Estudo de João 18:15 – Comentado e Explicado

Simão Pedro seguia Jesus, e mais outro discípulo. Este discípulo era conhecido do sumo sacerdote e entrou com Jesus no pátio da casa do sumo sacerdote,
João 18:15

Comentário de Albert Barnes

Para que você os tire do mundo – Embora eles estivessem passando por provações e perseguições, Jesus ainda não orou para que eles fossem removidos em breve deles. Era melhor que eles os suportassem e, assim, difundissem o conhecimento de seu nome. Seria fácil para Deus remover seu povo imediatamente para o céu, mas é melhor para eles permanecerem e mostrarem o poder da religião em apoiar a alma no meio da provação, e espalhar seu evangelho entre os homens.

Devemos mantê-los longe do mal – Isso pode significar tanto do maligno que é, o diabo, ou do mal em geral, que é, da apostasia, de afundar na tentação. Preserve-os desse mal, ou dê-lhes tanta graça que possam suportar todas as provações e serem sustentados em meio a elas. Veja as notas em Mateus 6:13 . Pouco importa quanto tempo estamos neste mundo se formos mantidos dessa maneira.

Comentário de E.W. Bullinger

seguido = estava seguindo.

outro . Grego. altos. App-124.

conhecido . Grego. gnostos. Compare ginosko. App-132. Que este fosse o próprio John é altamente improvável. Ele sempre se designa “o discípulo a quem Jesus amava” ( João 13:23 ; João 19:26 ; João 21: 7 , João 21:20 ). É mais provável que tenha sido alguém de influência, como Nicodemos ou José de Arimatéia, ambos membros do Sinédrio.

palácio = grego. assessor. Originalmente, o tribunal, aberto ao ar, em torno do qual a casa foi construída, depois a própria casa.

Comentário de John Calvin

15. E outro discípulo. Alguns foram desviados, por uma ligeira conjectura, para supor que esse discípulo era o evangelista João (139) , porque ele está acostumado a falar de si mesmo sem mencionar seu nome. Mas que intimidade com um orgulhoso sumo sacerdote John poderia ter, que era um pescador malvado? E como era possível para ele, sendo um membro da família de Cristo, ter o hábito de visitar a casa do sumo sacerdote? É mais provável que ele não tenha sido um dos doze, mas que seja chamado de discípulo, porque abraçou a doutrina do Filho de Deus.

John não é muito exato ao organizar a narrativa, satisfeito com a elaboração de um breve resumo; pois, depois de ter relatado que Pedro uma vez negou a Cristo, ele mistura outros assuntos e depois retorna às outras duas negações. Os leitores desatentos foram levados por essa circunstância a concluir que a primeira negação ocorreu na casa de Annas. As palavras, no entanto, não transmitem esse significado, mas afirmam claramente que foi a criada do sumo sacerdote que obrigou Pedro a negar a Cristo. Devemos, portanto, entender que, quando Cristo foi levado perante o sumo sacerdote, a admissão não foi concedida a qualquer pessoa que escolhesse, mas que o discípulo que era conhecido pelo sumo sacerdote solicitou, como favor pessoal, que Pedro pudesse ser admitido . Não há razão para duvidar que o zelo de Deus foi o motivo que induziu os dois a seguir a Cristo; mas como Cristo declarou claramente que poupou Pedro e os outros, aquele que era tão fraco teria achado muito melhor gemer e orar em algum canto escuro do que entrar na presença de homens. Ele agora empreende, com grande sinceridade, o cumprimento de um dever do qual Cristo o havia libertado; e quando ele chega à confissão de , na qual deveria ter perseverado até a morte, sua coragem falha. Sempre devemos considerar o que o Senhor exige de nós, para que aqueles que são fracos não possam empreender o que não é necessário.

Comentário de Adam Clarke

E – outro discípulo – Não esse outro discípulo, pois o artigo é omitido por AD, outros dois; algumas edições; Siríaco, persa, gótico e não-nus. Então a Vulgata deve ser entendida. Existem muitas conjecturas sobre quem esse discípulo foi: Jerônimo, Crisóstomo, Teofilato, Nonnus, Lyra, Erasmus, Piscator e outros, dizem que era João. É verdade que João freqüentemente se menciona na terceira pessoa; mas então ele sempre tem a quem Jesus amou, como em João 13:23 ; João 19:26 ; João 21: 7 , João 21:20 , exceto em João 19:35 , onde ele se destacou claramente como escritor deste Evangelho; mas, no lugar diante de nós, ele não mencionou nenhuma circunstância pela qual esse discípulo possa ser conhecido como João. A isto se acrescenta que João não é apenas um galileu, mas também um pescador de profissão, não é provável que ele deva ser conhecido pelo sumo sacerdote, como é dito aqui do discípulo que seguiu Jesus com Pedro. Veja Bishop Pearce e Calmet. A conjectura de Grotius é a mais provável: viz. que era a pessoa em cuja casa Jesus jantara. Santo Agostinho, Trato. 113, fala como um homem de bom senso: não devemos decidir às pressas, diz ele, sobre um assunto sobre o qual a Escritura se cala.

Comentário de Thomas Coke

João 18:15 . E o mesmo ocorreu com outro discípulo: Isto, como já observamos, deve ter sido o próprio São João. Veja em Mateus 26:69 e Lucas 22:54 . Grotius, no entanto, é de opinião que esse discípulo não era um dos doze, mas um habitante de Jerusalém; possivelmente a pessoa em cuja casa nosso Senhor comeu a ceia pascal. Whitby também pensa que não era John. Esses autores acharam sua opinião sobre essa circunstância, de que os doze galileus e homens de posição média não podiam nenhum deles conhecer tão bem a família do sumo sacerdote, como conseguir a admissão de um amigo em um período de tanto tempo. o negócio. Contudo, quando consideramos que São João deveria escrever uma história da vida de Cristo, parecerá muito apropriado, mas de maneira alguma necessário, que no curso da Providência, ele deveria ter a oportunidade de ser uma testemunha ocular de esta cena mais solene diante do conselho.

Comentário de Spurgeon

João 18:15 . E Simão Pedro seguiu Jesus, assim como outro discípulo:

Aquele é John, é claro; ele nunca menciona seu próprio nome se puder evitar.

João 18: 15-16 . Esse discípulo era conhecido pelo sumo sacerdote e entrou com Jesus no palácio do sumo sacerdote. Mas Peter estava parado na porta do lado de fora. Então saiu aquele outro discípulo, que era conhecido pelo sumo sacerdote, e falou a ela que guardava a porta e trouxe Pedro.

Eu sempre acho que João tinha uma ternura maior por Pedro, porque ele era o meio de levá-lo ao palácio do sumo sacerdote. Pedro não poderia ter entrado se estivesse sozinho, mas João era conhecido pelo sumo sacerdote, e assim garantiu sua admissão. Ele sempre deve ter sentido pena de ter levado Peter para um lugar onde ele era tão fortemente julgado. Por isso, João o procurou após sua grande queda; quando talvez os outros apóstolos estivessem inclinados a deixá-lo sozinho, João o animou e o trouxe de volta à fé.

João 18: 17-18 . Então diz a donzela que mantinha a porta para Pedro: Não és também um dos discípulos deste homem? Ele diz que eu não sou. E os servos e oficiais estavam ali, que tinham feito um fogo de brasas; porque estava frio; e eles se aqueceram; e Pedro ficou com eles e se aqueceu.

Aquele era um lugar muito perigoso para Peter estar; ele estaria mais seguro no frio.

João 18:25 . E Simão Pedro se levantou e se aqueceu.

Duas vezes, somos informados de que, enquanto seu Mestre estava sendo agredido, Pedro permaneceu no meio da multidão e se aqueceu.

João 18: 25-27 . Disseram-lhe, pois: Não és tu também um dos seus discípulos? Ele negou e disse: eu não sou. Um dos servos do sumo sacerdote, sendo seu parente cuja orelha Pedro cortou, disse: Não te vi no jardim com ele? Peter então negou novamente: e imediatamente a tripulação do galo.

Assim, a previsão de Cristo foi literalmente cumprida e, assim, pelo que parece a humilde instrumentalidade de um galo cantando, Pedro foi levado ao arrependimento. Há muitos divinos eloquentes que erraram o alvo quando pregava, mas Deus falou com uma voz muito humilde. Você, querido amigo, embora não tenha dons de falar, pode contar a história de Jesus Cristo a alguém, e Deus pode levá-lo ao arrependimento através de você, quando ele trouxe Pedro de volta a si mesmo através da ação deste pássaro. Que Deus nos torne úteis e evite cair em transgressão como Pedro fez! Amém.

Esta exposição consistia em leituras de Marcos 14: 27-31 ; Marcos 14: 53-54 ; Marcos 14: 66-72 ; e João 18: 15-18 ; João 18: 25-27 .

Referências Cruzadas

Mateus 26:58 – Mas Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote, entrou e sentou-se com os guardas, para ver o que aconteceria.

Marcos 14:54 – Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote. Sentando-se ali com os guardas, esquentava-se junto ao fogo.

Lucas 22:54 – Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *