O que significa não entristeçais o Espírito Santo?

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30

Todos nós experimentamos algum nível de sofrimento na vida. Se é a perda de um ente querido ou simplesmente uma questão inesperada do dia a dia. Mas, uma das coisas maravilhosas sobre Deus é que Ele também é uma pessoa e é capaz de ter emoções.

Como nós, Ele também pode experimentar sofrimento. Visto que o Espírito Santo é Deus, Ele também pode sofrer. Da mesma forma, há coisas que podemos fazer para que Ele sofra.

Vamos separar um momento para entender a partir da Escritura o que significa afligir o Espírito Santo?

Deus é uma pessoa

Como foi dito, Deus é uma pessoa. Portanto, como uma pessoa, esperamos que Ele tenha personalidade. Em 1 João 5:7 vemos o seguinte: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.

A Palavra neste versículo, refere-se a Jesus Cristo (João 1:1, 14). Isso não quer dizer que existem três deuses. Está dizendo que há três manifestações de um só Deus. Um exemplo seria a água, que pode ser gelo, líquido ou vapor.

Não entraremos nisso profundamente, mas o importante é que percebemos que quando o Espírito Santo entra no momento da salvação, faz morada em nós junto com todos os Seus atributos (2 Coríntios 1:22, Efésios 1:9-14, 2 Coríntios 5:5).

Da mesma forma, se somos feitos à imagem de Deus, então temos a capacidade de ter os mesmos atributos de personalidade de Deus (1 João 3:2-3). Esses atributos pessoais são o que nos dá a capacidade de ter personalidade.

Vejamos alguns exemplos:

Ele cria, como visto em Gênesis 1: 1.
Ele destrói, como visto no caso de Sodoma e Gomorra em Gênesis 18 e 19.
Ele fornece, como visto no Salmo 104: 27-30.
Ele se importa, como visto em 1 Pedro 5: 6-7.
Ele ouve, como visto no Salmo 94: 9-10.
Ele odeia, como visto em Provérbios 6:16.
Ele ama, como visto em João 3:16; João 15:13; E 1 João 4: 7-11
Ele é misericordioso, como visto em Deuteronômio 4:31
Ele é gracioso, como visto em Efésios 2: 8-9
Finalmente, Ele se aflige, entristece, como visto em Gênesis 6:6 e Efésios 4:30.

Obviamente que Deus não possui sentimentos da mesma forma que o homem, muitas vezes na Bíblia é utilizada uma linguagem chamada antropomorfismo que é atribuir um sentimento puramente humano para uma atitude relacionada a Deus.

Como afligimos a Deus?

Se você pensar sobre isso, se Deus nos ama e quer que tenhamos um relacionamento pessoal com Ele, então, como pessoa, Ele tem a capacidade de sofrer. Vemos uma boa explicação disso em Salmos 78, onde Deus providenciou tudo o que os israelitas necessitavam, mas ainda assim o afligiam:

Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão! Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel. Salmos 78:40,41

Um outro exemplo está pouco a frente:

Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos. Mas retiraram-se para trás, e portaram-se infielmente como seus pais; viraram-se como um arco enganoso. Salmos 78:56,57

Vemos dessas passagens que os israelitas provocaram a Deus. Eles não guardaram os Seus testemunhos. Eles começaram a se comportar como seus antepassados pagãos idólatras e mentirosos. Finalmente, adoraram outros deuses.

Praticamente falando, fizeram tudo para demonstrar que não amavam a Deus, mas sim amaram os caminhos do mundo.

No Novo Testamento, vemos também menção de como nós, podemos afligir a Deus, é praticamente a mesma que a dos israelitas:

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Efésios 4:17-19

Em linhas gerais os versículos acima mostram o que entristece o Espírito Santo.

O que Deus quer que façamos?

A coisa mais óbvia é que Ele quer nosso amor por Ele por causa do que Ele fez por nós (1 João 4:19). Ele quer que sejamos conformados à imagem de Seu Filho, Jesus Cristo. Em outras palavras, Ele quer que vivamos como Jesus. Vemos isso mencionado em Efésios 4:31-32 e Colossenses 3:12-17.

Conclusão

Uma das coisas maravilhosas sobre Deus é que Ele também é uma pessoa e é capaz de ter emoções. Como nós, Ele também pode experimentar sofrimento. Visto que o Espírito Santo é Deus, Ele também pode sofrer.

Você pode e deve ter um relacionamento pessoal com Ele, aprender mais dEle, ter momentos maravilhosos de comunhão com Ele.

Fonte: What Christian Want to Know