Imediatamente e Sem Perguntas

E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. Mateus 4:22

O Ministério na Galiléia

O ministério de Jesus começa uma nova fase quando Ele se instala em Cafarnaum (Mateus 4:13) na Galiléia, porque é lá que as pessoas começam a tomar conhecimento Dele.

Naquele tempo, a Galiléia era uma área comercial movimentada, cercada pela Síria e pela Fenícia, oferecendo amplas oportunidades para que Jesus interaja com judeus e gentios.

Viajantes em rotas comerciais podem espalhar notícias de Seu ministério fora da Galiléia. Além disso, os líderes em Jerusalém, como veremos, se opõem fortemente a Jesus, mas na Galiléia Ele pode ministrar mais livremente e não precisa estar constantemente atento para aqueles que podem matá-lo antes do tempo determinado.

Quando Cristo começa Seu ministério, ele praticamente envia a mesma mensagem que João Batista: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo” (v. 17) – porque ambos estavam falando do mesmo reino.

A Mensagem

João, o profeta final da antiga aliança, pregou o arrependimento (3:1). Jesus, o primeiro e maior profeta da nova aliança, entrega a mesma mensagem.

É claro que a nova aliança é melhor do que a antiga (Hb 8), dando um conhecimento mais completo de Deus e uma maior efusão do Espírito. No entanto, o arrependimento é fundamental, somente corações contritos podem receber essa revelação divina (Isaías 66:2).

Entre os primeiros a prestar atenção ao mandamento de nosso Senhor estão Simão Pedro, André, Tiago e João, conforme registrado em Mateus 4:22. Caminhando ao lado do Mar da Galiléia, Jesus diz a estes homens para segui-Lo e se tornarem “pescadores de homens” ( Mt 4:19 ).

Esta não é a primeira vez que André e Pedro encontram o Cristo; O evangelho de João nos diz que o seguiram durante o período que estavam na Judeia (1:35-42).

Aparentemente, eles voltaram a trabalhar como pescadores por um tempo, mas com o advento da missão concentrada do Senhor na Galileia, chegou o momento de deixarem suas redes mais uma vez.

Nos dias de Jesus, os discípulos normalmente escolhem o seu rabino, numa analogia atual é como um cristão escolher quem será o seu pastor, mas o Messias reverte esse costume e escolhe Seus seguidores.

Mais importante ainda, Cristo não “emite um convite”, como se estes homens tivessem a opção de dizer sim ou não. Em vez disso, Ele manda que se tornem Seus seguidores, uma vez que a obediência a Ele é a única resposta apropriada ao Seu chamado (João 3:16-18 ; 1 João 3:23-24).

Os discípulos não hesitam quando Jesus os chama. Imediatamente, eles deixam tudo para trás para segui-Lo. João Crisóstomo comenta: “Cristo procura este tipo de obediência de nós, de modo que não nos atrasemos nem por um momento, embora algo absolutamente necessário nos imponha” (Homilias sobre o Evangelho de São Mateus , 14.2).

Onde você se recusou a obedecer aos mandamentos do Senhor? Siga-O hoje sem quaisquer perguntas.

Fonte: TABLETALK DEVOTIONS WITH R.C. SPROUL