Estudo de Salmos 29:9 – Comentado e Explicado

A voz do Senhor retorce os carvalhos, desnuda as florestas. E em seu templo todos bradam: glória!
Salmos 29:9

Comentário de Albert Barnes

A voz do Senhor faz as corças parirem – O cervo. O objetivo do salmista aqui é mostrar os efeitos da tempestade na produção de consternação, especialmente nos animais fracos e tímidos da floresta. O efeito aqui mencionado é o de medo ou consternação em provocar as agitações do parto. Compare Jó 39: 1 , Jó 39: 3 . Ninguém pode duvidar que o efeito aqui descrito possa ocorrer na violência de uma tempestade; e talvez nenhuma imagem pudesse descrever mais vividamente os terrores da tempestade do que a consternação assim produzida. A margem aqui é “estar com dor”. O hebraico significa “gerar”, referindo-se às dores do parto.

E descobre as florestas – A palavra usada aqui significa “despir, descobrir”; e, como usado aqui, significa arrancar as folhas da floresta; desnudar as árvores – referindo-se a um efeito que é freqüentemente produzido por uma tempestade violenta.

E em seu templo todos falam de sua glória – Margem, “todo o que profere”, etc. A palavra aqui traduzida como “templo” não se refere neste lugar ao tabernáculo ou ao templo de Jerusalém, mas antes “Para o próprio mundo”, considerado como a residência ou morada de Deus. Talvez a verdadeira tradução seja: “E no templo dele tudo diz Glória!” Ou seja, na morada de Deus – o mundo da natureza – o céu, a terra, as florestas, as águas, tudo na tempestade, ecoa “glória, glória!” Todas estas coisas declaram a glória de Deus; todas essas maravilhas – a voz de Deus sobre as águas; o trovão; o estrondo das árvores nas colinas; o tremor do deserto; a consternação universal; as folhas arrancadas das árvores e voando em todas as direções – proclamam a majestade e a glória do Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 29: 9 . A voz do Senhor faz com que os traseiros pareçam – o Sr. Fenwick traduz este verso,

Os poderosos carvalhos sentirão a voz de Jeová; A sarja deixava a floresta e as florestas nuas; Todas as coisas que sua glória em seu templo falam:

E ele se refere às Eleições do Bispo Lowth, p. 271 quarto, como prova de que o hebraico deve ser traduzido. O original é ????? ????? yecholel aialoth; isto é, dolore afficit quercus, diz o bispo, pois ??? eilah, ou ???? ou aialah, é um carvalho; nesse sentido, freqüentemente ocorre no número plural e no gênero masculino, com um jod, inserido: E assim o Syrus o interpreta. Isso é vulgarmente interpretado por hinds, que não concorda com as outras imagens naquele local, nem com a natureza e a dignidade do sujeito. O Sr. Mudge traduz: A voz do Senhor amedrontou os traseiros e desnudou a floresta; e em seu templo tudo isso dizia glória; isto é, diz ele, “arrancou todas as folhas e pequenos galhos e, dessa maneira, as nádegas expostas à vista. A última parte parece pretender uma aparência gloriosa ao redor do templo; embrulhada talvez em chamas, ou algo desse tipo ; para que o trovão possa parecer dirigido dali “. Este Salmo possivelmente é explicado pelos Salmos 76: 4 . Tu és mais glorioso e excelente do que os montes de rapina, ou seja, o monte Sião, e os outros montes de Jerusalém, que os assírios haviam destinado para o saque. Pode ser apropriado apenas observar do Dr. Hammond, em defesa da versão comum, que os hinds dizem que os naturalistas produzem com grande dificuldade; e como o medo deve facilitar a entrega, e esse animal é notavelmente tímido, o som do trovão pode afetá-lo e acelerar sua entrega. Compare Jó 39: 1 . Como Cades no versículo anterior pode significar poeticamente os reis e o povo dos edomitas e moabitas, que ficaram terrivelmente abalados, isto é, subjugados por Davi; então esse versículo pode representar a grandeza de sua consternação.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 29: 9 . Faz com que os animais parem – Através do terror que causa, que acelera o parto nessas e em algumas outras criaturas. Mas ele nomeia hinds, porque eles costumam criar seus filhotes com dificuldade. Veja a nota em Jó 39: 1 . E descobre as florestas – o hebraico ???? Š, jechesoph, desnuda, etc., uma de suas árvores, que quebra e arranca suas folhas; ou dos animais, que ele força a correr em seus covis. E, ou mas, em seu templo todos falam, etc. – Tendo mostrado os terríveis efeitos do poder de Deus em outros lugares, ele agora mostra o privilégio abençoado do povo de Deus, que está louvando e glorificando a Deus, e recebendo as confortáveis ??influências de sua graça em seu templo, quando o mundo está tremendo sob os sinais. do seu descontentamento. Por isso, ele secretamente convida e convence os gentios, para sua própria segurança e conforto, a possuir o Deus verdadeiro e a adorá-lo em seu santuário, como ele exortou, Salmos 29: 2 . Ou, portanto , em seu templo, ou seja, devido a essas e outras descobertas semelhantes à excelente majestade e poder de Deus, seu povo o teme, louva e o adora em seu templo.

Comentário de E.W. Bullinger

parir. Através do susto.

descobre = desnuda; ou, abre para exibição.

templo = palácio: ou seja, o próprio céu.

todo mundo fala = todo ser ali atribui. Ver Salmos 29: 1 . Compare Apocalipse 4: 8 .

Comentário de Adam Clarke

Faz com que os animais parem – Atinge o terror através de todas as tribos de animais; que às vezes ocasiona as que estão grávidas para lançar seus filhotes. Creio que este é o todo que se entende pelo texto. Não me intrometo nas fábulas que foram publicadas sobre esse assunto tanto pelos antigos quanto pelos modernos.

Descobre as florestas – às vezes as torna evidentes na noite mais escura, pelo flash repentino; e muitas vezes incendiando-os.

E em seu templo – isso se refere ao efeito que uma terrível tempestade de trovão costuma produzir? Multidões correm para locais de culto como asilos, a fim de encontrar segurança e orar a Deus. Veja no Salmo 29: 2 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

9. A voz de Jeová faz os traseiros produzirem (615) Aqui é feita uma comparação tácita, como eu disse. É pior que irracional, é monstruoso, que os homens não se comovam com a voz de Deus, quando tem tanto poder e influência sobre animais selvagens. Na verdade, é ingratidão básica nos homens não perceber sua providência e governo em todo o curso da natureza; mas é uma insensibilidade detestável que pelo menos suas obras incomuns e extraordinárias, que obrigam até animais selvagens a obedecê-lo, não lhes ensinem sabedoria. Alguns intérpretes pensam que os hinds são mencionados, e não outros animais, devido à sua dificuldade em criar seus filhotes; que eu não desaprovo. Diz-se também que a voz do Senhor descobre ou desnuda as florestas, seja porque não há cobertura que possa impedir que ela penetre nos recantos e cavernas mais secretos; ou porque raios, chuvas e ventos tempestuosos batem nas folhas e deixam as árvores nuas. Qualquer um dos sentidos é apropriado.

No templo dele. A voz de Deus enche o mundo inteiro e se espalha até seus limites mais distantes; mas o profeta declara que sua glória é celebrada apenas em sua igreja, porque Deus não apenas fala de maneira inteligível e distinta ali, mas também seduz gentilmente os fiéis a si mesmo. Sua voz terrível, que troveja de várias maneiras no ar, atinge os ouvidos e faz com que os corações dos homens batam de tal maneira, que os faça recuar em vez de se aproximar dele, sem mencionar que uma parcela considerável ouvido surdo ao som de tempestades, chuvas, trovões e relâmpagos. Como os homens, portanto, não lucram tanto nessa escola comum a ponto de se submeterem a Deus, Davi sabiamente diz especialmente que os fiéis cantam louvores a Deus em seu templo, porque, sendo instruídos familiarmente ali por sua voz paterna, dedicam e consagrar-se totalmente ao seu serviço. Ninguém proclama a glória de Deus corretamente, mas aquele que o adora de boa vontade. Isso pode ser entendido da mesma maneira como uma queixa, na qual Davi reprova o mundo inteiro de ficar calado no que diz respeito à glória de Deus (616) e lamenta que, embora sua voz ressoe por todas as regiões, ainda assim seus louvores não estejam onde cantado, mas apenas em seu templo. Ele parece, no entanto, após o exemplo de todos os piedosos, exortar toda a humanidade a louvar o nome de Deus e projetar erigir um templo como um receptáculo para sua glória, com o objetivo de nos ensinar, que, a fim de realmente conhecer Deus, e louvá-lo como é devido, precisamos de outra voz que não seja ouvida em trovões, chuveiros e tempestades no ar, nas montanhas e nas florestas; pois se ele não nos ensina com palavras claras, e também nos atrai gentilmente a si mesmo, dando-nos um gostinho do seu amor paterno, continuaremos mudos. É somente a doutrina da salvação que anima nossos corações e abre nossas bocas em seus louvores, revelando-nos claramente sua graça e toda a sua vontade. É daí que devemos aprender como devemos louvá-lo. Podemos também ver inquestionavelmente que naquela época não havia nada da luz da piedade em todo o mundo, exceto na Judéia. Até os filósofos, que pareciam se aproximar mais do conhecimento de Deus, não contribuíram em nada que pudesse realmente glorificá-lo. Tudo o que eles dizem sobre religião não é apenas frígido, mas na maior parte insípido. É, portanto, somente em sua palavra, que resplandece a verdade que pode nos levar à verdadeira piedade e a temer e servir a Deus corretamente. (617)

Comentário de John Wesley

A voz do Senhor faz as corças parirem, e descobre as florestas; e no seu templo todos falam da sua glória.

Parir – Pelo terror que causa, que acelera o nascimento. Ele nomeia os traseiros, porque eles criam seus filhotes com dificuldade, Jó 39: 1,2 .

Discovereth – Heb. desnuda de suas árvores, que parte ou retira de suas folhas.

Glória – Tendo mostrado os terríveis efeitos do poder de Deus em outros lugares, ele agora mostra o privilégio abençoado do povo de Deus, que está louvando a Deus em seu templo, quando o resto do mundo está tremendo sob os sinais de seu descontentamento.

Referências Cruzadas

Jó 39:1 – “Você sabe quando as cabras monteses dão à luz? Você está atento quando a corça tem o seu filhote?

Salmos 46:2 – Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar,

Salmos 48:9 – No teu templo, ó Deus, meditamos em teu amor leal.

Salmos 63:2 – Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

Salmos 134:1 – Venham! Bendigam ao Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor.

Salmos 135:1 – Aleluia! Louvem o nome do Senhor; louvem-no, servos do Senhor,

Isaías 9:18 – Porque a impiedade queima como fogo; consome roseiras bravas e espinheiros, põe em chamas os matagais da floresta, fazendo nuvens de fumaça.

Isaías 10:18 – A glória das suas florestas e dos seus campos férteis se extinguirá totalmente, como definha um enfermo.

Ezequiel 20:46 – “Filho do homem, vire o rosto para o sul; pregue contra o sul e profetize contra a floresta da terra do Neguebe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *