Uma das maiores contradições da Bíblia

Quando as pessoas criticam a Bíblia, muitas vezes eles apontam contradições da seguinte forma: “A Bíblia diz neste versículo X, mas nesse outro diz o contrário! ” Isto prova , segundo eles, que a Bíblia não pode ser o livro de Deus , tratando-se apenas de um livro qualquer escrito por homens.

Geralmente é fácil mostrar que alguns versículos mostram apenas “aparentes” contradições, muitas vezes se trata de números, em tal versículo diz que haviam X soldados em Israel, em outro diz que existiam Y soldados, causando uma aparente contradição. Se interpretarmos a Palavra de Deus corretamente, geralmente seremos capazes de mostrar como ambos os versos ou passagens são verdadeiros.

No entanto, às vezes não é tão fácil . Às vezes é muito difícil . Às vezes, parece quase impossível. Uma dessas passagens “difíceis” é Tiago 2:24 , provavelmente a maior “contradição” na Bíblia. Essa passagem é responsável por trazer dúvidas em muitos cristãos sobre o seu verdadeiro significado.
Em pelo menos três versículos de Romanos o apóstolo Paulo diz que somos salvos pela fé sem obras (Romanos 3:20, 28 , 5:1 ) .

Mas quando nos voltamos para Tiago 2:24 , lemos: Um homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.

O problema é óbvio, não é? Muitos versículos da Bíblia ensina que somos justificados pela fé em Cristo. Mas Tiago diz que fé sem obras não é suficiente.

A importância do entendimento correto

O cuidado em interpretar corretamente esse versículo é gigante, pois se trata do assunto mais importante de todos – como os pecadores são salvos.

Estas declarações opostas podem ser conciliadas? Eu acredito que podem, e é a chave para entender que, apesar de Paulo e Tiago ambos falarem de justificação , eles estão falando sobre dois tipos diferentes de justificação.

Precisamos olhar para o contexto geral e as palavras utilizadas em todo o livropara descobrir o que de fato cada palavra significa. O contexto faz toda a diferença.

Por exemplo, se você perguntar para um marinheiro: : “Você vai navegar? ” É quase óbvio que se trata de um passeio marítimo, mas se você está sentado em um computador e o pai lhe diz: “Você vai navegar? ” Estará se referindo a internet.

O Ambiente e o Contexto fazem a diferença

Então, qual o contexto de “justificação ” em Romanos e em Tiago?

Em Romanos , o contexto é a nossa posição diante de Deus. Nesse sentido, Deus nos justifica pela nossa fé , Ele conta -nos como justos por causa da fé que só Ele pode ver.

Em Tiago , o contexto é a nossa posição diante de pessoas , o seu ponto de vista e o veredicto das pessoas sobre nós. Nesse sentido , as pessoas nos justificam pelas obras, eles concluem que somos justos por causa das boas obras que vêem em nossas vidas (sendo incapaz de ver se a fé está em nossos corações ).

Toda a carta de Tiago é sobre cristianismo prático – como devemos viver a nossa fé. Capítulo 1 fala sobre colocar a Palavra em prática e não apenas ouví-la (v. 22) , cuidar dos órfãos e das viúvas (v. 27) , manter-nos longe da corrupção do mundo (v. 27) . Capítulo 2 diz: ” Parem de ser esnobes” (vv. 1-13) .
Capítulo 3 é sobre a forma como usamos nossa língua, capítulo 4 aborda o conflito relacional e o capítulo 5 nos chama para lidar de forma justa com os nossos funcionários e pagar nossas contas em dia. É tudo sobre a prática visível do cristianismo.

Sem Surpresas

Nenhuma surpresa , então , quando chegamos à última parte do capítulo 2, Tiago está totalmente focado na necessidade da fé para produzir obras , frutos, evidência de vida espiritual , etc.

Não é sobre o nosso relacionamento com Deus , mas a nossa relação com outras pessoas. Não é sobre como Deus nos vê, mas como as pessoas nos vêem . Não é sobre como podemos obter a vida eterna, mas como podemos demonstrar que a temos.

A maior contradição não é Romanos contra Tiago. A maior contradição , diz Tiago, é um cristão sem boas obras.

Comments

  1. No final do livro de Mateus Jesus faz um sermão escatologico. Ele diz que irá separar as ovelhas dos bodes: uns para vida eterna outros para o fogo eterno. Vocês sabem por qual razão as pessoas serao salvas ou contendas segundo essas palavras de Jesus? “Quando tive fome…” Podemos ate pregar q so a fe em Jesus basta para nossa salvacao, mas jamais podemos esquecer dessas palavras. Vale notar que Jesus não diz “porque não creram em mim serão condenados; mas ele diz: ” Porque tive fome e não me deste de comer…”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *