Por que Deus puniu Moisés por atingir a Rocha no deserto?

Em Êxodo, Deus ordena a Moisés que atinja uma rocha e promete fazer a água fluir no deserto para o povo.

Eu estarei à sua espera no alto da rocha que está em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber”. Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel. Êxodo 17:6

Quando Moisés estava no lugar indicado, temos a continuação do relato em Números:

E o Senhor disse a Moisés: “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”. Números 20:7,8

Moisés fez como foi determinado por Deus:

Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado. Moisés e Arão reuniram a assembléia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar? Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. Números 20:9-11

Mas alguma coisa saiu errado:

O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”. Números 20:12

O que aconteceu para Deus tirar Moisés da Terra Prometida?

Por que uma punição tão severa para o que parece uma pequena infração? Havia algo maior ou mais simbólico acontecendo aqui?

Diversos comentaristas ofereceram uma gama de opiniões diferentes sobre o assunto.

Orgulho

Muitos acreditam que o pecado de Moisés foi “pegar” a glória de Deus, por causa do orgulho atribuiu para sí a realização do milagre.

…e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha…

Alguns argumentam que é certo que o povo teria entendido por “teremos” ou “nós” em algumas traduções, que se tratava de Deus, e ainda que o próprio Moisés teria incluído Deus implicitamente.

Era muito claro para o povo, que quem realizava os milagres era Deus, ainda que por intermédio de Moisés.

Desobediência e Falta de Fé

Partindo nessa linha, Moisés teria desobedecido a Deus e realizado a instrução de forma diferente:

…reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água…

O comando ordenado por Deus era claramente o de falar, e ele golpeou, não uma, mas duas vezes a rocha:

…Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara…

Embora esta seja uma teoria plausível, no Centro de Estudos da Tanach, foi levantado a seguinte ideia:

Pode-se argumentar, no entanto, que a repreensão de Moshe é realmente justificada. Ele pode ter entendido o mandamento de Deus de “falar com a rocha” na verdade de “falar sobre a rocha”, isto é, sobre a possibilidade de que ela pudesse “dar água”. Afinal, as rochas não têm ouvidos, mas as pessoas sim! Não é razoável pensar que Deus quer que Moshe fale com as pessoas sobre a rocha, ao invés da rocha em si? – Tanach.org

Falha na Liderança

No Centro de Estudos da Tanach existe uma teoria bem detalhada, de que não foi esse evento específico que tirou Moisés da Terra Prometida.

O que ocorreu foi uma falha na liderança de Moisés:

…vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou.

Este versículo sugere que Moshe e Aharon falharam como líderes. Deus os informa que por causa de seu comportamento, eles são incapazes de levar o povo para a Terra Prometida. Eles são punidos não como indivíduos, mas como líderes nacionais .

Assim, eles são punidos não por uma falha “técnica” em sua execução do comando de Deus, mas sim como resultado de uma falha mais significativa na natureza de sua liderança. – Tanach.org

A Rocha simboliza Cristo

É comum encontrarmos referências de que a Rocha se tratava de um simbolismo de Cristo.

e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. 1 Coríntios 10:4

Além disso quando o Senhor foi perfurado do lado, saiu água, e Ele próprio é quem dá Água Viva.