Estudo de Números 12:11 – Comentado e Explicado

Aarão disse então a Moisés: "Rogo-te, meu senhor, não nos faças levar o peso desse pecado que cometemos num momento de loucura, e do qual somos culpados.
Números 12:11

Comentário de Thomas Coke

Números 12:11 . Aaron disse: – Atlas, meu Senhor Alarmado com este terrível castigo infligido a sua irmã, e justamente apreensivo, Aaron, consciente de sua contravenção, nos termos mais humildes, implora a Moisés que os perdoe e interceda com Deus pela vida de sua irmã, que, ele sabia, sem a interposição divina, precisa morrer dessa desagradável e consumidora cinomose; Números 12:12 . Calmet observa que provavelmente foi por causa desse arrependimento que ele próprio foi poupado; como também porque se acredita que ele tenha menos culpa (veja nota em Números 12: 1. ) e em relação ao seu caráter sagrado, para que o sacerdócio não caia em desprezo.

Comentário de John Wesley

E disse Arão a Moisés: Ai, meu senhor, peço-te que não ponhas sobre nós o pecado, em que praticamos loucamente e em que pecamos.

Não ponha o pecado – que a culpa e o castigo desse pecado não repousem sobre nós, sobre ela desse tipo, sobre mim de qualquer outro tipo, mas ore a Deus pelo perdão e remoção.

Comentário de John Calvin

11. E disse Arão a Moisés: Ai! meu Senhor. Embora Aaron estivesse ciente de que, pela indulgência de Deus, seu próprio castigo foi dispensado, ele ainda não deixa de considerar o que merecia. Pois não devemos esperar até que Deus nos castigue, mas, ao castigar os outros, Ele nos convida ao arrependimento, embora possa se poupar, devemos lucrar às vezes com seus castigos. A desfiguração, portanto, de sua irmã, assustou e aterrorizou Aaron, de modo que, examinando sua própria condição, ele se reconheceu como merecedor de um julgamento semelhante. Sua humilde oração manifesta que essas altas aspirações foram subjugadas, o que o levou ao ciúme profano. Moisés, que era mais jovem que ele, e cuja superioridade ele pouco antes não suportava, o laço agora chama seu senhor e confessa estar sujeito à sua autoridade e poder. Assim, o pavor da punição era o melhor remédio para curar sua doença de ambição. Ao suplicar a Moisés que não lhe imputasse seu pecado, ele não usurpa para o homem mortal o direito que Deus, por Isaías, reivindica somente para si; (46) mas na medida em que Moisés foi ferido, ele pede perdão, para que, por sua acusação, ele seja levado ao tribunal divino. Onde ele confessa sua própria tolice e sua irmã, ele não atenua a grosseria de seu crime, como a maioria das pessoas, quando geralmente procura encobrir suas transgressões sob o argumento de erro ou falta de consideração; mas é precisamente como se ele tivesse dito que eles não faziam sentido, e estão fora de suas mentes, conforme reunimos a partir da próxima cláusula, na qual ele reconhece claramente sua criminalidade.

Pela comparação que ele introduz, é evidente que a lepra de Miriam não era comum, pois nada pode ser mais repugnante do que o corpo morto de qualquer feto abortivo , corrompido pela purulência e decadência.

Referências Cruzadas

Exodo 12:32 – Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também”.

1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

1 Samuel 12:19 – E todo o povo disse a Samuel: “Ore ao Senhor seu Deus em favor dos seus servos, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um rei”.

1 Samuel 15:24 – “Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.

2 Samuel 19:19 – e lhe disse: “Que o meu senhor não leve em conta o meu crime. E que não te lembres do mal que o teu servo cometeu no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém. Que o rei não pense mais nisso!

2 Samuel 24:10 – Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: “Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! “

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

Salmos 38:1 – Senhor, não me repreendas no teu furor nem me disciplines na tua ira.

Provérbios 30:32 – “Se você agiu como tolo e exaltou-se a si mesmo, ou se planejou o mal, tape a boca com a mão!

Jeremias 42:2 – do profeta Jeremias e lhe disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao Senhor, ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós.

Atos dos Apóstolos 8:24 – Simão, porém, respondeu: “Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram”.

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *