Por que Deus não perdoa Satanás?

Essa é uma questão que intriga a muitos, o fato é que não existe uma resposta “correta” para essa questão, o que existem são teorias e possibilidades.

Precisamos entender por que Deus age de uma maneira com uns e diferente com outros? E segundo, o que sabemos sobre a queda de Satanás e outros seres angélicos?

A primeira questão é sobre a soberania de Deus. Já na história, como no tempo de Abraão, a justiça da ira de Deus contra o pecado era uma preocupação. Foi assim que, quando Deus falou a Abraão, Ele destruiria o povo de Sodoma por sua iniquidade, Abraão pediu piedade deles e declarou este princípio sobre Deus:

O juiz de toda a terra não deve fazer o bem?” (Gênesis 18:25)

Tal confiança em Deus é necessária diante do mal – porque Ele poderia destruir toda oposição a Si mesmo com justiça completa e ninguém poderia acusá-lo de estar fazendo o mal.

Mas só é possível dizer que Ele é bom quando combinamos três verdades sobre Ele: i. Deus é perfeito; ii. Deus é soberano; iii. Deus é misericordioso com os pecadores.

Mas se isso é verdade, por que Ele não tem sido misericordioso com Satanás?

Podemos ver algumas explicações possíveis:

Soberania

– Primeiro, Deus pode ter simplesmente escolhido em Sua soberania não ser misericordioso com Satanás ou outros anjos rebeldes.

A misericórdia não é nem o dever de Deus nem o direito de ninguém, mas é totalmente da Sua livre escolha.

Há uma menção interessante em Timóteo:

Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. 1 Timóteo 5:21

Se refere aos anjos eleitos de Deus, como se os outros que caíram não fossem escolhidos para permanecer servos de Deus, e em 2 Pedro 2:4 nos são ditos que Deus não poupou os anjos que pecaram.

Plano de Salvação

– Em segundo lugar, pode ser que os anjos caídos não estavam incluídos no plano de salvação de Deus. Não se trata apenas de perdão, mas de que a justiça de Deus seja satisfeita.

Ele perdoa o pecado somente com base em que Cristo morreu no lugar dos pecadores – Cristo morreu pelos ímpios (Romanos 5:6-8). Mas só nos dizem que Cristo morreu pelos descendentes de Adão:

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 1 Coríntios 15:22

como em Adão todos morrem, então, em Cristo, todos são vivificados. Os anjos caídos não estavam “em Adão” – eles não faziam parte da raça humana e, portanto, talvez Deus não tenha dado nenhum sacrifício por seus pecados.

Arrependimento

– Em terceiro lugar, suponhamos por um momento que a rebelião de Satanás foi, de fato, coberta pelo sacrifício de Cristo. Os anjos caídos podem simplesmente se recusar a se arrepender.

Certamente, o grande pecado de Satanás era o orgulho em querer tomar o lugar de Deus na criação dominante e ele fez isso com o pleno conhecimento do caráter de Deus. Não há “boas novas” sobre Deus para alguém que já tenha finalmente rejeitado as boas notícias.

Algo parecido é dito sobre a dureza humana do coração:

Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Hebreus 6:4-6

Natureza Angelical

– Em quarto lugar, pode haver algo sobre a natureza dos anjos que impede seu retorno a Deus depois de se rebelar. A Bíblia nos diz que foram criados, para servir a Deus e ao Seu povo (Hebreus 1:14) . Eles são uma ordem inferior de ser do que os humanos, embora seja gloriosa.

Talvez essa ordem inferior inclua a incapacidade de se arrepender ou uma natureza não destinada à salvação. Por exemplo, os animais, simplesmente não há garantia bíblica que serão salvos.

Justificação pela Fé

– Em quinto lugar a Bíblia diz que a Justificação vem pela fé:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:1,2

Satanás por ter visto a Santidade e Glória de Deus não cabe mais a justificação pela Fé, pois, conhece todo o poder de Deus e as consequências do pecado.

Consequência do Pecado

– Em sexto lugar a Palavra nos diz que o salário do pecado é a morte:

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

Deus ainda diz a consequência do pecado logo no início da criação:

mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17

O homem mesmo que justificado pelo sangue do Cristo ainda experimenta a morte física, com os seres angelicais pode não ser possível a destruição de um “corpo” para a salvação do espírito, ou seja, a consequência do pecado é a destruição.

Em resumo, a salvação certamente está disponível para seres humanos que se arrependem e se voltam para Deus para receber Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Esse é um ponto definitivo que cada um de nós deve alcançar em nossas vidas e eu quero incentivá-lo a fazer isso por si mesmo, se você ainda não o fez.