Deus abandonou a humanidade?

Outra palavra para abandonar é esquecer. Quando você deixa alguém ou algo para trás, esquecido, a pessoa ou objeto ou crença torna-se abandonado.

Às vezes, os animais de estimação são abandonados; eles foram abandonados. Às vezes, os lugares são abandonados; ninguém vai mais lá.

Uma sociedade que não se importa

E, talvez o mais trágico, vivemos em um mundo onde as pessoas e as crianças são abandonadas. Homens e mulheres esperam suas vidas na prisão, esquecidos pela maioria da sociedade.

Os idosos ficam em lares com poucos visitantes, abandonados pelos mais jovens e mais ocupados.

Crianças que não alcançam ou não conseguem atingir certos padrões às vezes são esquecidas pelos sistemas escolares.

E agora, refugiados Rohingya em Bangladesh, civis no Iêmen e o povo da Venezuela foram abandonados pela maioria dos líderes mundiais. 

Nós sabemos e vemos o abandono de pessoas por outras pessoas em nosso mundo, mas em Mateus 27:46, Jesus acusa Deus de tê-lo abandonado.

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni? ” que significa: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?

Por que me abandonaste?

Jesus clama a Deus com o apelo: “Por que me abandonaste?”

E parece que esse grito deve vir direto do âmago de sua dor. Talvez esta seja a parte mais profunda de tristeza e abandono que Jesus já sentiu.

Houve líderes no poder que o abandonaram; houve professores de sua própria fé que o abandonaram; até mesmo alguns de seus seguidores mais próximos o abandonaram no final.

Mas, para Jesus sentir que até mesmo foi abandonado por Deus – isso leva o sentimento de abandono a outro nível. Um nível que, para ser honesto, me assusta.

As palavras e o sentimento de abandono de Jesus são uma referência direta ao primeiro versículo do Salmo 22 . Aqui o salmista clama:

“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que você está tão longe de me ajudar? ” E o salmista prossegue, dizendo: “Clamo a ti de dia, mas não me respondes; e à noite, mas não descanse. ” 

Uma mudança repentina

Mas então o tom do salmo começa a mudar. O versículo 3 ainda começa com : “Ainda assim, sois santos”, diz o salmista de Deus, seguido por: “Ainda assim, foste tu que me tiraste do ventre; você me manteve seguro … você me resgatou.”

E esta palavra ainda , esta mudança no salmo, nos lembra que Jesus não foi abandonado por Deus.

A profundidade da dor, tristeza e solidão de Jesus parecia ser, parecia um abandono total, mas não era, e é a isso que me apego.

Deus não abandonou Jesus. Deus não abandonou o filho de Deus. Entendemos que isso é verdade porque conhecemos toda a história.

Conhecemos sobre o Domingo de Páscoa; sabemos sobre a ressurreição; sabemos sobre uma nova vida e corpos sendo restaurados.

Nós sabemos sobre resgate. Nunca seremos abandonados por Deus, pois isso não é da natureza de Deus.

A história da mulher refugiada

Lembro-me de uma história que uma jovem compartilhou comigo quando visitei a Sicília há alguns anos para aprender mais sobre a atual crise de refugiados.

Esta jovem foi mantida em cativeiro na Líbia e forçada a uma travessia insegura do Mar Mediterrâneo. O barco não estava em condições de navegar e, em pouco tempo, ela se viu em águas perigosas.

Ela temia por sua vida e pela criança em seu ventre e ficava tentando agarrar uma corda porque não sabia nadar. Ela estava chorando e orando a Jesus, tentando se manter à tona.

Disse que foi naquele momento de estar na água fria e escura que ela soube que Deus era real. Ela atribui seu resgate às mãos de Deus, e ela me disse que foi pela graça de Deus que ela estava viva. 

Esta mulher poderia ter dito que Deus a abandonou. Ela poderia ter dito que foi abandonada por Deus, mas em vez disso, ela atribui sua vida e seu resgate a Deus. Ela experimentou o “ainda” do Salmo 22 e é isso que ela guarda na memória.

O Deus que a manteve segura está em sua mente, o Deus que a salvou é o seu Deus. Ela está vivendo no lado dominical da Sexta-Feira Santa agora, o lado restaurado e ressuscitado dos abandonados.

Deus não nos abandonou

Não quero que deixemos de lado os verdadeiros sentimentos de profunda dor. Isso não seria verdadeiro para nossa experiência aqui na terra.

Nem quero jamais encobrir os sentimentos de abandono de Jesus ou de outras pessoas. Esse sentimento era real para Cristo. Esse sentimento é real para muitas pessoas hoje.

Mas espero lembrar a mim mesmo que se sentir abandonado não é o mesmo que ser abandonado e que, apesar da profunda tristeza, solidão e medo, Deus não nos abandona – nunca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *