A Mensagem de João e o Batismo

Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3:5,6

João Batista anuncia o rei e Seu reino. De acordo com Mateus, João diz que “o reino dos céus está próximo” (v.2). É importante notar que a expressão “o reino dos céus”, é o nome preferido para o reino no primeiro evangelho.

Em alguns casos, Mateus usa “o reino de Deus”, esse sim mais utilizado nos outros Evangelhos. Estas frases são sinônimas, e o uso de Mateus do céu é provavelmente nada mais do que uma variação estilística – uma decisão de usar uma palavra diferente que dá uma ênfase ligeiramente diferente. Neste caso, o céu nos aponta para um reino não deste mundo.

Os judeus antigos sabiam que Deus é soberano sobre toda a criação mesmo que muitos não se submeteram a Ele:

Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Jeremias 10:6-8

A Mensagem do Reino

O reino dos céus não se refere à realidade deste reinado, mas ao seu reconhecimento universal, especialmente quando administrado pelo regente escolhido de Deus. Começando com Abraão, a quem foi prometido reis como filhos (Gênesis 17:5-6), a Escritura olha para o dia em que todas as nações se curvam a Yahweh e de bom grado servem ao Filho de Davi, através do qual o Senhor exerce seu domínio de forma mais visível (Amós 9: 11-15 , Zacarias 14:16 ).

Ideias diferentes sobre como o reino virá estão presentes no judaísmo no século I dC. Uma visão popular anseia por um Messias que será um governante militar, chutando assim Roma para fora da Terra Prometida e estabelecendo Israel sobre todas as nações.

Embora João Batista saiba que o reino está próximo, parece que ele não entende de forma clara quanto à maneira exata em que ele virá (Mateus 11: 1-19). No entanto, João entende que os judeus em seu dia não estão prontos para o reino.

No primeiro século, os “pecadores” gentios são lavados com água quando se convertem ao judaísmo, mas os judeus são raramente, se alguma vez, batizados para a confissão e perdão dos pecados (3:5-6). Como João prega na Judéia, ele chama mesmo o povo da aliança de Deus a se arrepender de suas transgressões. Ele entende que sua falta de contrição está causando seus problemas e sabe que ser um judeu exteriormente não é suficiente para assegurar para si um lugar no reino (vs 7-10).

Óbvio dizer que a mensagem de João é impopular com aqueles que encontram segurança em sua etnia.

A Mensagem do Reino Atualmente

Nos dias atuais parece que a mensagem para muitos ainda não está clara, pois assim como os judeus acreditavam que o Messias viria para dar vitória militar, domínio terreno, muitos acreditam que o evangelho é apenas um trampolim para uma vida financeira, sentimental, estável, e é muito claro que essa não é a mensagem.

Note que o reino de Deus não veio com força militar, como era esperado popularmente, mas na vida, morte e ressurreição de Jesus. Embora predito pelos profetas, muitas pessoas perderam esta verdade. Hoje, muitas igrejas esperam que o reino venha através de programas, conhecimento cultural e legislação política. Que nunca acreditemos nessa falsidade.

Fonte: Tabletalk Devotions with R.C Sproul