Uma coisa pedi ao Senhor

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Salmos 27:4

Uma coisa pedi ao Senhor

O desejo do salmista não era tornar o templo material em sua residência permanente, ele sabia das necessidades e deveres da vida, não aspirava ficar ocioso sob a pretensão de adoração.

Sua realização não depende de onde estamos, mas do que pensamos e sentimos; Pois todo lugar é a casa de Deus e o que o salmista deseja é que ele possa manter a consciência ininterrupta de estar na presença de Deus e estar sempre em contato com Ele.

Isso parece difícil, e as pessoas dizem: “Impossível! Como posso superar o meu trabalho diário e estar perpetuamente pensando em Deus e em Sua vontade e conscientemente realizando a comunhão com Ele?”

Todo homem que já desejou tal aspiração como esta conhece as dificuldades de concretizá-la. E, no entanto, sem entrar em questões espinhosas e inúteis sobre se a continuidade absoluta e ininterrupta da consciência de estar na presença de Deus é possível ou não para os homens, vamos olhar para a questão que tem muito mais a ver com a nossa condição presente.

Uma linha ininterrupta de comunhão consciente com Deus é o ideal; E isso é o que este cantor desejou e iria buscar. O sentido mais profundo do desejo do salmista é que sua devoção a Deus se difunda todos os dias ao invés de estar fragmentada aqui e ali de vez em quando.

O salmista desejava quebrar a distinção entre sagrado e secular; Para consagrar o trabalho, seja ele qual for. Ele tinha aprendido o que tantos de nós precisamos aprender muito mais profundamente, que o fato de sermos cristãos não significa necessariamente que temos um relacionamento com Deus.

Todos os dias da minha vida

Hoje parece ser muito fácil fazer uma divisão entre os dias seculares e os “santificados”, é como se domingo dedicássemos a Deus, mas a segunda essa podemos dedicarmos as “coisas do mundo”, ou ainda os cinco minutos da manhã, ou os menos de cinco minutos à noite, como “separados” a Deus.

O comportamento de um casal apaixonado pode ser utilizado perfeitamente como exemplo de um relacionamento “ideal” com o Pai, eles se falam o tempo inteiro e durante todo o dia o pensamento e o desejo mais forte é de estarem juntos.

O Senhor em diversos momentos na Sua Palavra relata esse tipo de amor por nós, e quando compreendemos verdadeiramente esse amor, é possível pedir e buscar essa intimidade.

Contemplar a Formosura

Claramente o salmista não se referia a uma beleza física, mas aos atributos divinos, quando entendemos o caráter de Deus, sua Santidade, então podemos contemplá-lo, e confiar completamente as nossas vidas a Ele.