Estudo de Romanos 9:12 – Comentado e Explicado

que depende não das obras, mas daquele que chama}, foi dito a Rebeca: O mais velho servirá o mais moço {Gn 25,23}.
Romanos 9:12

Comentário de Albert Barnes

Foi dito a ela – por Yahweh; ver Gênesis 25:23 .

O mais velho – O filho mais velho, que era Esaú. Pela lei da primogenitura entre os hebreus, ele teria direito a honras e privilégios especiais. Mas foi dito que, no caso dele, esse costume deveria ser revertido e que ele deveria assumir o posto de mais jovem.

Deve servir – estará sujeito a; não deve ter autoridade e prioridade, mas deve ser inferior a. A passagem em Gênesis Gênesis 25:23 mostra que isso se referia particularmente à posteridade de Esaú, e não a ele como indivíduo. O sentido é que os descendentes de Esaú, que eram edomitas, deveriam ser inferiores ae sujeitos aos descendentes de Jacó. Jacob deveria ter a prioridade; a terra prometida; as promessas; e a honra de ser considerado como o escolhido de Deus. Havia aqui referência, portanto, a todo o conjunto de bênçãos temporais e espirituais que deveriam ser conectadas às duas raças de pessoas. Se for perguntado como isso influencia o argumento do apóstolo, podemos responder:

(1) Que estabelece “o princípio” de que Deus faça uma distinção entre pessoas, na mesma nação e na mesma família, sem referência às suas obras ou caráter.

(2) para que ele possa conferir suas bênçãos como bem entender.

(3) se isso for feito em relação às nações, pode ser em relação aos indivíduos. O princípio é o mesmo, e a justiça é a mesma. Se é suposto que seja injusto em Deus fazer essa distinção em relação aos indivíduos, certamente não é menos importante fazer uma distinção nas nações. O fato de os números serem favorecidos não o torna mais adequado nem remove nenhuma dificuldade.

(4) se essa distinção pode ser feita em relação às coisas temporais, por que não em relação às coisas espirituais? O princípio ainda deve ser o mesmo. Se injusto em um caso, seria no outro. O fato de ser feito em um caso prova também que será no outro; pois o mesmo grande princípio percorrerá todos os tratos do governo divino. E como as pessoas não reclamam e não podem reclamar que Deus faz uma distinção entre elas em relação a talentos, saúde, beleza, prosperidade e posição social, também não podem reclamar se ele também age como um soberano na distribuição de seus favores espirituais. Eles, portanto, que consideram que isso se refere apenas aos privilégios temporais e nacionais, não obtêm alívio com relação à dificuldade real do caso, pois a pergunta sem resposta ainda seria feita: por que Deus não fez todas as pessoas iguais em tudo? Por que ele fez alguma distinção entre as pessoas? A única resposta a todas essas perguntas é: “Mesmo assim, Pai, pois assim parece bom aos teus olhos”; Mateus 11:26 .

Comentário de E.W. Bullinger

até = para.

idoso = maior.

servir . Grego. douleuo . App-190.

mais jovem = menos. Veja Gênesis 25:23 .

Comentário de John Calvin

12. O ancião deve servir aos mais jovens Veja como o Senhor faz a diferença entre os filhos de Isaque, enquanto eles ainda estavam no ventre de sua mãe; pois essa era a resposta celestial, pela qual parecia que Deus planejou mostrar ao favor peculiar mais jovem, que ele negou ao ancião. Embora isso de fato tivesse referência ao direito de primogenitura, ainda assim, como símbolo de algo maior, foi manifestada a vontade de Deus: e esse foi o caso que podemos perceber facilmente, quando consideramos o pouco benefício, segundo o carne, Jacob derivou de sua primogenitura. Pois ele foi exposto a grande perigo; e para evitar esse perigo, ele foi obrigado a deixar sua casa e seu país, e foi cruelmente tratado em seu exílio: quando voltou, tremeu e, em dúvida de sua vida, prostrou-se aos pés de seu irmão, perguntou humildemente. perdão por sua ofensa, e viveu a indulgência mostrada a ele. Onde estava seu domínio sobre seu irmão, de quem ele foi forçado a procurar por súplica sua vida? Havia então algo maior do que a primogenitura prometida na resposta dada pelo Senhor.

Comentário de Adam Clarke

O ancião deve servir ao mais novo – Essas palavras, com as de Malaquias, que eu amei Jacó, e que Esaú odiei, são citadas pelo apóstolo para provar, de acordo com sua significação típica, que o propósito de Deus, segundo a eleição, faz e permanecerá, não das obras, mas daquele que clama; isto é, que o propósito de Deus, que é o fundamento daquela eleição que ele faz entre os homens, para a honra de ser a semente de Abraão, possa parecer permanecer imutável nele; e ser o mesmo que ele havia declarado a Abraão. Que essas palavras são usadas em um sentido nacional e não pessoal, é evidente a partir disso: que, tomadas no último sentido, elas não são verdadeiras, pois Jacó nunca exerceu nenhum poder sobre Esaú, nem Esaú nunca foi sujeito a ele. Jacó, pelo contrário, estava bastante sujeito a Esaú e sentia muito medo dele; e, primeiro, por seus mensageiros, e depois pessoalmente, reconheceu seu irmão como seu senhor e ele próprio como seu servo; ver Gênesis 32: 4 ; Gênesis 33: 8 , Gênesis 33:13 . E, portanto, parece que nem Esaú nem Jacó, nem mesmo suas posteridades, são trazidos aqui pelo apóstolo como exemplos de qualquer reprovação pessoal da eternidade: pois, é muito certo que muitas, se não a maior parte, da posteridade de Jacó foram maus e rejeitados por Deus; e não é menos certo que parte da posteridade de Esaú tenha participado da fé de seu pai Abraão.

A partir dessas premissas, o verdadeiro sentido das palavras imediatamente seguintes: Jacó amei e Esaú odiei Malaquias 1: 2 , Malaquias 1: 3 , aparece completamente; isto é, o que ele já havia citado de Moisés a respeito das duas nações, denominado pelos nomes de suas respectivas cabeças, Jacó e Esaú, era apenas o mesmo em substância com o que foi dito muitos anos depois pelo Profeta Malaquias. Os judeus ingratos, no tempo de Malaquias, em palavras ou em seus corações, expuseram-se com Deus e exigiram dele onde os havia amado? Eu te amei, diz o Senhor; contudo dizeis: Onde nos amaste? Malaquias 1: 2-5 . A isto o Senhor responde: O irmão de Esaú Jacó não era? No entanto, eu amei Jacó e odiei Esaú, e destruí suas montanhas e sua herança para os dragões do deserto. Enquanto Edom diz: Estamos empobrecidos, mas voltaremos e construiremos os lugares desolados; Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu derrubarei; e eles os chamarão: a fronteira da iniquidade e o povo contra quem o Senhor se indignará para sempre. E vossos olhos verão, e direis: O Senhor será exaltado desde o termo de Israel.

  1. Parece incontestavelmente a partir dessas passagens que o profeta não fala de maneira alguma a pessoa de Jacó ou Esaú, mas de suas respectivas posteridades. Pois não foi Esaú em pessoa que disse: Estamos empobrecidos; nem suas montanhas nem sua herança foram devastadas. Agora, se o profeta não fala nem da pessoa de um nem da pessoa do outro, mas apenas da posteridade deles, é evidente que o apóstolo fala deles da mesma maneira.
  • Se nem o profeta nem o apóstolo falam das pessoas de Jacó ou Esaú, mas de sua posteridade, é evidente que nem o amor de Deus a Jacó, nem o ódio de Deus a Esaú eram tais, segundo os quais o eterno os estados dos homens, seja na felicidade ou na miséria, devem ser determinados; tampouco existe aqui fundamento bíblico ou racional para o decreto de eleição e reprovação pessoal incondicional, que, comparativamente, os tempos modernos se esforçaram para desenvolver essas escrituras. Para,
  • Está aqui provado que Esaú não é mencionado sob nenhuma consideração pessoal, mas apenas como o chefe de sua posteridade.
  • O testemunho das Escrituras prova amplamente que toda a posteridade de Esaú não foi, mesmo nesse sentido, reprovada; nem toda a posteridade de Jacó eleita.
  • Nem esse serviço, ou subjugação a Jacó, que o oráculo divino impôs a Esaú, importa qualquer reprovação que alguns alegam; como o servo pode ser eleito, enquanto o próprio mestre está em estado de reprovação.
  • Foi mesmo concedido que a servidão importou tal reprovação, mas é certo que Esaú, pessoalmente, nunca serviu a Jacó.
  • Tampouco o ódio de Deus contra Esaú importa tal reprovação à pessoa de Esaú, porque é demonstrável que ele se relacionava, não a Esaú pessoalmente, mas a sua posteridade.
  • O escopo do raciocínio do apóstolo é mostrar que Deus é o soberano de seus próprios caminhos, tem o direito de dispensar suas bênçãos como ele escolher e de dar salvação à humanidade, não da maneira que eles planejam, mas dessa maneira que é mais adequado à sua infinita sabedoria e bondade.
  • Portanto,

  • Ele escolheu o povo judeu de todos os outros e se revelou a eles. Assim eles foram os eleitos, e todas as nações da humanidade reprovam.
  • Quando chegou a plenitude do tempo, ele se revelou também aos gentios, que alegremente receberam o Evangelho; e os judeus que o rejeitavam, foram expulsos. Assim, os eleitos se tornaram réprobos, e os réprobos, eleitos.
  • Ele publicou a toda a humanidade que o perdão do pecado poderia e deveria ser obtido somente pela fé em seu Filho Jesus, e não por qualquer obediência a qualquer lei. E os judeus, descendentes de Jacó, que rejeitaram este caminho de salvação, tornaram-se precisamente como os edomitas, os descendentes de Esaú; eles construíram, mas Deus derrubou; suas montanhas e herança são agora devastadas pelos dragões do deserto; e agora podem ser chamados apropriadamente de fronteira da iniquidade, um povo contra quem o Senhor se indignou para sempre: rejeitaram o Senhor que os comprou e, assim, causaram rápida destruição.
  • Que nenhuma reprovação pessoal, absoluta e eterna de Esaú pode ter sido planejada, aprendemos disso; que ele estava mais amplamente reconciliado com seu irmão, que o havia ofendido e ofendido tão profundamente, privando-o de sua primogenitura e de suas bênçãos; e por ter perdoado a seu irmão suas transgressões, não era prova de que Deus o havia perdoado. Veja as palavras de nosso Senhor, Mateus 6:14 . Portanto, não pode ser atribuído um terreno competente para sua condenação, muito menos para sua reprovação pessoal de toda a eternidade.
  • E, caso se pretendesse uma reprovação tão pessoal, não é chocante supor que o Deus da misericórdia infinita, à vista de quem seus pais piedosos tinham encontrado favor, os informasse, mesmo antes do nascimento de seu filho, que ele o havia consignado absolutamente, um decreto irrevogável à condenação eterna? Uma mensagem de importância tão horrível vinda imediatamente da boca de Deus para uma mulher terna, fraca e delicada, cuja hora de trabalho com dois filhos estava à mão, não poderia deixar de produzir aborto e destruir sua vida. Mas os pais entenderam perfeitamente seu Deus e não viram nenhum decreto de reprovação em sua mensagem; duas formas de nações estão no teu ventre – e o ancião servirá ao mais novo.
  • 9. Não há razão, digno do Deus mais sábio e misericordioso, de dar a conhecer ao mundo tal coisa a respeito de Esaú, ainda não nascido, que ele o reprovou por toda a eternidade. Tal revelação não poderia ter nenhuma vantagem espiritual ou edificação para a humanidade, mas sim uma influência maligna, pois ocasionava diretamente os homens a julgarem mal seu Criador e a concebê-lo como nenhum Criador fiel; como não tendo cuidado, amor ou entranhas de compaixão pelo trabalho de suas próprias mãos. Veja a exposição de Goodwin: e veja minhas anotações sobre Gênesis 27 (nota).

    Comentário de John Wesley

    Foi-lhe dito: O ancião servirá o mais novo.

    O ancião – Esaú.

    Servirá ao mais novo – Não pessoalmente, pois ele nunca serviu; mas em sua posteridade. Conseqüentemente, os edomitas foram frequentemente submetidos a sujeição pelos israelitas. Gênesis 25:23 .

    Referências Cruzadas

    Gênesis 25:22 – Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: “Por que está me acontecendo isso? ” Foi então consultar o Senhor.

    2 Samuel 8:14 – Ele estabeleceu guarnições militares por todo o território de Edom, sujeitando todos os edomitas. O Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.

    1 Reis 22:47 – Ora, na época não havia rei em Edom, mas sim um governador nomeado.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *