Os cristãos devem ouvir música secular?

É pecado ouvir música secular ou mais conhecida como do mundo? Eles deveriam?

Esta questão surge muito. Então, novamente, como humanos, estamos sempre à procura de limites – algo para nos dizer o que é certo e o que é errado. Algo que podemos fazer e observar, também conhecido como lei.

Então, para quem procura uma resposta simples: depende. Ouvir música secular / mundana pode ser, mas nem sempre é pecado.

Referências Bíblicas

Podemos usar algumas referências bíblicas para ter um norte sobre o assunto. Jesus recebeu uma pergunta semelhante, não sobre música, mas sobre ingestão de alimentos.

E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. Mateus 15:15-20

Jesus deixa claro que o pecado era o que estava de dentro para fora, e não o que está fora para dentro. O problema é que somos influenciados pelo que está lá fora. Isso vale praticamente qualquer coisa na vida, informação, comida e música.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:22,23

Então, a questão não é tanto sobre “o que é pecado e o que não é?”, Mas sim quais influências você vai deixar sua vida.

Alguma música (ou outro entretenimento) é descaradamente pecaminosa. Existem muitas músicas inclusive entre as mais tocadas que estão claramente em discordância com as escrituras, e isso deveria deixar qualquer cristão no mínimo entristecido.

E sobre a música “moralmente neutra”?

Bem, então, a questão não é tanto sobre “o que é pecado e o que não é?”, Mas sim que tipo de influencia você vai decidir investir na sua vida.

Curiosamente, muitas pessoas não costumam perguntar: “Ler um livro secular é pecado”? Ou “Ver um filme secular é pecado?” Nós lemos o dia todo – jornais, artigos úteis, documentários, Star Wars, Vingadores, etc.

Nós (geralmente) sabemos ficar longe de material que nos corrompe moral ou espiritualmente. Sabemos que devemos desviar nossos olhos (ouvidos) das coisas más. O que é o mal? Essa é uma questão complicada. Melhor procurar o que podemos reconhecer como bom, nobre, puro, saudável para a minha alma como descrito em Filipenses.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:8,9

Então, se você sentir vontade de ouvir a sua banda secular favorita, está certo, e se há convicção de que você não está fazendo qualquer coisa para prejudicar seu relacionamento com Jesus, então você não encontrará condenação aqui, mas tenha cuidado para não confundir um amigo que não o faz.

No entanto,mesmo que você não encontre uma condenação, você sempre encontrará um desafio. Deus pode usar tudo o que Ele quer usar para falar conosco, sim, às vezes até música e entretenimento secular.

No entanto, a única coisa que devemos proteger com todo nosso coração e força é o nosso relacionamento com o Senhor. Nosso inimigo também está procurando maneiras de tornar muito fácil afastar nossos olhos e ouvidos de Jesus.

O Senhor nos pede para fixar nossos olhos sobre Ele. É a melhor coisa para nós. Tudo o que você quer da vida está embrulhado no seu dia a dia, cheio de graça, cheio de obediência com Jesus. Então você deve se perguntar, a música que eu ouço me ajuda a andar com Jesus ou não. Somente você pode responder isso sob a direção do Espírito Santo.

Como Paulo diz:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23