Estudo de Provérbios 3:1 – Comentado e Explicado

Meu filho, não te esqueças de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração
Provérbios 3:1

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 3: 1 . Meu filho, não esqueça minha lei Neste capítulo, Salomão continua pressionando a obediência aos preceitos da sabedoria, a partir da consideração de seus benefícios, dos quais ele fala mais amplamente do que no capítulo anterior. Ver Provérbios 3: 9-12 . Após o que ele retorna à exortação geral, Provérbios 3:13 aconselha todos a aprender a doutrina dada por Deus e a serem obedientes; para não ser tão tolo a ponto de preferir sua própria sabedoria ou habilidade antes dela. Salomão compôs este livro com ótimo endereço. Preceitos diretos e instruções morais, propostos de maneira dogmática, podem ser cansativos; ele diversifica seus súditos e suas pessoas, para aliviar a atenção de seu discípulo. Às vezes é Deus, às vezes é sabedoria, às vezes é o próprio Salomão, quem fala. Ele varia de cem maneiras diferentes e agradáveis, um assunto em si extremamente grave e importante, e consequentemente exigindo aplicação e atenção da mente. Aqui, o próprio Deus parece falar: Meu filho, não esqueça minha lei. É uma grande parte da sabedoria continuar fiel e fortemente apegada à lei de Deus. Portanto, devem ser elaboradas todas as instruções da sabedoria. A lei, nesse lugar, também pode significar as lições e os preceitos que o homem sábio dá a seu discípulo, a quem ele chama carinhosamente de seu filho. (Ver Provérbios 3:21 .) Mas, nos dois versículos seguintes, aludindo imediatamente à lei mosaica, parece mais provável que essa lei seja entendida. Veja Êxodo 20:12 . Deuteronômio 5:16 ; Deuteronômio 6: 8 e Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 3: 1-4 . Meu filho, não esqueça minha lei – minha doutrina ou conselho; mas deixe seu coração guardar, & c. – Meditação diligente e afeto caloroso. Por períodos de dias, etc. – Deus acrescentará essas bênçãos que prometeu aos obedientes, Deuteronômio 8:18 ; Deuteronômio 30:20 ; 1 Timóteo 4: 8 . Não deixe a misericórdia e a verdade te abandonar – Essa misericórdia e verdade, que são dever do homem. Misericórdia denota toda benignidade, caridade e prontidão para fazer o bem aos outros; a verdade ou fidelidade respeita todos os deveres que devemos a Deus ou ao homem, sobre os princípios da justiça, e aos quais somos submetidos a obrigações especiais pelas suas regras. Amarra-os no teu pescoço – Como uma corrente, com a qual as pessoas costumavam adornar o pescoço. Escreva-os sobre a mesa, etc. – Em sua mente e coração, em que todos os mandamentos de Deus devem ser recebidos e gravados. Assim, você achará favor – isto é, obterá aceitação e bom entendimento – pelo qual conhecerá seu dever e discernirá entre o bem e o mal; aos olhos de Deus e do homem – graça ou favor de Deus, e aquele entendimento que é bom aos seus olhos, isto é, que é realmente e verdadeiramente bom, e que será reconhecido como tal por todos os homens verdadeiramente sábios e bons.

Comentário de E.W. Bullinger

Meu filho. Veja nota em Provérbios 2: 1 .

manter = vigiar, guardar. Veja nota em Provérbios 4:23 .

Comentário de Adam Clarke

Meu filho – O preceptor continua a dar suas lições.

Não esqueça a minha lei – Lembre se do que ouviu e pratique o que lembra; e toda a obediência provenha do coração: “Guarda o teu coração os meus mandamentos.”

Comentário de John Wesley

Meu filho, não esqueça minha lei; mas teu coração cumpra meus mandamentos.

Minha lei – A lei de Deus, que pode ser chamada de lei, como o evangelho é chamado de evangelho de Paulo, 2 Timóteo 2: 8 , porque foi entregue por ele.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:9 – Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.

Deuteronômio 4:23 – Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu.

Deuteronômio 6:6 – Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

Deuteronômio 8:1 – Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados.

Deuteronômio 30:16 – Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.

Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Salmos 119:16 – Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.

Salmos 119:34 – Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração.

Salmos 119:47 – Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo.

Salmos 119:93 – Jamais me esquecerei dos teus preceitos, pois é por meio deles que preservas a minha vida.

Salmos 119:153 – Olha para o meu sofrimento e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.

Salmos 119:176 – Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

Provérbios 1:8 – Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.

Provérbios 4:5 – Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.

Provérbios 31:5 – para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.

Isaías 51:17 – Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *