Estudo de João 19:25 – Comentado e Explicado

Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.
João 19:25

Comentário de E.W. Bullinger

Agora = Mas.

ficou = estava de pé.

por = ao lado. Grego. pára. App-104.

Mary . Veja App-100. João omite o nome de sua própria mãe, Salomé, que também estava lá ( Mateus 27:56 ).

Comentário de John Calvin

25. Agora havia a cruz de Jesus. O evangelista aqui menciona incidentalmente que, embora Cristo obedecesse a Deus Pai, ele não deixou de cumprir o dever que devia, como filho, a sua mãe. É verdade que ele esqueceu a si mesmo e esqueceu tudo, na medida do necessário para cumprir a obediência a seu Pai, mas, depois de cumprir esse dever, ele não negligenciou o que devia a sua mãe. Por isso, aprendemos de que maneira devemos cumprir nosso dever para com Deus e com os homens. Muitas vezes acontece que, quando Deus nos chama para a realização de qualquer coisa, nossos pais, esposa ou filhos nos levam a uma direção contrária, para que não possamos dar satisfação igual a todos. Se colocarmos homens na mesma posição que Deus, julgamos errados. Devemos, portanto, dar preferência à ordem, à adoração e ao serviço de Deus; após o que, na medida do possível, devemos dar aos homens o que lhes é devido.

E, no entanto, os mandamentos da primeira e da segunda tabela da Lei nunca se misturam, embora à primeira vista pareçam fazê-lo; mas devemos começar com a adoração a Deus e depois atribuir aos homens um lugar inferior. Essa é a importação das seguintes instruções:

Quem ama pai ou mãe mais do que eu, não é digno de mim,
( Mateus 10:41 😉

e,

Se alguém não odeia seu pai, e mãe, e esposa, e filhos, e irmãos e irmãs, ele não pode ser meu discípulo,
( Lucas 14:26 .)

Devemos, portanto, nos dedicar aos interesses dos homens, de modo a não interferir em nenhum grau com a adoração e a obediência que devemos a Deus. Quando obedecermos a Deus, será o momento apropriado para pensar em pais, esposa e filhos; como Cristo atende a sua mãe, mas é depois que ele está na cruz, à qual foi chamado pelo decreto de seu pai.

No entanto, se atendermos ao tempo e lugar em que essas coisas aconteceram, o carinho de Cristo por sua mãe era digno de admiração. Não digo nada sobre as severas torturas de seu corpo; Não digo nada sobre as censuras que ele sofreu; mas, apesar de horríveis blasfêmias contra Deus encheram sua mente de tristeza inconcebível, e embora ele tenha sofrido uma terrível disputa com a morte eterna e com o diabo, ainda assim, nada disso o impede de ficar ansioso com a mãe. Podemos também aprender com esta passagem, qual é a honra que Deus, pela Lei, nos ordena a prestar aos pais ( Êxodo 20:12 .) Cristo nomeia o discípulo como seu substituto e o encarrega de apoiar e cuidar de sua mãe; e, portanto, segue-se que a honra que é devida aos pais consiste, não em cerimônia fria (171), mas no cumprimento de todos os deveres necessários.

Por outro lado, devemos considerar a fé dessas mulheres sagradas (172). É verdade que, ao seguir Cristo à cruz, elas demonstraram mais do que afeto comum; mas, se não tivessem o apoio da fé, nunca poderiam estar presentes nesta exposição. Quanto ao próprio João, inferimos que, embora sua fé tenha sido sufocada por um curto período de tempo, ela não foi totalmente extinta. Quão vergonhoso será, se o pavor da cruz nos impedir de seguir a Cristo, quando a glória de sua ressurreição é colocada diante de nossos olhos, enquanto as mulheres não viam nada além de desgraça e maldição!

Maria de Cleofas e Maria Madalena. Ele a chama de esposa ou filha de Cleofas; mas eu prefiro a última interpretação. (173) Ele diz que ela era irmã da mãe de Jesus e, ao dizer isso, ele adota a fraseologia da língua hebraica, que inclui primos e outros parentes (174) sob o termo irmãos. Vimos que não foi em vão que Maria Madalena foi libertada de sete demônios ( Marcos 16: 9 ; Lucas 8: 2 😉 desde que ela mostrou a si mesma, até o fim, que era tão fiel discípula de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Maria, esposa de Cleofas – Diz-se em Mateus 27:56 (veja a nota ali) e Marcos 15:40 como a mãe de Tiago Menor e de Josés; e diz-se que Tiago, seu filho, em Mateus 10: 3 , era filho de Alpheus; portanto, parece que Alpheus e Cleofas eram a mesma pessoa. À qual se pode acrescentar que Hegesipo é citado por Eusébio, Hist. Eccl. eu. iii. c. 11, ao dizer que Cleofas era o irmão de José, o marido da virgem. Teofilato diz que Cleofas, (irmão de José, marido da virgem), tendo morrido sem filhos, seu irmão José se casou com sua viúva, pela qual teve quatro filhos, chamados pelos evangelistas de irmãos de nosso Senhor e duas filhas, um chamou Salomé, a outra Maria, filha de Cleofas, porque era filha dele de acordo com a lei, embora fosse filha de José de acordo com a natureza. Existem várias conjecturas igualmente bem fundamentadas com essa última a serem encontradas nos comentaristas antigos; mas, em muitos casos, é muito difícil distinguir as diferentes Marias mencionadas pelos evangelistas.

Comentário de Thomas Coke

João 19:25 . Ali estava a cruz de Jesus, sua mãe, etc. – Nem o próprio perigo, nem a tristeza do espetáculo, nem as críticas e insultos do povo poderiam impedir a mãe de nosso Senhor de desempenhar o último triste cargo de dever e ternura. ao seu divino Filho na cruz. Grotius observa justamente que era um exemplo nobre de fortaleza e zelo. Agora, uma espada, de acordo com a profecia de Simeão, atravessou sua própria alma; e talvez a extremidade de suas tristezas pudesse sobrecarregar seu espírito, a ponto de torná-la incapaz de assistir ao sepulcro, o que não achamos que ela fez. Depois disso, não encontramos nada a respeito dela na história sagrada, ou na antiguidade, exceto que ela continuou entre os discípulos após a ascensão de nosso Senhor, Atos 1:14 . Os escritores papistas, de fato, nos deram uma variedade de histórias ridículas a respeito dela. Em vez da esposa, alguns comentaristas leram a filha de Cleofas. Não há nenhuma palavra no original para esposa ou filha.

Comentário de Spurgeon

João 19:25 . Agora, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, esposa de Cleofas e Maria Madalena.

Última na cruz, primeiro no sepulcro. O lábio de nenhuma mulher traiu seu Senhor; a mão de nenhuma mulher o atingiu; os olhos deles choraram por ele; eles o contemplavam com piedade e amor. Deus abençoe as Marias! Quando vemos muitos deles sobre a cruz, sentimos que honramos o próprio nome de Maria.

João 19:26 . Quando Jesus viu sua mãe e o discípulo ao lado de quem ele amava, disse em sua mãe: Mulher, eis aqui teu filho!

Triste, triste espetáculo! Agora foi cumprida a palavra de Simeão: “Sim, uma espada também furará a tua própria alma, para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados”. O Salvador quis dizer, ao dar uma olhada para João: “Mulher, tu estás perdendo um Filho; mas lá está outro, quem te será filho na minha ausência ”? “Mulher, eis aqui teu filho!”

João 19:27 . Então ele disse ao discípulo: Eis tua mãe!

“Tome-a como sua mãe, fique em meu lugar, cuide dela como eu cuidei dela.” Aqueles que amam a Cristo melhor terão a honra de cuidar de sua igreja e de seus pobres. Nunca diga a nenhum parente ou amigo pobre, à viúva ou ao órfão: “Eles são um grande fardo para mim”. Ah não! Diga: “Eles são uma grande honra para mim; meu Senhor os confiou aos meus cuidados. ” John achou que sim; vamos pensar assim. Jesus escolheu o discípulo que mais amava para cuidar de sua mãe. Ele seleciona aqueles a quem mais ama hoje e coloca seu povo pobre sob suas asas. Tome-os com prazer e trate-os bem.

João 19:27 . E a partir dessa hora esse discípulo a levou para sua própria casa

Você esperava que ele fizesse isso, não foi? Ele amou seu Senhor tão bem.

João 19:28 . Depois disso, Jesus sabendo que todas as coisas estavam cumpridas agora, para que as escrituras fossem cumpridas, diz: Tenho sede.

Havia uma profecia nesse sentido nos Salmos, e ele precisa cumprir isso. Pense em um moribundo, em oração, percorrendo todas as Escrituras e cumprindo cuidadosamente tudo o que está escrito sobre ele: “Para que as escrituras sejam cumpridas, diz Jesus, tenho sede”.

João 19:29 . Agora estava posto um vaso cheio de vinagre; e encheram uma poça de vinagre, e a puseram no hissopo, e a puseram na boca. Quando Jesus, portanto, recebeu o vinagre,

Pois ele recebeu. Era um tipo fraco de vinho, geralmente bebido pelos soldados. Esta não é a poção mista que ele recusou, o vinho misturado à mirra, que pretendia entupir os moribundos em suas dores: “Quando ele provasse, não beberia;” pois ele não seria estupefato. Ele veio a sofrer até o amargo fim da penalidade do pecado; e ele não teria sua tristeza mitigada; mas quando este leve refresco lhe foi oferecido, ele o recebeu. Tendo acabado de expressar sua fraqueza humana dizendo: “Tenho sede”, ele agora manifesta sua força todo-suficiente chorando, com uma voz alta, como testemunham Mateus, Marcos e Lucas.

João 19:30 . Ele disse: Está consumado:

O que foi aquilo que foi terminado? Não tentarei expor isso. É o maior “it” que já foi. Vire-o e você verá que ele crescerá, crescerá, crescerá e crescerá, até encher toda a terra: “Está consumado”.

João 19:30 . E ele abaixou a cabeça e desistiu do fantasma.

Ele não desistiu do fantasma e depois inclinou a cabeça, porque estava morto; mas ele inclinou a cabeça como se estivesse no ato de adoração, ou como a apoiando no seio de seu pai, e então desistiu do fantasma. Assim, tivemos duas gravuras do evangelho de nosso Senhor moribundo. Que possamos lembrá-los e aprender as lições que eles pretendem ensinar.

Esta exposição consistiu em leituras de Lucas 23: 33-46 ; João 19: 25-30

Comentário de John Wesley

Agora, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, esposa de Cleofas, e Maria Madalena.

A irmã de sua mãe – Mas não lemos que ela tinha irmão. Ela era a herdeira de seu pai e, como tal, transmitiu o direito do reino de Davi a Jesus: Maria, esposa de Cleofas – Também chamada de Alpheus, o pai, como Maria era a mãe de Tiago, Joses, Simão e Judas. .

Referências Cruzadas

Mateus 27:55 – Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir.

Marcos 15:40 – Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José.

Marcos 16:9 – Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.

Lucas 2:35 – de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma”.

Lucas 8:2 – e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;

Lucas 23:49 – Mas todos os que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam seguido desde a Galiléia, ficaram de longe, observando essas coisas.

Lucas 24:18 – Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? “

João 20:1 – No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

João 20:11 – Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *