Estudo de Romanos 8:12 – Comentado e Explicado

Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne.
Romanos 8:12

Comentário de Albert Barnes

Somos devedores – devemos isso como uma obrigação solene. Esta obrigação surge,

(1) Do fato de que o Espírito habita em nós;

(2) Porque o objetivo de sua habitação é nos purificar;

(3) Porque estamos assim recuperados da morte do pecado para a vida da religião; e quem deu a vida, tem o direito de exigir que ela seja gasta em seu serviço.

À carne – às propensões e paixões corruptas. Não somos obrigados a entregá-los, porque o fim de tal indulgência é morte e ruína; Romanos 7: 21-22 . Mas devemos viver para Deus e seguir as orientações de seu Espírito, pois o fim é vida e paz; Romanos 7: 22-23 . A razão para isso é afirmada no versículo seguinte.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto = Então, então.

devedores . Grego. opheiletes, como Romanos 1:14 ; Romanos 15:27 .

Comentário de John Calvin

12. Então, irmãos , etc. Esta é a conclusão do que foi dito anteriormente; pois, se quisermos renunciar à carne, não devemos consentir com ela; e se o Espírito deveria reinar em nós, é inconsistente não atender à sua vontade. A sentença de Paulo está aqui defeituosa, pois ele omite a outra parte do contraste – que somos devedores do Espírito; mas o significado não é de forma alguma obscuro. (251) Esta conclusão tem a força de uma exortação; pois ele sempre costuma atrair exortações de sua doutrina. Então, em outro lugar, Efésios 4:30 , ele nos exorta

“Não entristecer o Espírito de Deus, por quem fomos selados até o dia da redenção:”

ele faz o mesmo em Gálatas 5:25 ,

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”

E é esse o caso, quando renunciamos às concupiscências carnais, para nos dedicar, como aqueles que estão ligados, à justiça de Deus. Assim, de fato, devemos raciocinar, não como costumam fazer alguns blasfemadores, que falam ociosamente e dizem: – que nada devemos fazer, porque não temos poder. Mas é como lutar contra Deus, quando extinguimos a graça oferecida a nós, por desprezo e negligência.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, irmãos, etc. – O Dr. Taylor é de opinião que o apóstolo, tendo falado separadamente, tanto a judeus quanto a gentios, a respeito da santidade e das obrigações a ela, agora se dirige a ambos conjuntamente, e,

    I. Retira a conclusão geral de todos os seus argumentos sobre esse assunto, Romanos 8:12 .

II Prova a validade de suas reivindicações à vida eterna, Romanos 8: 14-17 .

III E como o assunto de sofrer perseguição foi uma grande pedra de tropeço para os judeus, e poderia desencorajar os gentios, ele o apresenta a melhor vantagem, Romanos 8:17 , e apresenta vários argumentos para fortalecer suas mentes em todas as provações: –

(1.) Que eles sofreram com Cristo;

(2.) Para ser glorificado com ele de uma maneira que compense infinitamente todos os sofrimentos, Romanos 8:17 , Romanos 8:18 .

(3.) Toda a humanidade está sob várias pressões, desejando um estado melhor, Romanos 8: 19-22 .

(4.) Muitos dos cristãos mais eminentes estão na mesma condição angustiada, Romanos 8:23 .

(5.) De acordo com o plano do Evangelho, devemos ser glorificados após um curso de paciência exercido em uma variedade de provações, Romanos 8:24 , Romanos 8:25 .

(6.) O Espírito de Deus fornecerá paciência a toda alma íntegra sob perseguição e sofrimento, Romanos 8:26 , Romanos 8:27 .

(7.) Todas as coisas, mesmo as mais severas provações, trabalharão juntas para o seu bem, Romanos 8:28 . E isso ele prova, dando-nos uma visão dos vários passos que a sabedoria e a bondade de Deus estabeleceram, para nossa salvação completa, Romanos 8:29 , Romanos 8:30 . Daí ele passa para o caso de nossa perseverança; a respeito do qual ele conclui, de todos os seus argumentos anteriores, que quando somos levados a um estado de perdão pela livre graça de Deus, através da morte de Cristo, que agora é nosso mediador no céu; nenhuma causa possível, desde que continuemos a amar e servir a Deus, será capaz de perverter nossas mentes ou nos separar de seu amor em Cristo Jesus, Romanos 8: 31-39 . Portanto, a?a??? é a grande inferência de tudo o que ele tem argumentado em relação à santidade da vida, tanto para os gentios, cap. 6, e aos judeus, cap. 7 e 8, neste versículo, onde suponho que ele comece a se dirigir a ambos, em um corpo, até o final do capítulo. – Taylor, página 317.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:12 . Portanto, irmãos, etc. – Depois que o apóstolo mostrou, separada e distintamente, como o assunto da santificação ou obrigação de piedade e santidade permanece sob o evangelho, tanto no que diz respeito aos judeus quanto aos gentios, ele parece aqui se dirigir a ambos. E, I. Ele tira a conclusão geral de todos os seus argumentos sobre esse assunto, Romanos 8:12, onde a frase a?a parece ser a grande inferência de tudo o que ele tem argumentado em relação à santidade da vida. II Ele mostra o terreno no qual eles podem esperar a vida eterna, Romanos 8: 14-17 . III E enquanto o assunto de sofrer perseguição foi uma grande pedra de tropeço para o judeu, e poderia desencorajar muito os gentios, ele o apresenta a melhor vantagem, Romanos 8:17 e apresenta vários argumentos para fortalecer suas mentes em todas as provações; como, primeiro, que sofreram com Cristo: em segundo lugar, a fim de serem crucificados com ele, de uma maneira que acabe por compensar um pouco a presença de sofrimentos, ver.17,18. Terceiro, toda a humanidade está sob várias pressões, desejando um estado melhor, Romanos 8: 19-22 . Quarto, os cristãos mais eminentes, distinguidos pelos dons mais escolhidos do céu, estavam na mesma condição angustiada, Romanos 8:23 . Quinto, de acordo com o plano do Evangelho, devemos ser salvos após um curso de paciência, exercido em uma variedade de provações, Romanos 8: 24-25 . Em sexto lugar, o Espírito de Deus fornecerá paciência a toda alma íntegra sob perseguição e sofrimento; o que as colocará em um estado altamente agradável a Deus, Romanos 8: 26-27 . Sétimo: Todas as coisas, mesmo as provações mais severas, operarão juntas para realizar a salvação daqueles que amam a Deus, Romanos 8:28 . Isso ele prova, dando-nos uma visão dos vários passos que a sabedoria e a bondade de Deus estabeleceram, a fim de aperfeiçoar a salvação dos fiéis, Romanos 8: 29-30 . Portanto, IV. Ele conclui de todos os seus argumentos anteriores que, quando somos levados a um estado de perdão pela graça gratuita de Deus, fundada na morte de Cristo, que agora é nosso glorioso agente e intercessor no céu, sem causa possível, – supondo que amamos perseverantemente a Deus (pois para isso apenas as observações do apóstolo são aplicáveis) – será capaz de perverter nossas mentes; Romanos 8:31 até o fim.

Comentário de John Wesley

Portanto, irmãos, somos devedores, não da carne, a viver segundo a carne.

Não somos devedores da carne – não devemos segui-la.

Referências Cruzadas

Salmos 116:16 – Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *