O que é o Livro da Vida? O meu nome está escrito no Livro da Vida?

Definição / Significado: O Livro da Vida é um registro escrito por Deus antes da criação do mundo, listando as pessoas que viverão para sempre no reino dos céus.

O termo aparece tanto no Antigo Testamento e Novo Testamento. Nos Salmos, aqueles que são obedientes a Deus entre os vivos são considerados dignos. Em outras ocorrências no Antigo Testamento, a “abertura dos livros” normalmente se refere ao Juízo Final. O profeta Daniel menciona uma corte celestial ( Daniel 7:10 ).

O Livro da Vida no Judaísmo

No judaísmo, hoje, o livro da vida desempenha um papel na festa conhecida como Yom Kippur , ou Dia do Perdão . Os dez dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur são dias de arrependimento , quando os judeus expressam arrependimento por seus pecados por meio de oração e jejum.

A tradição judaica diz que Deus abre o livro da vida, e estuda as palavras, ações e pensamentos de cada pessoa cujo nome ele escreveu lá. Se as boas ações de uma pessoa superam seus atos pecaminosos, seu nome permanecerá inscrito no livro por mais um ano.

No dia mais sagrado do calendário judaico – Yom Kippur, o dia do juízo final – o destino de cada pessoa é selada por Deus para o próximo ano.

O Livro da Vida no Cristianismo

Jesus Cristo faz alusão ao Livro da Vida, em Lucas 10:20 , quando ele diz para que os 70 discípulos se alegrem, porque “os vossos nomes estão escritos nos céus.”

Paulo diz que os nomes de seus colegas missionários “estão escritos no Livro da Vida.” (Filipenses 4:3, NVI )

No Juízo Final, os crentes em Cristo possuem a certeza de que seus nomes estão registrados no Livro da Vida do Cordeiro, e que eles não têm nada a temer. O Cordeiro, é claro, é Jesus Cristo ( João 1:29 ), que foi sacrificado pelos pecados do mundo. Os incrédulos, porém, serão julgados em suas próprias obras, e não importa o quão bom essas obras eram, eles não podem ganhar essa salvação, pois ela é dada “gratuitamente” por meio da fé em Jesus Cristo.

“E aquele que não foi achado inscrito no Livro da Vida, foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:15, NVI )

Alguns cristãos acreditam que uma pessoa pode perder a sua salvação a ponto de ter “apagado” o seu nome no Livro da Vida. Eles citam Apocalipse 22:19, onde há uma situação específica onde alguém pode ter seu nome apagado do livro.

Os crentes que possuem a segurança eterna afirmam que Apocalipse 3:5 é garantia de que Deus nunca apaga um nome do Livro da Vida. Argumentam ainda que Deus, que conhece o futuro, nunca iria listar um nome no Livro da Vida, em primeiro lugar se ele teria que ser apagado depois.

O Livro da Vida assegura que Deus conhece seus verdadeiros seguidores, mantém e protege-os durante a sua jornada terrena, e leva-os para casa para Ele próprio no céu quando morrem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *