Por que do coração procedem os maus pensamentos?

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Mateus 15:19

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Marcos 7:21

do coração do homem

Em determinado momento Cristo foi mais uma vez questionado com acusações pelos escribas e fariseus, assim como hoje era tradição lavar as mãos antes da refeição e os discípulos não o faziam.

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Mateus 15:2

Logo a frente Jesus declara:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Mateus 15:17,18

Com essa frase Jesus Cristo escancara o caráter e a intenção do coração dos Escribas e Fariseus que o questionaram, mais uma vez os religiosos da época procuravam uma forma de desacreditar a pessoa de Cristo diante das pessoas, porém o Senhor mostra claramente que o problema não era o que se comia, mas sim a mau intenção do coração deles.

intenção do coração na Bíblia

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. Romanos 8:27

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Mateus 5:8

Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:34

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45

maus pensamentos

É comum encontrarmos as palavras pensamento e coração sendo utilizadas em conjunto, analisando as escrituras entendemos que o pecado nasce no pensamento do homem, esse alimentando esse mau pensamento começa a gerar o pecado.

Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si, Lucas 9:47

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mateus 22:37

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28

Cristo pode mudar a intenção do coração

O evangelho nos ensina como mudar a intenção do nosso coração e os nossos pensamentos:

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Colossenses 3:2

Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 1 Pedro 4:1

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16

Conclusão

Sempre haverá uma guerra em nossas mentes, um cristão não pode se alimentar com aquilo que lhe trará consequências em seus pensamentos, logo isso passará a tender para o pecado, você pode combater utilizando a Bíblia e a oração.