Peter?

Comentário de E.W. Bullinger

considerado = olhou (grego. epiblepo. App-133.)

sobre (grego. epi. App-104.) Veja Tiago 2: 3 e compare 1 Samuel 1:11 . Salmos 33:14 ; Salmos 119: 132 (Septuaginta).

Comentário de John Calvin

48. Porque ele olhou. Ela explica a razão pela qual a alegria do seu coração foi fundada em Deus, que por graça gratuita ele a tinha olhado. Ao chamar a si mesma de baixo, ela renuncia a todo mérito e atribui à bondade imerecida de Deus todas as ocasiões de que se vangloriar. Pois tape???s?? , baixeza, aqui não indica – como homens ignorantes e sem instrução imaginaram tolamente – “submissão, modéstia ou qualidade da mente”, mas significa uma condição média e desprezível”. (48) O significado é: Eu era desconhecido e desprezado, mas isso não impediu que Deus se dignasse a lançar seus olhos sobre mim”. Mas se a baixeza de Maria é contrastada com a excelência – como o assunto em si e a palavra grega tornam abundantemente claro -, vemos como Maria não se faz nada e louva a Deus somente. E esse não era o grito alto de uma pretensa humildade, mas a afirmação clara e honesta dessa convicção que estava gravada em sua mente; pois ela não era de nenhuma importância aos olhos do mundo, e sua avaliação de si mesma não era mais do que isso.

Desde então, ela anuncia que essa bondade de Deus será mantida em lembrança por todas as gerações. Mas, se é tão notável, que deve ser proclamada em todos os lugares pelos lábios de todos os homens, o silêncio a respeito teria sido altamente impróprio em Maria. , a quem foi concedido. Agora observe que Maria faz sua felicidade consistir em nada mais, mas naquilo que ela reconhece ter sido concedido a Deus por Deus, e menciona como o dom de sua graça. Serei reconhecido como abençoado”, diz ela, por todas as idades”. Foi porque ela buscou esse elogio por seu próprio poder ou esforço? Pelo contrário, ela menciona apenas a obra de Deus. Portanto, vemos quão amplamente os papistas diferem dela, que a adornam ociosamente com seus dispositivos vazios, e consideram quase como nada os benefícios que ela recebeu de Deus. (49) Eles acumulam uma abundância de títulos magníficos e muito presunçosos, como Rainha do Céu, Estrela da Salvação, Porta da Vida, Doçura, Esperança e Salvação”. Mais ainda, a tal ponto de insolência e fúria foram apressados ??por Satanás, que lhe deram autoridade sobre Cristo; (50) pois esta é a bela canção deles: Suplicem o Pai, Ordene o Filho”. (51) Nenhum desses modos de expressão, é evidente, procedeu do Senhor. Todos são rejeitados pela santa virgem em uma única palavra, quando ela faz toda a sua glória consistir em atos da bondade divina. Se era seu dever louvar apenas o nome de Deus, que havia feito suas coisas maravilhosas, não há espaço para os títulos pretendidos, que vêm de outro quarto. Além disso, nada poderia ser mais desrespeitoso para ela do que roubar o Filho de Deus do que é seu, vesti-la com a pilhagem sacrílega.

Deixe os papistas agora irem e nos mostrarem como ferindo a mãe de Cristo, porque rejeitamos as falsidades dos homens e louvamos nela nada mais que a bondade de Deus. Não, o que é mais honroso para ela que concedemos, e esses adoradores absurdos recusam. (52) Nós a reconhecemos alegremente como nossa professora e obedecemos suas instruções e mandamentos. Certamente não há obscuridade no que ela diz aqui; mas os papistas jogam-na de lado, pisam-na como se estivessem sob os pés, e fazem o possível para destruir o crédito de suas declarações? (53) Lembremos que, ao louvar homens e anjos, há uma regra geral estabelecida, para exaltar neles a graça de Deus; como nada é digno de louvor que não procedeu dele.

Aquele que é poderoso me fez coisas maravilhosas. Ela nos informa que a razão pela qual Deus, neste caso, não empregou a assistência de outros, foi para tornar seu próprio poder mais ilustre. E aqui devemos lembrar o que ela disse anteriormente, que Deus a contemplara, embora ela fosse má e desprezível. Por conseguinte, esses louvores a Maria são absurdos e espúrios, que não exaltam completamente o poder e a livre graça de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Ele considerou – Pareceu favorável, etc., epeß?e?e? . Da maneira mais terna e compassiva, ele me visitou em minha humilhação, tirando as razões de sua conduta, não de qualquer excelência em mim, mas de sua própria bondade e amor eternos.

Todas as gerações me chamarão de abençoada – Esse era o caráter pelo qual ela desejava ser conhecida; viz. A virgem abençoada ou feliz. Que desonra fazem aqueles a esta santa mulher, que dá a ela nomes e personagens que sua alma pura abominaria; e que pertencem apropriadamente a Deus, seu Salvador! Pelos seus eleitores, ela é chamada de Rainha do Céu, Mãe de Deus, etc., títulos tanto absurdos quanto blasfemos.

Comentário de Thomas Coke

1:48 . Pois ele considerou ?peß?e?e? ; “ele olhou com um respeito distinto e uma condescendência maravilhosa. Embora eu seja uma pessoa na posição mais baixa, e não tenha a menor razão para esperar que algo extraordinário surja de mim; Deus, porém, colocou tal honra em minha condição, para me tornar o instrumento de trazer ao mundo o Messias, o desejo de todas as nações; pelo qual todas as gerações me considerarão particularmente feliz. ”

Referências Cruzadas

Gênesis 30:13 – Então Lia exclamou: “Como sou feliz! As mulheres dirão que sou feliz”. Por isso lhe deu o nome de Aser.

1 Samuel 1:11 – E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

1 Samuel 2:8 – Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. “Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.

2 Samuel 7:8 – “Agora, pois, diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel.

2 Samuel 7:18 – Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto?

Salmos 102:17 – Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará.

Salmos 113:7 – Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre,

Salmos 136:23 – Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados O seu amor dura para sempre!

Salmos 138:6 – Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.

Isaías 66:2 – Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? “, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.

Malaquias 3:12 – “Então todas as nações os chamarão felizes, porque a terra de vocês será maravilhosa”, diz o Senhor dos Exércitos.

Lucas 1:28 – O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “

Lucas 1:42 – Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!

Lucas 11:27 – Quando Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: “Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou”.

1 Coríntios 1:26 – Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *