A Bíblia menciona sete pecados capitais?

Filmes de terror como Seven foram inspirados no tema dos sete pecados capitais.

Pecado é definido como ‘uma ofensa contra a lei religiosa ou moral’ e uma transgressão da lei de Deus”, de acordo com Lori Wildenberg em seu artigo sobre os sete pecados capitais.

Mas existem realmente sete pecados que são particularmente ruins e que poderiam separar alguém do amor de Deus para sempre?

Quais são os sete pecados capitais?

Luxúria, preguiça, ganância, gula, ira, inveja e orgulho são considerados os piores pecados imagináveis.

“A Igreja Católica Romana primitiva ensinava que esses pecados não podiam ser perdoados”, de acordo com Roger Barrier.

Embora ainda representem a depravação humana, “de acordo com a Bíblia , esses sete pecados capitais são completamente perdoáveis ​​por Deus”, escreve Barrier.

Eles não separarão um cristão autêntico do amor de Deus.

Todos somos culpados de cometer pelo menos alguns deles algumas vezes: comer demais no Natal (gula), ignorar a direção de Deus para nossas vidas (orgulho), ter ciúmes do carro novo do nosso amigo (inveja), perder a paciência (ira) , procrastinar (preguiça) ou fantasiar sobre estar com alguém que achamos atraente (luxúria).

“Pessoalmente, eu diria […] que o orgulho é a raiz de todos os pecados,” acrescentou Barrier. Mas se fossem pecados capitais, ninguém jamais seria salvo para a eternidade com Cristo.

Os sete pecados capitais são encontrados na Bíblia?

A Bíblia não classifica o orgulho, a ganância, a luxúria, a inveja, a gula, a ira e a preguiça como os sete pecados capitais. Eles são mencionados por nomes diferentes em todos os tipos de lugares.

O salmista estava certo ao aconselhar seus leitores a “deixar a ira e abandonar o furor! não te indignes de forma alguma para fazer o mal. Salmos 37:8

O assassinato de Abel por seu irmão Caim foi um exemplo de como a raiva pode se transformar em malícia assassina.

Mas também vemos que a inveja  e a luxúria podem levar ao assassinato, como quando Davi enviou Urias para a linha de frente porque engravidou Bate-Seba e queria esconder seu pecado.

O escritor de Eclesiastes observou: “Vi que toda labuta e toda habilidade no trabalho vêm da  inveja do homem ao próximo. Isso também é vaidade e luta pelo vento.” (Eclesiastes 4: 4)

Ganância e engano levaram à morte de Ananias e Saphira em Atos 5. Eles mentiram sobre sua riqueza, então Deus os derrubou.

No Antigo Testamento, Salomão acumulou uma fortuna enorme e, embora ainda fosse considerado sábio, estava começando a se afastar do Senhor e se tornando orgulhoso .

1 Reis 11 descreve como suas esposas lhe desviaram o coração para seguir outros deuses”. (v.4) Este é outro exemplo das maneiras pelas quais os pecados interagem. Luxúria , ganância e orgulho se sobrepõem no caso de Salomão.

Os Provérbios dizem muito sobre os Sete Pecados Capitais.

Quando vem o orgulho , vem a desgraça .” (Prov. 11:2);

“E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta.” ou à gula (23:2).

A mão dos diligentes dominará, enquanto os preguiçosos serão submetidos a trabalhos forçados” (12:24).

1 Tessalonicenses 5:14 também nos diz para“ admoestar os ociosos ”.

Provérbios 5 aconselha contra o adultério (luxúria) e os tempos de “uma mulher proibida” , pois “ela é amarga como o absinto” e “seus pés descem para a morte“. (vv.3-5)

A resposta branda desvia a ira” (Prov. 15:1), mas o “ homem de temperamento forte levanta contendas” (15:18).

“A ira  é cruel, a raiva é avassaladora, mas quem pode resistir ao ciúme (inveja) ? ” (Prov. 27:4).

Esses pecados são diferentes de quaisquer outros pecados?

Roger Barrier esclareceu que “o único pecado que não pode ser perdoado é o pecado de blasfemar contra o Espírito Santo”.

Blasfemar significa rejeitar a graça de Deus; para desligar o chamado dele em seu coração.

Jesus disse aos seus seguidores que “as pessoas podem ser perdoadas de todos os seus pecados e de cada calúnia que proferem, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado”. (Marcos 3:28-29)

Os fariseus foram acusados ​​de blasfêmia porque rejeitaram a Cristo quando deveriam tê-lo reconhecido por quem Ele era.

A blasfêmia também é identificada como “Idolatria”, “Arrogância” e “Falso Ensino”.

Estes são resumidos por Barrier como exemplos de “orgulho”.

O idólatra arrogante adora a si mesmo e felizmente desvia os outros, mas como aprendemos acima, esses pecados podem ser perdoados se a pessoa perceber seu pecado, confessá-lo a Deus e se arrepender.

Arrependa-se verdadeiramente ao único Deus verdadeiro e você não será um blasfemador – você está salvo.

Qual é a grande lição sobre o pecado na Bíblia?

Tiago 4:2 diz que “você deseja, mas não tem, então você mata. Você cobiça, mas não consegue o que deseja, então briga. Você não tem porque você não pede a Deus.”

O pecado é mortal porque, quando pecamos, voltamos as costas a Deus.

Precisamos continuar olhando para nosso Pai em busca de orientação e provisão. Não há nada de que realmente necessitemos que Deus não providencie.

Se não estamos pedindo a Deus o que queremos, isso pode ser uma indicação de que nossos desejos não são santos, e sabemos disso. Eles não se alinham com o ensino de Deus.

O Espírito Santo está se movendo em nós para dizer “não faça isso” ou “isso não é bom para você”.

Queremos o que Deus não quer para nós e, embora possa parecer que morreremos se não o conseguirmos, o Senhor sabe melhor.

Pensar com orgulho que sabemos o que é melhor para nós mata nossa vida de fé, nossa caminhada com ele, e destrói a paz: mas não nos separa do amor de Deus.

Qual é a solução?

Em primeiro lugar, dê uma olhada nesses sete pecados, ou examine uma das outras listas, como os Dez Mandamentos, ou 1 Coríntios 6:9-10.

Pergunte a si mesmo se você está cometendo algum dos pecados listados aqui.

Para obter um modelo de como evitar cair na armadilha do pecado, leia as Bem-aventuranças em Mateus 5, que descreve as pessoas cujos corações refletem o coração de Deus.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão satisfeitos” (V.6).

Ou seja, aprenda a desejar o que o Senhor deseja, pois esse é o antídoto para a inveja e a gula. “Os mansos”, “pacificadores” e os “misericordiosos” também são abençoados (vv.5, 7, 9).

Essas pessoas buscam ativamente relacionamentos restaurados. Sua humildade é uma resposta ao orgulho. Os puros de coração não são cheios de luxúria (v.8): eles anseiam pela vinda do Reino, respeitam as outras pessoas e seu objetivo final é conhecer melhor a Deus e pregar o evangelho a todas as pessoas que estão perdidas. Esses são seus maiores desejos.

Ninguém pode sempre exemplificar as bem-aventuranças o tempo todo, mas lembre-se de que nosso Pai Celestial “demora a se irar e é abundante em amor e fidelidade constantes”. (Salmo 86:15)

Podemos confessar nossos pecados sem medo de rejeição; também podemos esperar que Ele nos ajude a nos tornarmos mais semelhantes a seu Filho.

Se você acha que um dos sete pecados chamados “mortais” está dominando sua vida, peça a Deus para renovar seu coração hoje. Fale com um conselheiro bíblico se você “cobiçar” drogas ou álcool ao ponto do vício, ou se a raiva está controlando você e arruinando seus relacionamentos

Seja qual for a sua batalha, para aquele que invoca o nome de Jesus para a salvação, essa batalha tem já foi ganho no precioso nome de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *