Por que muitas pessoas perdem a fé em Deus?

Pode não parecer, mas milhares de pessoas, perdem completamente a fé em Deus, ou as vezes parcialmente, deixando esfriá-la a tal ponto que não conseguem mais orar ou ler a Bíblia.

Por incrível que pareça isso é bastante comum, não só no Brasil como também em todo o mundo.

Listamos cinco fatores que mais influenciam uma pessoa perder a sua fé em Deus, é claro que existem ainda muitos outros fatores, pois se trata de algo extremamente pessoal, mas na maioria das vezes um desses fatores está presente.

1) Um acontecimento trágico

Pode ser a perda de um filho para alguma doença, um abuso de alguém conhecido, algo natural que trouxe prejuízos como perda da casa, do carro. Poderia ser a falência da empresa ou ainda ser enviado para a prisão quando inocente.

Muitos acontecimentos trágicos podem causar aos cristãos um questionamento de sua fé. Enquanto a maioria dos cristãos vão reafirmar sua fé no meio de uma crise , muitos outros vão rejeitá-la.

2) Decepção com a Igreja

Pode ser hipocrisia perceptível a partir de membros da igreja, uma luta na igreja, e / ou ainda ser condenado ao ostracismo pela igreja, em vez de cuidados em tempos de necessidade.

Em muitas igrejas, o membro é negligenciado, não sendo cuidado em momentos de prova, dor ou luto, e dessa forma muitas pessoas abandonam a fé por causa da própria igreja.

Existe ainda uma decepção terrível ao saber que líderes da igreja estão envolvidos em casos de corrupção, desvio de dinheiro, enriquecimento com o dinheiro dos fiéis e ainda abuso sexual.

3) Decepção na forma como Deus deveria agir

Muitas pessoas acreditam que depois de um tempo que estiveram na igreja nunca tiveram suas orações atendidas, pode ser uma cura, um sucesso financeiro, uma promoção no trabalho, uma esposa ou um marido, geralmente se trata de um benefício não atendido por Deus.

Alguns se decepcionam porque pediram sinais e não obtiveram resposta, ou ainda pediram dons e também não foram atendidos, na maioria dos casos se sentem rejeitados por Deus e acabam por abandonar a fé.

4) Conhecimento sobre teorias, teologias e filosofias

Os escribas e fariseus eram pessoas extremamente sábias e que conheciam o Velho Testamento muito bem, geralmente se dedicavam ao estudo e zelo da palavra e os escribas tinham a função de realizar cópias do velho testamento.

Ainda assim Jesus os afrontava com frequência e de forma bastante dura. Ainda hoje muitas pessoas por aprender dezenas de teorias diferentes, acabam em colocar em check muitos dos acontecimentos bíblicos, passando a viver mais na letra do que no espírito, e quando não perdem totalmente a fé, deixam-na esfriá-la.

É claro que isso não acontece com todos, e também não significa que não devemos estudar teologia para aprender mais da palavra, mas o curso deve ser bem escolhido, para que ao invés de ter sua fé reafirmada, passe a questioná-la.

5) Conclusão

Na grande maioria dos casos percebemos que uma pessoa perde sua fé, porque ela não estava direcionada a Cristo de fato, mas sim em fatores externos, como algum benefício, ou ainda em pessoas, como líderes ou membros da igreja.

Infelizmente grande parte das pessoas procuram um culpado pelos seus problemas e Deus é colocado como o responsável, quando na verdade não é feita uma análise profunda de onde a pessoa está errando.

Enfim essas são grandes armadilhas e temos convicção que uma pessoa que tem sua fé totalmente cravada em Cristo, jamais irá perdê-la, colocando sempre o Senhor na frente de sua vida, e glorificando-o mesmo nos momentos de luta.

Comments

  1. N e blasflemando, mas vou contar alguns dos fatores q me fizeram perder a fé.
    Desde pequeno eu ia a igreja evangélica
    Já escutei um monte de coisa dizendo q Deus ia fazer e acontecer coisas boas maravilhosas q eu ficava mto maravilhado com tudo aquilo q eu escutava.
    Bom pra resumir. Hj eu tenho 34 anos de idade já com cabelos brancos e com algumas rugas nos rosto mais feio do q eu já era de quando eu era mais jovem.,
    E ate hj só aconteceu pequenas coisas,mas o mais importante delas nada ate hj.
    E só escuto o disser de algumas “pessoas mto religiosas q e esperai com paciência no senhor.”
    Como eu falei hj eu estou com 34 anos.
    E com aspecto de 45., e nada muda., eu sou o cara q mais perdi na vida em todas as áreas dela.
    N estou blasfando., mas pelo oq eu entendo da bíblia e q mtos seram chamados e poucos seram os escolhidos.
    Então por todos esses anos e por nada ter se concretizado na minha vida., eu cheguei a uma conclusão.,q fui chamado mas n sou um escolhido.
    E entendendo isso eu larguei a fé. Pq oq me valhe crer e nada mudar escutar e nada acontecer? De nada neh!
    Boa noite a todos?

    1. Eu também perdi a fé, amigo. Tenho 31 anos e também acreditei nisso desde pequeno. Tanto é que virei ateu. E agora, por incrível que pareça, sou uma pessoa melhor. Respeito que crê, mas eu desisti.

  2. Por alguns acontecimentos comigo ,e na forma que vejo o mundo , percebo que nada vale a fé , e não acredito que se Deus existe ele e bom ,simplesmente pq deu o livre e árbitro para o ser humano ele fãs oque quer mas quem sofre são os inocentes e na maioria das vezes o inocente e forçado a ter a tal de e crer que aquilo de ruim aconteceu por vontade de Deus ,se existe o céu não tem vaga pra todo mundo então não vale nada vc aqui na merda da terra se vc não for um escolhido ,a falta de fé e tanta fome na terra , destruições , assassinatos, tragédias , guerras ,e ao meio tudo isso dizer Deus é bom se Deus existe e fosse tão bom destruiria o diabo não o deixava a solto pra atentar as pessoas e ordenar a fazer tantas coisas ruins e Deus parece só assistir e ficar quieto como se fosse um a coisa normal portanto diante disso minha tal fé está b danificada.!

  3. As pessoas se confunde muito com o deus da bíblia ou de outra religião. Existe uma inteligência superior mas não é o deus de amor justiça e etc. Mas um ser que age como quer e quando quer a alguma pessoa ele tem amor e outras não ele disse tenho misericórdia de quem quero e não tenho de quem não quero. Mas o que vale na vida e a nossa inteligência e Trabalho duro .

  4. Nasci e me criei na igreja evangélica e cheguei a conclusão que não sou uma das escolhidas também… recebi cada profecia de arrepiar desde a infância até aqui… nada aconteceu

    1. Sei como é esse sentimento. Tenho 28 anos e sempre procurei ser uma boa pessoa, tentei ser um bom filho, amigo, irmão. Enfim, tentei sempre fazer o que certo. Porém, com o tempo fui colecionado fracassos e fracassos, mesmo assim sempre esperançoso que tudo acontece no tempo de Deus, mas chegou um determinado tempo que comecei esfriar na igreja, fui perdendo a esperança ao poucos, e hoje, não é que eu não acredite em Deus que ele bom etc. Simplesmente como alguns falaram, acho que não sou um dos escolhidos.

  5. Acredito que Deus exista, e que ele é poderoso, só não entendo porque Deus não faz nada pelos inocentes que sofre, e não faz nada pelas tragédias e violência que se alarga no mundo, já fui em muitos lugares pra tentar ter intimidade com Deus, más na prática é como se Deus não existisse, e como se Deus fosse uma lenda

  6. Eu só faço uma pergunta pra vcs,é por amor que sigo a Cristo,não quero nada dele se ele me der está ótimo se não ele continua sendo o meu Deus,e faço outra pergunta o que os discípulos de Jesus ganharam em largar tudo e segui lo?Todos morreram e alguns de forma horrível foi por amor esse é o Evangelho de Jesus Cristo,amor,Deus abençoe.

  7. BOM dia para todos. Porque perdemos a fé? Uma pergunta , olha para mim ninguém perde o que nao têm. Pois a fé é confiança, confiança é certeza. Fé é compromisso com a palavra de Deus. Pois fé cem pelo ouvir a palavra de Deus. O que precisamos é ter relacionamento com o nosso pai JESUS CRISTO, pois sem relacionamento nao á crescimento.

  8. É bem complicado quando as pessoas estão somente interessadas no seu próprio benefício…. Deus pra tudo tem um porque, e se você não conseguiu nada ainda, é porque você viveu uma vida inteira pensando nisso, no que Deus pode te dar, ao invés de tentar ter algo com Ele, intimidade, conhecimento, saber realmente o que Ele quer de você e não só o que vc quer dEle….. Não é o lugar que fará você ter intimidade com Deus, você é o proprio lugar, você é a casa dEle…..

  9. a todos voces, Deus existem nao percam a fé nele, esqueceram que Jesus disse: que no mundo teremos afliçoes, mas se formos fortes e esperançosos venceremos, Paulo, tambem, disse: que o sofrimento desse mundo sera passageiro e que a eternidade sera superior a tudo que conhecemos; tambem, nao podemos esquecer de nossos primeiros irmaos do velho imperio romano, que preferiram morrer a fio da espada ou ser comido por leoes do que aceitar as injustiças desse mundo. Portanto, por mais que doi a alma, o espirito, a carne resistam até o fim por que a recompensa que vira e nao nessa vida mas a eterna é inimaginavel. Renovem a fé de todos voces hoje mesmo, e aquelas pessoas que fizeram mau a todos voces, voces veram serem julgadas diante do trono de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *