Por que Deus rejeitou a oferta de Caim e aceitou a de Abel?

Caim e Abel , filhos de Adão e Eva, no decorrer do tempo “trouxeram ofertas ao Senhor (Gênesis 4:3). Sem dúvida, eles estavam fazendo isso porque Deus tinha revelado, ou orientado de como realizar esse ato para eles. Alguns questionam : “Como Caim e Abel sabiam que deviam ofertar?” A resposta é que Deus provavelmente os instruiu.

Uma das teorias mais aceitas é de que a oferta era para ser uma expiação substitutiva, porque lemos em Hebreus 11:04 “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que Caim. “Quando Abel realizou a oferta, foi pela fé que ele o fez, ele levou “partes de gordura de alguns dos primogênitos do seu rebanho” (Gênesis 4:4). O Senhor olhou com agrado para Abel e sua oferta, e foi aceita.

Seu irmão Caim trouxe “alguns dos frutos da terra” (Gênesis 4:3). Mas, Caim e sua oferta o Senhor não olha com favor. Nós não sabemos como Ele expressou Sua rejeição, mas parece evidente. Na epístola de Judas, versículo 11 , lemos: “Eles tomaram o caminho de Caim”, referindo-se a homens sem lei. Isso pode significar que eles, como Caim, desobedientemente inventaram suas próprias formas de adoração, eles não vieram pela fé. A oferta de Caim, enquanto aceitável aos seus olhos, não era aceitável para o Senhor. O resultado foi que Caim ficou muito irritado e, mais tarde , no campo, ele matou seu irmão Abel (Gênesis 4:8).

Mais uma evidência de que provavelmente esse foi o motivo de Deus não ter se agradado da oferta de Caim, é que o Senhor o alerta com os seguintes dizeres “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?…” Gênesis 4:7, parece certo de que Deus havia dado uma segunda oportunidade para Caim realizar a oferta da forma correta, uma oferta expiatória.

Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele se tornou o sacrifício substitutivo pelos nossos pecados. Ele morreu em nosso lugar, e ressuscitou dos mortos para que pudéssemos ter a vida eterna com Deus. Como Abel fez o seu sacrifício pela fé, aceitamos a morte de Jesus pela fé. Por esse motivo não precisamos mais realizar sacrifícios de animais.

Existe ainda uma segunda teoria que diz que a oferta de Caim não foi aceita por causa da inclinação do coração. Enquanto Abel estava com o coração inclinado a oferecer o melhor a Deus como um ato de adoração, Caim entregou “de qualquer jeito” o que não agradou a Deus.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *