O que é o Reino de Deus?

O Reino de Deus é real? Onde é que vai ser estabelecido? Quando ele virá? Como podemos nos preparar para isso?

O que é o Reino de Deus?

É o tema central do ensinamento de Jesus e a mensagem fundamental da Igreja fundada por Ele através de Seus discípulos.

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:14,15

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. Mateus 4:23

E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, Lucas 8:1

O evangelho do Reino de Deus

Mateus, Marcos e Lucas igualmente gravam a mensagem de Jesus, ou seja, o “evangelho” ou “boas novas” do Reino. Em alguns versos você encontrará menções a Reino dos céus (Mateus 4:17; Mateus 5:3, 10, 19-20) e Paulo também se referiu como Reino de Cristo (Efésios 5: 5). O nome predominante na Escritura é “o reino de Deus.”

O Reino de Deus está presente nos ensinamentos e em diversas parábolas mencionadas por Jesus, em Mateus 25:34 Ele afirma que é um lugar que está preparado antes mesmo da fundação do mundo.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34

Depois de treinar seus 12 discípulos, Jesus enviou-os “para pregar o reino de Deus e a curar os enfermos” (Lucas 9:2). Depois de Sua crucificação e ressurreição, Jesus apareceu diante de seus discípulos e continuou “falando das coisas concernentes ao reino de Deus” (Atos 1:3).

Mais tarde, Paulo também descreveu seu ministério como pregar “o reino de Deus” (Atos 14:22; Atos 19: 8; Atos 20:25; Atos 28:31; 1 Coríntios 6: 9-10, 1 Coríntios 15:24) e referiu-se a seus companheiros ministros como “trabalhadores para o reino de Deus” (Colossenses 4:11).

Um lugar literal ou um reino figurativo?

Entender se o Reino de Deus que Jesus se referiu se trata de um lugar literal ou apenas simbólico é complicado, uma vez que Jesus veio pregando que o Reino estava “próximo” (Marcos 1:15), alguns pensam que é, literalmente, aqui na terra através da Igreja, ou figurativamente em nossos corações. Outros, reconhecendo que “carne e sangue não podem herdar o reino de Deus” (1 Coríntios 15:50), dizem que não é aqui ainda, mas que é um lugar futuro.

A Profecia de Daniel

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Daniel 2:44

O Reino de Deus vai, assim, substituir os governos desta terra. Falando aos Seus discípulos, Jesus disse: E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Marcos 4:11,12

O que os discípulos entenderam? O que Jesus e os profetas predizem? Um estudo cuidadoso das Escrituras proporciona clareza.

O Reino de Deus é provavelmente um reino literal. Deus deu ao rei Nabucodonosor um sonho de uma imagem de um homem com uma cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro. Deus revelou o significado do sonho através de Daniel, mostrando que haveria quatro impérios-governantes do mundo (Daniel 2: 31-43). A história nos mostrou que estes eram da Babilônia, Medo-Persa, Greco-macedônio e Romanos.

O Reino de Deus será estabelecido na Terra quando Jesus voltar. O tempo que o Reino será estabelecido será depois da volta de Cristo à terra.

E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15

Como entrar no Reino

Nós nos preparamos para o Reino vivendo de acordo com as regras do Reino agora. Explicando como se pode entrar no Reino de Deus, Jesus disse a Nicodemos que é preciso “nascer de novo” (João 3: 1-8). Este processo começa com o arrependimento e o batismo, o que significa a morte do homem pecador e o início de uma nova vida dedicada a Cristo (Romanos 6:1-5). Culmina em uma mudança de carne mortal e sangue para espírito imortal na volta de Cristo (1 Coríntios 15: 50-53; 1 Tessalonicenses 4: 16-17).

Uma vez que embarcamos nesse processo, estamos simbolicamente “transportados” para o Reino (Colossenses 1:13) e nossa “cidadania” agora é descrita como sendo no céu (Filipenses 3:20). Após a conclusão do processo de nascer de novo, seremos transformados em seres imortais e nos tornaremos cidadãos que servem no Reino de Deus. (Apocalipse 1: 6; Apocalipse 5:10).

Conclusão

O Reino de Deus é de fato um lugar literal, e pode ser entendido também como um estilo totalmente novo de vida que começa aqui na Terra.