Estudo de Marcos 3:13 – Comentado e Explicado

Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele.
Marcos 3:13

Comentário de Albert Barnes

Para um relato da nomeação dos apóstolos, veja as notas em Mateus 10: 1-4 .

E clama a ele quem ele deseja – Aqueles a quem ele escolheu; quem ele estava prestes a nomear para o apostolado. Veja as notas em João 15:16 .

Marcos 3:14

Ele ordenou doze – A palavra traduzida como “ordenado” aqui não expressa nossa noção de ordenação ao ministério. Significa, literalmente, “ele fez” – isto é, ele “designou” doze para estar com ele.

Doze – A razão pela qual os “doze” foram escolhidos foi, provavelmente, que esse número seria considerado testemunha competente do que viu; que eles não poderiam ser facilmente acusados ??de serem estimulados pela simpatia ou de serem iludidos, como uma multidão poderia; e que, estando destinado a ir a todo o mundo, um número considerável parecia indispensável. Talvez também houvesse alguma referência ao fato de que “doze” era o número das doze tribos de Israel.

Marcos 3:17

Boanerges – Esta palavra é composta de duas palavras hebraicas que significam “filhos do trovão”, o que significa que, em alguns relatos, “se assemelhavam” ao trovão. Veja as notas em Mateus 1: 1 . Não se sabe por que esse nome foi dado a James e John. Eles não são mais chamados por isso. Alguns supõem que foi porque desejavam acender o fogo do céu e consumir uma certa aldeia dos samaritanos, Lucas 9:54 . É, no entanto, mais provável que fosse por causa de algo ardente, brilhante e poderoso em sua genialidade e eloqüência.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 3:13 . Ele sobe a um monte – Assim, Lucas também o representa como se retirando para um monte para uma oração solene, e de fato continuando a noite toda nesse dever, antes de escolher doze dentre seus discípulos e os designar como apóstolos: mostrando assim , que muita consideração e oração devem preceder e acompanhar a escolha e a ordenação de pessoas para ministros, e que nada em um negócio tão importante deve ser feito precipitadamente. E chama àquele a quem ele faria – Com relação aos estados eternos dos homens, Deus sempre age como um Salvador misericordioso e justo Legislador, Governador e Juiz. Mas com relação a inúmeras outras coisas, ele parece-nos agir como um mero soberano.

Comentário de E.W. Bullinger

a = o. Algum resort conhecido.

Ele = Ele mesmo

seria = voluntário. Thelo grego. App-102. Compare João 15:16 .

veio = foi, deixando tudo.

Comentário de John Calvin

Marcos 3:13 . E ele subiu a uma montanha. Por essa eleição, ele ainda não os ordena para serem apóstolos, para entrar imediatamente no exercício de seu cargo, mas apenas os admite para desfrutar de suas instruções particulares (348) com vista ao apostolado. Os comentaristas caíram em erro aqui, confundindo essas passagens com o décimo capítulo do Evangelho por Mateus. Pois o claro significado das palavras é que elas são destinadas apenas a uma comissão futura, cuja doação é registrada por Mateus; e Marcos e Lucas serão encontrados posteriormente relatando, em seu devido lugar, a missão que Mateus ali descreve. E não é de admirar que o Mestre celeste tenha escolhido treiná-los e acostuma-los gradualmente a um emprego tão árduo: pois, mesmo com um longo curso de instrução, sua ignorância não poderia ser corrigida.

Ambos os evangelistas dizem que Cristo subiu a uma montanha. Lucas explica a causa, para que ele pudesse orar com maior liberdade em sua aposentadoria, o que ele costumava fazer com freqüência, como é evidente em outras passagens. Agora, este exemplo deve ser considerado por nós como uma regra perpétua, para começar com a oração, quando estamos prestes a escolher pastores para igrejas: caso contrário, o que tentamos não será bem-sucedido. E certamente nosso Senhor orou, não tanto por sua própria conta, como estabeleceu uma regra para nós. Somos deficientes em prudência e habilidade; e embora nossa sagacidade fosse da mais alta ordem, nada é mais fácil do que ser enganado nesse assunto. Concedendo que não estávamos em perigo de erro, se o Senhor não regular nossas afeições, com que força, ou melhor, com a violência, seremos levados (349) por favor e posse, ou ódio ou ambição? Além disso, embora a eleição tenha sido conduzida da melhor maneira, tudo será malsucedido, a menos que o Senhor tome sob sua orientação aqueles que são eleitos e forneça a eles os presentes necessários. “O que então?” será dito: “Cristo não implorou sinceramente ao Pai para presidir a eleição?” Eu reconheço isso prontamente, e também devo afirmar que essa foi uma declaração e reconhecimento de seus cuidados com a Igreja. Consequentemente, ele não orou ao Pai da maneira comum, mas passou a noite inteira em oração. Mas se ele, que estava cheio do Espírito Santo, ( João 3:34 ), implorou ao Pai, com tanto entusiasmo e sinceridade, para presidir a eleição, quanto maior necessidade temos de fazê-lo?

Ele chamou quem ele faria. Por essa expressão, não tenho dúvida, Marcos nos transmite a instrução de que era para a graça não misturada de Cristo, e não para sua própria excelência, que eles eram devidos por receberem um cargo tão honroso: pois, se você entenda-o dizer que aqueles que foram escolhidos, que eram mais excelentes que outros, isso não se aplica a Judas. O significado, portanto, é que o apóstolo não foi concedido por nenhum mérito humano; mas, pela livre misericórdia de Deus, pessoas que eram totalmente indignas disso eram elevadas àquela posição alta; e assim foi cumprido o que Cristo disse em outra ocasião: “Vocês não me escolheram, mas eu vos escolhi” ( João 15:16 .). Para o mesmo efeito, Paulo fala freqüentemente, exaltando o propósito de Deus em conceder-lhe o apostolado, ( Efésios 3: 7 ; Colossenses 1:25 .)

Mas aqui muitas questões surgem. Primeiro , por que nosso Senhor escolheu deliberadamente Judas, que, ele sabia perfeitamente, não merecia a honra e seria seu traidor? Em segundo lugar , por que Deus, depois de ter sido tão fervorosamente suplicado por seu Filho, e como se ele tivesse recusado a Cristo, permitiu que um homem baixo e perverso encontrasse seu caminho para a posição mais alta em sua Igreja? (350) Em terceiro lugar , por que ele decidiu que as primícias (351) de sua Igreja deveriam ser manchadas por uma desgraça tão imunda? Quarto , como Jesus Cristo, consciente e voluntariamente, preferiu Judas a ministros honestos e fiéis?

A primeira objeção é atendida pela seguinte resposta. Nosso Senhor expressamente pretendia evitar ofensas futuras, para que não sentíssemos desconforto excessivo, quando homens sem princípios ocupam a situação de professores na Igreja, ou quando os professores do Evangelho se tornam apóstatas. Ele deu, ao mesmo tempo, na pessoa de um homem, um exemplo de deserção medrosa (352) que aqueles que ocupam uma posição mais alta não podem se entregar à auto-complacência. Ao mesmo tempo, com relação à segunda pergunta, não admitimos que nosso Senhor tenha recusado. (353) Esta resposta servirá também para a terceira pergunta. No começo, julgou-se apropriado fazer uma demonstração precoce do futuro estado da Igreja, de que pessoas fracas não poderiam tropeçar por causa da queda de um réprobo; pois não é apropriado que a estabilidade da Igreja dependa dos homens. Com relação à última objeção, Cristo não preferiu Judas a devotos e santos discípulos, mas elevou-o a uma eminência da qual depois cairia, e assim pretendia torná-lo um exemplo e instrução para os homens de todas as condições e de todos os idade, para que ninguém possa abusar da honra que Deus lhe concedeu, e da mesma forma que, quando até os pilares caem, aqueles que parecem ser os mais fracos dos crentes podem permanecer firmes.

Comentário de John Wesley

E ele subiu ao monte e chamou a quem ele quisesse; e eles vieram a ele.

Ele chama quem ele faria – No que diz respeito aos estados eternos dos homens, Deus sempre age como justo e misericordioso. Mas em relação a inúmeras outras coisas, ele parece-nos agir como um mero soberano. Lucas 6:12

Referências Cruzadas

Mateus 10:1 – Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

Lucas 6:12 – Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *