Estudo de Marcos 15:22 – Comentado e Explicado

Conduziram Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar do crânio.
Marcos 15:22

Comentário de Joseph Benson

Marcos 15: 22-28 . Eles o trazem ao lugar Gólgota – Veja esses versículos elucidados nas notas de Mateus 27: 33-44 . Quando o crucificaram, eles separaram suas vestes – Marcos parece íntimo, que primeiro o pregaram na cruz, depois separaram suas vestimentas e depois ergueram a cruz. A palavra em inglês para crucificar, denota apropriadamente, para matar pela pregação na cruz; mas a palavra grega sta???? , aqui usada, significa não mais do que prender na cruz com pregos. Com rigor, não devemos dizer que um homem clamou depois que ele foi crucificado, mas depois que ele foi pregado na cruz. E era a terceira hora – ou nove horas da manhã, quando o levaram ao monte Calvário. John diz que era por volta da sexta hora, mesmo quando ele foi condenado a ser crucificado. “Mas, então, deve-se observar que os manuscritos gregos produzidos por Camerarius, Beza e R. Stephanus, leram em João, ?se? t??t? , cerca da terceira hora; que Nonnus parece ter lido isso, sua paráfrase seguindo assim, a terceira hora ainda não havia passado; que Theophylact afirma que deveria ser lido, e que, porque os outros três evangelistas dizem por unanimidade que a escuridão começou na sexta hora, que ainda não começou, até que nosso Senhor tenha pendurado na cruz por um tempo considerável; até depois que os soldados dividiram suas vestes, os judeus zombaram dele e fizeram com que ele desceu da cruz, e o discurso passou entre os dois ladrões entre si, e entre o ladrão arrependido e nosso Senhor. E, finalmente, o autor da Crônica Constantinopolitana diz expressamente que as cópias do exacter, e o manuscrito de São João, mantiveram até o tempo em Éfeso, leia ??a ?se? t??t? , cerca da terceira hora. Veja Jerônimo nos Salmos 77. E a mudança de ? , o terceiro, para ? , o sexto, é tão fácil, que isso pode ser razoavelmente possível nas cópias posteriores do evangelho de João; especialmente se considerarmos como Marcos é pontual na enumeração das horas, dizendo que era a terceira hora, e eles o crucificaram, ou começaram a levá-lo para ser crucificado; e, Marcos 15:33 , quando chegou a sexta hora, desde aquele momento houve trevas por toda a terra até a nona hora; e, Marcos 15:34 , na nona hora em que Jesus expirou. ” Whitby. E a escritura foi cumprida – Nomeadamente, Isaías 53:12 , e ele foi contado com os transgressores – O profeta falando assim com incrível clareza dos sofrimentos do Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

até. Grego. epi. App-104. Como em Marcos 15:46 . Não é a mesma palavra que nos versículos: Marcos 15:41 , Marcos 15:43 .

Gólgota. Veja nota em Mateus 27:33 .

Comentário de John Wesley

E eles o trazem ao lugar Gólgota, que é, sendo interpretado, O lugar de uma caveira.

Mateus 27:33 ; Lucas 23:33 ; João 19:17 24,25. São Marcos parece íntimo, que primeiro o pregaram na cruz, depois separaram suas vestes e depois ergueram a cruz.

Referências Cruzadas

Mateus 27:33 – Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira,

Lucas 23:27 – Um grande número de pessoas o seguia, inclusive mulheres que lamentavam e choravam por ele.

João 19:17 – Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira ( que em aramaico é chamado Gólgota ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *