Estudo de Números 11:28 – Comentado e Explicado

Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a sua juventude, tomou a palavra: "Moisés, disse ele, meu senhor, impede-os."
Números 11:28

Comentário de Thomas Coke

Números 11: 28-29 . Josué – o servo de Moisés, etc. – Veja Êxodo 33:11 . Josué, ao que parece, pensava que a profecia desses homens, ou ensino no acampamento, tendia a tornar esses presentes comuns e a menosprezar Moisés aos olhos do povo: ou, talvez, ele pensasse que isso tendia a gerar um cisma, chamando o povo para longe do tabernáculo, o local designado para a reunião, onde o resto dos setenta anciãos eram regularmente reunidos. Assim, os discípulos proibiram quem expulsasse demônios em nome de Cristo, porque não os seguia; Lucas 9: 49-50 e parece, a partir da resposta de Moisés e de Cristo, como se algum grau de ciúmes repousasse no coração de Josué, bem como dos discípulos. Invejas tu por minha causa? diz Moisés; ou melhor, você está com ciúmes por minha causa? “temes que o exercício desses dons proféticos diminua minha honra?” – Deus faria com que todo o povo do Senhor fosse profeta, etc. – “faria com Deus que todos fossem inspirados a cantar os louvores a Jeová, recomendar santidade e religião um ao outro! “- Que excelente resposta! Que característica do bom homem! que não apenas darão aos outros um exemplo de santidade, mas se alegrarão ao ver a santidade e a piedade prevalecerem no mundo; que desejam não apenas que todo o povo do Senhor seja profeta, mas contribuam, tanto quanto possível, para permitir que sejam assim: não invejando as bênçãos que Deus concede aos outros; mas, pelo contrário, feliz em ver a glória de Deus promovida, por ele ou por qualquer um de seus semelhantes.

REFLEXÕES. – Moisés obedece ao mandato divino e, tendo contado ao povo as palavras do Senhor, ele reúne os anciãos diante do tabernáculo, e a glória do Senhor aparece. Deus nunca deixa de encontrar aqueles que o esperam. Como eles foram selecionados por sua ordem, ele os fornece para seu lugar, concedendo-lhes uma porção daquele espírito que repousava sobre Moisés; não diminuindo seus dons, mas aumentando os deles. A graça é uma fonte inesgotável; ninguém tem menos, por causa de outros que participam com ele. Então eles profetizaram. Mas Josué, ciumento da honra de Moisés, está pronto para condená-los e silenciá-los por irregularidade. Nota; (1) Os dons e graças de outras pessoas costumam ser motivo de inveja para nós. (2.) O que podemos achar irregulares para nós mesmos, não devemos ter pressa de condenar os outros. (3.) Se os homens profetizam em nome de Jesus e as almas são edificadas, devemos nos regozijar, embora elas não sigam conosco. (4) Se outros aumentarem a sua utilidade, e diminuirmos, ainda que a causa prospere, devemos estar dispostos a ser o último e o mínimo. Se Deus é glorificado, isso é suficiente.

Comentário de Adam Clarke

Meu senhor Moisés, proíbe-os.

Quantas vezes eu fiz cegamente

Que Josué zeloso fez,

Impaciente com as réguas,

E gritou: “Meus senhores, proíbam!

Silenciar os cismáticos, restringir

Seus pensamentos com os nossos não concordam,

E sacrificar as almas dos homens

Para a unidade dos ídolos! ”

Comentário de John Wesley

Josué, filho de Nun, servo de Moisés, um de seus jovens, respondeu e disse: Meu senhor Moisés, os proíbe.

Um de seus jovens – ou, um de seus ministros escolhidos, que pode ser enfaticamente acrescentado, para observar que mesmo grandes e bons homens podem confundir as obras de Deus.

Proibi-los – Ele temia cisma, sedição ou que, por sua usurpação de autoridade, independentemente de Moisés, seu poder e estima pudessem ser diminuídos.

Comentário de John Calvin

28. Josué, filho de Num, servo de Moisés. É óbvio que esse ciúme tolo e absurdo surgiu de uma boa fonte. Josué viu que Moisés era tão preeminente acima de todos os outros, a ponto de ser considerado justamente, depois de Deus, a cabeça do povo; ele temia, portanto, que, se alguma parte de sua superioridade fosse retirada, a graça de Deus fosse dissipada e perdida. Também sabemos que quase todas as mudanças são prejudiciais e estão aptas a causar um choque nos assuntos públicos. Ao afirmar, então, os direitos de Moisés, ele desejou, na medida do possível, consultar o bem-estar de todos; mas o excesso de seu zelo possuía alguma liga, em conseqüência do imoderado carinho e amor que ele trazia a Moisés; Assim como acontece frequentemente conosco, que, embora nossos desejos tenham um objeto certo, eles ainda se perdem em sentimentos errôneos. Então, vamos aprender a reverenciar os servos mais ilustres de Cristo, pois somente Deus deve ser supremo; e que Ele, que está muito acima de tudo, ainda deve manter Sua preeminência. E será esse o caso, se nos apegarmos ao princípio de que, embora “haja diversidade de dons”, ainda exista apenas um Espírito do qual eles fluem; e embora existam “diferenças de administração”, ainda assim, mas um Senhor que deva ser servido ( 1 Coríntios 12: 4 😉 o qual Paulo também confirma em outro lugar, onde ele nos ensina que os dons são tão distribuídos que nenhum indivíduo deve ter tudo. , mas cada

“De acordo com a medida do dom de Cristo”.
( Efésios 4: 7. )

Referências Cruzadas

Exodo 17:9 – Então Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”.

Marcos 9:38 – “Mestre”, disse João, “vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

Lucas 9:49 – Disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos. “

João 3:26 – Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *