O que é o Sol da Justiça descrito em Malaquias?

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2

Esta é a última das numerosas profecias messiânicas do Antigo Testamento. Depois disso, houve quatro séculos de silêncio do céu, no que diz respeito às Escrituras inspiradas. Assim, esta profecia deve ter um significado especial.

O Messias (“Cristo”) é chamado de “o Sol da justiça” em contraste com “todos os orgulhosos, sim e todos os que fazem mal” que “queimarão como um forno” quando “o dia vier” (v. 1) – “Grande e terrível dia do Senhor” (v. 5), e “os queimará, diz o Senhor dos exércitos” (v. 1).

O “Sol da justiça” refere-se claramente ao futuro Salvador, pois Ele virá “com cura nas Suas asas”. O sol não tem asas, é claro, alguns comentaristas pensam que esta palavra se refere aos raios do sol, com sua energia vital.

No entanto, a palavra hebraica significa “asas”, e nada mais. É como se o sol subisse rapidamente em grandes asas, dissipando a escuridão do mundo com a sua luz, dispensando a cura à sua alma doente.

O “Sol da justiça”, é claro, não pode ser outro senão o próprio Deus.

Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. Salmos 84:11

É o Senhor Jesus Cristo, a “luz do mundo”.

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

Vem do céu com justiça:

E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 2 Tessalonicenses 1:7,8

Mas “vocês que temem o meu nome” naquele dia “serão meus, diz o Senhor dos exércitos … quando eu fizer minhas jóias” (Malaquias 3:17).

Na última profecia do Antigo Testamento , Cristo é o Sol nascente; na última profecia do Novo Testamento (Apocalipse 22:16) Ele é “a estrela brilhante e da manhã”.

Fonte: icr.org