Por que os evangélicos não oram para Maria?

Para responder a essa pergunta, precisamos diferenciar as crenças de católicos e protestantes em relação a Maria. 

Os católicos acreditam que Maria permaneceu virgem e não teve outro filho a não ser Jesus Cristo, também que foi levada de corpo e alma para o céu, que ela é capaz de realizar petições a Cristo por nós, como intermediadora, e por fim que ela é co-redentora e co-mediadora.

Nem todos os católicos acreditam em todos esses pontos, mas em suma esse são os pontos de discordância entre católicos e protestantes, que não acreditam em nenhum desses pontos.

Grande parte dessas crenças relacionadas a Maria, foram definidas em 2 concílios, o de Nicéia e o de Éfeso.

Dessa forma, os católicos não se baseiam apenas na Bíblia, mas também na tradição e nos concílios, como é o caso do sinal da cruz, que vem da tradição e posteriormente virou um dogma da igreja.

Os protestantes usam apenas a Bíblia como regra de fé, deixando de lado tradições e outros escritos, e baseando na Bíblia podemos utilizar alguns versículos que ensinam de maneira diferente em relação a Maria.

Maria é intermediadora?
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

Maria é co-redentora ou co-mediadora
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28

Devemos orar para Maria?
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;… Mateus 6:9

Devemos pedir algo para Maria?
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14:13-14

Maria teve outros filhos?
E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. Lucas 8:19

Baseado nos versículos acima, os protestantes não seguem a mesma tradição dos católicos, e portanto, não oram, pedem, ou consideram Maria como alguém com poder a mais do que as outras pessoas.

Ainda hoje existem diversas outras interpretações de vários versículos, utilizados para defender a tradição católica em relação a Maria, porém, em uma análise geral é impossível colocar a mãe de Jesus em uma posição igual ao do Senhor.

Comments

  1. Você já parou para pensar que a Bíblia foi traduzida do hebraico?E em hebraico não existe o termo primos?Pois,todos se consideram irmãos,sou de descendência árabe e vejo muito isso no meu cotidiano!Será se você conseguiria Gerar Deus no ventre?Poise Maria só vai ser uma mulher qualquer quando todas as mulheres gerarem Deus no ventre!Salve Maria!

  2. Os catolicos nao colocam Maria de uma forma igual a Jesus, mas nao nega sua importância para a salvaçao da humanidade, pois em Maria o verbo se fez carne por vontade de Deus.E de Maria, Jesus herda o lado humano, capaz de se sacrificar pela humanidade. Ja que Ele sendo apenas Deus , nao poderia se sacrificar. E quanto a virgindade perpetua de Maria, isso nao pode ser contestado atribuindo outros filhos a Maria quando se sabe que esses a quem chamam de irmao de Jesus sao filhos de Maria de Cleofas, tia de Jesus. Portanto esses “irmaos” de Jesus ,sao seus primos.Mas isso nem um protestante lê, nem explica. O que mostra que o protestantismo é algo que vive prioritariamente pra causar a discordia, a mentira, a divisao. Como pode alguem menosprezar a mae de Jesus, que se fez escrava de Deus,(Lc 1,38). A propria Isabel CHEIA DO ESPIRITO SANTO, disse: “Você é BENDITA entre as mulheres , e BENDITO é o fruto do seu ventre! Como mereço que a MÃE do meu Senhor venha me visitar?”(Lc1,42s). Essas aclamaçao de Isabel mostra a grandeza que a MÃE do Senhor possui diante de todos. Os catolicos assim como a propria Virgem fala em seguida, sao concientes de que tudo que Ela recebeu foi por benevolencia de Deus. O que demonstra mais uma vez o carinho de Deus por Maria. Na Biblia nao se encontra uma má açao de Maria. A unica recomendaçao que Maria faz na Biblia para nós é:” façam tudo o que Ele vos disser”(Jo2,5). E quem fez mais o que Jesus disse se nao Maria? Que abdicou de todas as suas vontades em nome de Deus. Por fim digo que os Concilios só servem para unir os Cristaos e professar a verdade sobre a Fé. Quem nega os concilios nega a unidade em Cristo e passa a atacar o proprio Cristo, quando ataca a honra de sua Mãe. Como amar a Cristo e nao amar sua Mãe?

    1. Perdão…

      …É pobre demais seu comentário.

      Veja, se não há do hebraico para o grego a palavra PRIMO…

      …você mesmo (a) afirma que era sua Mãe. E não outra Maria !!!

      HÁ ou não MÃE no hebraico ???

      Se em seu conceito há, ela foi a mãe de Jesus e de seus irmãos.

      Se não há, então tá complicado pra conveceres alguém à acreditar em sua teórica de primos e não irmãos.

      É HÁ mais textos à cerca de sua família, que não acreditavam n’ele.

      Se a mando de Deus, é dito pra José não à abandonar…

      …achas realmente que Ele não se casou com Ela ???

      E que não tiveram relações sexuais ???

      Ou pensas realmente que José era um banana da vida ???

    2. Gostaria de ajudar…
      Nós evangélicos, não pensamos em estar “desrespeitando” a Maria ou desonrando a sua pessoa, mas simplesmente levando à sério o que ela mesma disse…” Fazei tudo conforme Ele manda ” (grifo meu). E outra: Como Maria oraria à si mesma? Ainda mais sabendo que ela era de origem judaica. Pois os judeus não se curvam à ninguém que não seja a Deus. E certamente ela jamais permitiria que alguém se curvasse à ela (nem os anjos não aceitam isso) conforme a escritura. ..
      Espero ter ajudado neste breve comentário. Abraço a todos. Deus os abençoe em nome de Jesus.

    3. Muito bom o seu comentário, Gabriel. Você apenas explicou de forma simples o que é difícil para outros entenderem. Não julgou nem menosprezou aqueles que não pensam igual. Parabéns!

  3. Peço A Deus q tenha misericórdia da vida d vcs irmãos protestante, pq nao salvar almas? E sim ficar lutando pra converter o católico? Espero q vcs cheguem ao céu para se depararem com a rainha, a mãe de Jesus, imagina a cena… Kkkk, a minha religião não é fundamentada em Lutero e sim e Cristo q entregou tudo a pedro, q é o primeiro papa da igreja, vcs quando católicos nunca leram a bíblia, nunca fizeram jejum, nunca foram a uma vigília, nunca pediram perdão e muitos infiéis a suas esposas e beberroes, e agora Cristo te renovou? Vc é um sem vergonha q nunca procurou jesus na igreja e agora anda com a bíblia de baixo do braço falando mau de Maria e se diz salvo, em fim satanás criou a ideia de desturpar a figura de maria e vcs aceitaram como mero seguidores de pastorzinho de fundo de quintal q rouba vcs, vcs fizeram a igreja de Deus de comercio e ainda vendem tudo pra enganar os bestas q acham q a bênção vai vir em dobro, sou católico e prático a minha fé, não mude de religião mude de vida.

    1. O autor colocou tudo no post, de acordo com a palavra de Deus… Não dá pra orar pra Maria, ela não é intercessora, mesmo que o catolicismo queira, Deus não quer, está muito evidente na Bíblia. Quanto ao comércio envolvendo o evangelho infelizmente existe por causa da ganância do homem, mas não creio que você seja tão inocente a ponto de acreditar que é uma prática só de protestantes. Ou preciso te lembrar das vendas de indulgências e “salvação de mortos” pelas autoridades católicas? Isso foi só um ponto de vários outros combatidos pelo Lutero que você despreza. Mas o verdadeiro cristianismo já existia bem antes, e não se trata da igreja católica romana…

    2. homem cuidado pensares k a igreja protestante é um comércio enquanto que a católica é a mãe da parada!
      veja coisas importantes no evangelho!
      os católicos k consideram Pedro o primeiro papa mas Pedro não se considera papa!

  4. Fui católico até os 10 anos entrei pra igreja evangélica com essa idade sai da igreja evangélica com 20 anos pois sempre tive dentro de mim uma religião católica aprendi muito na igreja evangélica mas as vezes tenho muitas dúvidas mexem com a minha mente eu nunca adorei imagem nenhuma mas sempre peço pra Deus inteligência força e sabedoria como fui evangélico é errado eu pedir as coisas pra nossa senhora mesmo em oração sem olhar pra imagem nenhuma???

  5. É obvio que os protestante não tem como seguir Tradição, já que eles surgiram depois de 1.500 anos do cristianismo com Lutero! E Quanto mais as denominações mais recentes!!! A Igreja Católica segue a Tradição porque ele existe desde os Apóstolos!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *