Estudo de Salmos 56:10 – Comentado e Explicado

É em Deus, cuja promessa eu proclamo,
Salmos 56:10

Comentário de Albert Barnes

Em Deus louvarei a sua palavra – Lutero torna isto: “Louvarei a palavra de Deus”. A frase “em Deus” significa provavelmente “em relação a Deus”; ou “no que diz respeito a Deus”. Aquilo que ele “particularmente” elogiava ou celebrava em relação a Deus – aquilo que exigia as mais decididas expressões de louvor e gratidão era sua “palavra”, sua promessa, sua verdade revelada. Assim, no Salmo 138: 2 , “engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome;” isto é, acima de todas as outras manifestações de si mesmo. A alusão na passagem aqui é ao que Deus “falou” a Davi, ou à “promessa” que ele fez – a declaração de seus propósitos graciosos em relação a ele. Em meio a todas as perfeições da Deidade, e tudo o que Deus havia feito por ele, isso agora lhe parecia ter uma preeminência especial em seus louvores. A “palavra” de Deus era para ele aquilo que mais impressionava sua mente – aquilo que mais afetava seu coração. Há momentos em que sentimos isso e o sentimos adequadamente; momentos em que, na contemplação das perfeições e transações divinas, nossas mentes repousam tanto em Sua palavra, em sua verdade, no que ele revelou, em suas promessas graciosas, nas revelações de um plano de redenção, na garantia de um o céu daqui em diante, de acordo com as instruções que ele nos deu sobre ele e seus planos – sobre nós mesmos, nossos deveres e nossas perspectivas, de que isso absorva todos os nossos pensamentos, e sentimos que essa é “a” grande bênção pela qual devemos seja grato; essa é a “grande” misericórdia pela qual devemos louvá-lo. Qual seria a vida do homem sem a Bíblia! Que curso sombrio, triste e triste seria o nosso na Terra se não tivéssemos nada para nos guiar para um mundo melhor!

Louvarei no Senhor a sua palavra – Em “Javé”. Ou seja, se eu contemplo Deus no nome habitual pelo qual ele é conhecido – ????? ‘Elohiym – ou pelo nome mais sagrado que ele assumiu – ???? Yahweh – aquele que me parece agora lançar os fundamentos dos mais altos elogios e mais O caloroso agradecimento é que ele falou com as pessoas e deu a conhecer sua vontade em sua verdade revelada.

Comentário de E.W. Bullinger

Em Deus, etc. Figura do discurso Cycloides. App-6. Ver Salmos 56: 4 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Salmo 56:11 ;

Veja no Salmo 56: 4 ; (nota), onde as mesmas palavras ocorrem.

Comentário de John Calvin

10 Em Deus louvarei a sua palavra No original, o pronome não é expresso, mas devemos inferir, a partir do versículo paralelo que foi antes, que ele é entendido. A repetição acrescenta uma ênfase ao sentimento, sugerindo que, embora Deus tenha adiado a manifestação sensível de seu favor, e possa parecer dificilmente abandoná-lo à palavra – dando-lhe mais nada, ele estava decidido a se gloriar nela com confiança inabalável . Quando em um espírito como esse honramos a palavra de Deus, embora privados de qualquer experiência atual de sua bondade ou poder, “colocamos em nosso selo que Deus é verdadeiro” ( João 3:33 ). A repetição equivale a uma expressão de sua determinação de que, apesar de todas as circunstâncias que possam parecer contrárias à promessa, ele confiaria nela e persistiria em elogiá-la agora, de agora em diante e para sempre. Quão desejável é que o povo do Senhor geralmente se acostume a pensar da mesma maneira e a encontrar, na palavra de Deus, matéria de louvor inesgotável em meio às piores provações! Eles podem encontrar muitas misericórdias exigindo o exercício de ação de graças, mas dificilmente podem ter dado um passo na vida antes de sentirem a necessidade de confiar na promessa nua. Uma razão semelhante pode ser dada para sua repetição do sentimento no décimo primeiro versículo – Em Deus eu esperava, etc. Encontraremos homens universalmente concordados na opinião de que Deus é um protetor todo suficiente; mas a observação prova como estamos prontos para desconfiar dele sob a menor tentação. Quando expostos à oposição de agressores formidável por força, ou política, ou quaisquer vantagens mundanas, vamos aprender com Davi a pôr Deus em oposição a eles, e rapidamente poderemos ver os mais poderosos deles sem consternação.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:11 – Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças.

Salmos 56:4 – Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?

Salmos 60:6 – Do seu santuário Deus falou: “No meu triunfo dividirei Siquém e repartirei o vale de Sucote.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

2 Pedro 1:4 – Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *