Estudo de Marcos 16:1 – Comentado e Explicado

Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus.
Marcos 16:1

Comentário de Albert Barnes

Veja esta passagem explicada nas notas em Mateus 28: 1-8 .

Marcos 16: 1

Especiarias doces – “Aromáticos”. Substâncias utilizadas no embalsamamento. A idéia de doçura não está, no entanto, implícita no original. Muitas das substâncias usadas para o embalsamamento eram “amargas” – como, por exemplo, a mirra – e nenhuma delas, talvez, pudesse ser chamada de “doce”. A palavra “especiarias” expressa tudo o que existe no original.

Unja-o – envolva-o ou aplique essas especiarias em seu corpo para evitar que apodreça. Isso é prova de que eles não supuseram que ele ressuscitaria; e o fato de eles não “esperarem” que ele ressuscitasse, dá mais força às evidências de sua ressurreição.

Marcos 16: 4

Foi muito bom – Essas palavras pertencem ao terceiro versículo: “Quem nos fará rolar a pedra da porta do sepulcro?” pois, acrescenta o evangelista, foi muito bom.

Marcos 16: 5

Sentado no lado direito – Como eles entraram. O sepulcro era grande o suficiente para permitir que pessoas entrassem nele; não muito diferente, a esse respeito, de nossos cofres.

Marcos 16: 7

Diga a seus discípulos e Pedro – É notável que Pedro seja escolhido para uma observação especial. Foi uma prova da bondade e misericórdia do Senhor Jesus. Pedro, pouco antes da morte de Jesus, o havia negado. Ele trouxera desonra à sua profissão de apego a ele. Teria sido correto se o Senhor Jesus o expulsasse daquele momento e não o notasse mais. Mas ele ainda o amava. Tendo o amado uma vez, ele amou até o fim, João 13: 1 . Como prova de que ele o perdoava e ainda o amava, ele enviou a ele essa mensagem “especial” – a garantia de que, embora ele o tivesse negado, e tivesse feito muito para agravar seus sofrimentos, ele ainda havia ressuscitado e ainda era seu Senhor e Redentor. Não devemos inferir, porque o anjo disse: “Diga a seus discípulos e Pedro”, que Pedro ainda não era um discípulo. O significado é: “Diga a seus discípulos, e especialmente a Pedro”, enviando a ele uma mensagem específica. Pedro ainda era um discípulo. Antes de sua queda, Jesus havia orado por ele para que sua fé não falhasse em Lucas 22:32 ; e como a oração de Jesus era “sempre” ouvida em João 11:42 , segue-se que Pedro ainda mantinha fé suficiente para ser um discípulo, apesar de ter sofrido uma queda no pecado.

Veja esta passagem explicada nas notas em Mateus 28: 1-8 .

Diga a seus discípulos e Pedro – É notável que Pedro seja escolhido para uma observação especial. Foi uma prova da bondade e misericórdia do Senhor Jesus. Pedro, pouco antes da morte de Jesus, o havia negado. Ele trouxera desonra à sua profissão de apego a ele. Teria sido correto se o Senhor Jesus o expulsasse daquele momento e não o notasse mais. Mas ele ainda o amava. Tendo o amado uma vez, ele amou até o fim, João 13: 1 . Como prova de que ele o perdoava e ainda o amava, ele enviou a ele essa mensagem “especial” – a garantia de que, embora ele o tivesse negado, e tivesse feito muito para agravar seus sofrimentos, ele ainda havia ressuscitado e ainda era seu Senhor e Redentor. Não devemos inferir, porque o anjo disse: “Diga a seus discípulos e Pedro”, que Pedro ainda não era um discípulo. O significado é: “Diga a seus discípulos, e especialmente a Pedro”, enviando a ele uma mensagem específica. Pedro ainda era um discípulo. Antes de sua queda, Jesus havia orado por ele para que sua fé não falhasse em Lucas 22:32 ; e como a oração de Jesus era “sempre” ouvida em João 11:42 , segue-se que Pedro ainda mantinha fé suficiente para ser um discípulo, apesar de ter sofrido uma queda no pecado.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 16: 1 . Maria Madalena, etc., comprou especiarias doces – Essas mulheres galileus, que esperaram em Jesus em seus últimos momentos, e assistiram seu corpo ao sepulcro, observando que seus ritos funerários eram realizados às pressas (o corpo sendo enrolado em nada mas uma mistura de mirra e aloés, trazida por Nicodemos, João 19:39 ,) concordou entre si em vir, quando o sábado passou, e embalsamar seu Senhor morto, ungindo-o e envolto-o de maneira adequada. Consequentemente, assim que o viram deitado no sepulcro, e a entrada nele bloqueada por uma grande pedra, eles voltaram à cidade e compraram que outras especiarias eram necessárias para esse fim. E bem cedo pela manhã eles chegaram ao sepulcro – Veja nota em Mateus 28: 1 . Ao nascer do sol – Ao comparar os relatos dos outros evangelistas, parece que eles partiram enquanto ainda estava escuro e chegaram à vista do sepulcro, pela primeira vez, assim como ele ficou claro o suficiente para discernir que a pedra foi removida. Mas quando Maria chamou Pedro e João e eles viram o sepulcro, o sol estava nascendo.

Comentário de E.W. Bullinger

quando o sábado passou : ou seja, o sábado semanal. Isso aconteceu três noites e três dias após o dia da preparação, quando Ele foi sepultado. Veja App-156.

tinha comprado. Antes do sábado semanal ( Lucas 23:56 ; Lucas 24: 1 ).

especiarias doces = aromáticos.

Comentário de John Calvin

Marcos 16: 1 . E quando o sábado passou. O significado é o mesmo que em Mateus, à noite, que começou a amanhecer em direção ao primeiro dia dos sábados, e em Lucas, no primeiro dia dos sábados. Pois, embora saibamos que os judeus começaram a contar o dia desde o início da noite anterior, todos entendem que, quando o sábado passava, as mulheres decidiram entre si visitar o sepulcro, para chegar lá antes do amanhecer do dia. . Os dois evangelistas dão o nome do primeiro dia do sábado, ao que veio primeiro em ordem entre os dois sábados. Alguns dos tradutores de latim (302) o declararam um, e muitos foram levados a esse erro pela ignorância da língua hebraica; pois embora ( ??? ) às vezes signifique um, e às vezes primeiro, os evangelistas, como em muitas outras passagens, seguiram o idioma hebraico e usaram a palavra µ?a? , um. (303) Mas, para que ninguém se desvie da ambiguidade, afirmei seu significado mais claramente. Quanto à compra das especiarias, a narrativa de Lucas difere, em alguns aspectos, das palavras de Marcos; pois Lucas diz que eles voltaram para a cidade e compraram especiarias, e depois descansaram um dia, de acordo com o mandamento da lei antes de seguirem sua jornada. Mas Mark, ao introduzir na mesma parte da narrativa dois eventos diferentes, tende com menos precisão do que Lucas à distinção de datas; pois ele se mistura com a partida na jornada do que havia sido feito anteriormente. Na essência do fato, eles concordam perfeitamente que as mulheres, depois de observar o descanso sagrado, saíram de casa durante a escuridão da noite, para poder chegar ao sepulcro no fim do dia.

Também devemos lembrar o que sugeri anteriormente, que o costume de ungir os mortos, embora fosse comum, entre muitas nações pagãs, era aplicado a um uso legal somente pelos judeus, a quem fora entregue pelos Padres. , para confirmá-los na fé da ressurreição. Pois, sem ter esse objetivo em vista, embalsamar um corpo morto, que não tem sentimento, seria um consolo ocioso e vazio, pois sabemos que os egípcios deram grande trabalho e ansiedade a esse respeito, sem procurar vantagens. Mas, por esse símbolo sagrado, Deus representou aos judeus a imagem da vida na morte, para levá-los a esperar que, por putrefação e poeira, um dia eles adquirissem novo vigor. Ora, como a ressurreição de Cristo, por seu vigor acelerado, penetrava em cada sepulcro, de modo a dar vida aos mortos, abolindo essas cerimônias exteriores. Para si mesmo, ele não precisava dessas ajudas, mas elas eram devidas à ignorância das mulheres, que ainda não tinham plena consciência de que ele estava livre da corrupção.

Comentário de Adam Clarke

E unge-o – Antes, para embalsamar-lo. Esta é uma prova de que eles não haviam entendido corretamente o que Cristo havia falado com tanta frequência, viz. que ele ressuscitaria novamente no terceiro dia. E essa desatenção ou descrença deles é uma prova da verdade da ressurreição.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 16: 1 . West havia comprado especiarias doces – o Sr. West observa que São Marcos, tendo escrito seu evangelho para o uso dos gentios, que eram estranhos aos costumes e à religião judaica (como pode ser deduzido de várias pequenas notas explicativas) em seu evangelho), a fim de dar a esses estrangeiros uma perfeita inteligência do fato relatado neste capítulo, era necessário que ele iniciasse seu relato com a circunstância de as mulheres terem comprado especiarias para ungir o corpo de Jesus; para que eles entendam que negócio os levou tão cedo ao sepulcro e vejam os preparativos feitos por essas mulheres para o embalsamamento do corpo de Jesus, e o pouco crédito dado pelos apóstolos aos relatos daqueles que viram nosso Senhor. no dia de sua ressurreição, que sua ressurreição dos mortos foi um evento, nem um pouco esperado por nenhum deles, e não acreditado pelos apóstolos, mesmo depois de evidências como Jesus os censurou por não concordarem: de tudo o que era natural para eles concluir que esse artigo fundamental de sua fé não era recebido nem pregado, mas com a convicção mais completa de sua verdade. Veja Observações sobre a Ressurreição, p. 33 e as notas sobre Mateus 28.

Comentário de Scofield

Maria

(Veja Scofield “ Mateus 1:16 “)

Comentário de Spurgeon

Marcos 16: 1-2 . E quando passou o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram especiarias doces, para que pudessem vir e ungê-lo. E bem cedo, na manhã do primeiro dia da semana, chegaram ao sepulcro ao nascer do sol.

O amor deles fez com que eles se mostrassem O carinho deles estava prestes a tentar uma coisa desnecessária e, de fato, impossível; no entanto, não duvido que isso fosse aceitável diante de Deus. Oh, que nós tínhamos tanta dificuldade que até o corpo morto de Cristo deveria ser tão querido para nós que devemos estar prontos, com grandes custos, para ungir! Temo que, hoje em dia, mesmo a sua Palavra viva não seja valorizada como deveria ser. Quão poucos, portanto, deveríamos encontrar quem teria se importado com seu cadáver! Essas mulheres santas tinham motivos suficientes para amar seu Senhor, e mostraram que seus corações estavam cheios de afeição por ele, mesmo depois que ele foi tirado deles.

Marcos 16: 3 . E disseram entre si: Quem nos tirará a pedra da porta do sepulcro?

Uma pergunta que intrigou muitas outras pessoas a respeito de muitas outras coisas deixou perplexa essas mulheres santas, mas não havia razão para que a questão fosse levantada. Por acaso, alguns de vocês estão neste momento angustiados quando não há motivo para angústia e com medo onde não há medo. O mesmo aconteceu com essas mulheres, que disseram umas às outras: “Quem nos levará a pedra da porta do sepulcro?”

Marcos 16: 4 . E, quando olharam, viram que a pedra havia sido retirada; porque era muito grande.

E, portanto, difícil de rolar; e, portanto, mais facilmente visto quando foi retirado; e, portanto, a maior causa de alegria que foi jogada fora. Na grandeza de nossos problemas, muitas vezes pode haver espaço para uma maior demonstração da bondade de Deus; uma grande prova pode ser nada mais que o prelúdio de uma grande alegria. Não temam as ondas espumosas, pois elas podem lavá-lo em terra; é o pior que eles podem fazer, e é o melhor também. A pedra na porta do sepulcro era muito grande, mas foi retirada, de modo que não importava para as mulheres o quão grande era.

Marcos 16: 5 . E entrando no sepulcro, viram um jovem sentado do lado direito, vestido com uma longa roupa branca; e eles ficaram horrorizados.

Um anjo foi autorizado a assumir a aparência de um homem; essa geralmente parece ser a maneira pela qual os anjos aparecem para os homens. Suponho que exista, afinal, um grande parentesco entre anjos e homens; caso contrário, os seres angélicos não assumiriam constantemente essa forma quando aparecerem aos homens. Ao ver o jovem vestido com uma longa roupa branca, essas boas mulheres ficaram horrorizadas.

Marcos 16: 6-7 . E ele lhes disse: Não se assustem; vós, Jesus de Nazaré, que foi crucificado; ele ressuscitou; ele não está aqui: eis o lugar onde o puseram. Mas vá, e diga a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de você para a Galiléia: ali o vereis, como ele vos disse.

Amados, certifique-se de que sabem a verdade por si mesmos e depois apressem-se a contar aos outros. Peço-lhe que corra não sem saber qual deve ser sua missão; mas eu também oro a você, quando você tem uma missão para o Senhor, não se demore, mas: “Vá, diga aos discípulos dele”. Foi muito atencioso com esse anjo dizer “e Pedro”, vinculando assim aos discípulos o nome daquele que havia transgredido de maneira flagrante e negado ao seu Mestre,

Marcos 16: 8 . E eles saíram rapidamente, e fugiram do sepulcro; porque tremiam e se admiravam; nem disseram nada a ninguém; pois eles estavam com medo.

Mas, depois disso, eles reuniram coragem e contaram a história da ressurreição de seu Senhor.

Marcos 16: 9-13 . Agora, quando Jesus ressuscitou no início do primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem expulsara sete demônios. E ela foi e disse a eles que estavam com ele, enquanto lamentavam e choravam. E eles, quando souberam que ele estava vivo, e foram vistos por ela, não acreditaram. Depois disso, ele apareceu de outra forma para dois deles, enquanto caminhavam, e entrou no país. E eles foram e disseram isso ao resíduo: nem creram neles.

A incredulidade é muito difícil de matar, mesmo nos corações que estão certos com Deus; portanto, não precisamos nos perguntar que a graça divina é necessária para expulsar a descrença dos corações dos não regenerados.

Marcos 16:14 . Depois apareceu aos onze, sentado à carne, e os censurou com sua incredulidade e dureza de coração, porque não creram naqueles que o viram depois que ele ressuscitou.

A história da aparição de nosso Senhor aos discípulos é mais completamente contada por Lucas no vigésimo quarto capítulo de seu Evangelho, ao qual nos voltamos.

Esta exposição consistia em leituras de Marcos 16: 1-14 ; Lucas 24: 32-44 .

Comentário de John Wesley

Mateus 28: 1 ; Lucas 24: 1 ; João 20: 1 .

Referências Cruzadas

2 Crônicas 16:14 – Sepultaram-no no túmulo que ele havia mandado cavar para si na cidade de Davi. Deitaram-no num leito coberto de especiarias e de vários perfumes de fina mistura, e fizeram uma imensa fogueira em sua honra.

Mateus 28:1 – Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Marcos 14:3 – Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

Marcos 14:8 – Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento.

Marcos 15:40 – Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José.

Marcos 15:42 – Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde,

Marcos 15:47 – Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.

Lucas 23:54 – Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado.

Lucas 23:56 – Então, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.

Lucas 24:1 – No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro.

Lucas 24:10 – As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.

João 19:25 – Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

João 19:31 – Esse era o Dia da Preparação, e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Por não quererem que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que ordenasse que lhes quebrassem as pernas e os corpos fossem retirados.

João 19:40 – Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, juntamente com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.

João 20:1 – No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *