As mulheres precisam ser submissas ao marido?

Efésios 5:22-28. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; e Ele é o Salvador do corpo. Portanto, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam a seus maridos em tudo. Maridos, amai vossa esposa, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que Ele santificasse, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, que
Ele pode apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer coisa semelhante, mas que ela deve ser santa e sem defeito. Assim os maridos devem amar as suas próprias mulheres, como seus próprios corpos; Aquele que ama a sua esposa ama a si mesmo.

Colossenses 3:18,19. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não sejam amargos para elas.

1 Coríntios 11:3. Mas eu quero que você saiba que a cabeça de todo homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.

Esposas devere submeter-se a seus maridos? Nesta época em que vivemos?

Este tópico fornece um exemplo perfeito de como a cultura afeta a nossa compreensão da Bíblia. De acordo com o meu princípio de interpretação bíblica, é essencial para tentar objetivamente (tanto quanto se poderia) entender a cultura e circunstâncias do público original da Bíblia. Mas é preciso admitir que há questões controversas na Bíblia porque a cultura do intérprete afeta a forma como ele ou ela a interpreta.

As interpretações modernas das escrituras acima são fortemente influenciados por movimentos feministas e os ditames do politicamente correto do nosso tempo. Mas para aqueles que estão familiarizados com a minha escrita, você sabe que eu me importo com política CORREÇÃO tanto quanto um cuidado por com um possível erro de interpretação. Vou tentar
responder à pergunta do título como objetivamente quanto possível, tendo em conta que ninguém é 100% objetivo.

As duas primeiras passagens são bastante claras. As esposas devem submeter-se a sua maridos e os maridos devem amar suas esposas.

Então, quanto do que foi cultura dependente? É esta submissão a seus maridos algo que aplicou apenas para as mulheres dos tempos de Paulo? Quão diferente seria os comandos de Paulo se ele vivesse no Século 21?

A terceira passagem (1 Coríntios 11) responde a essas perguntas. Paulo considerava o homem para ser o chefe da
mulher, não por causa da cultura social em que vivia, mas porque ele foi moldando a relação marido-mulher após a relação Deus-Filho e a relação Cristo-homem. A liderança do homem sobre a mulher estava colocada no mesmo ambiente cultural como a chefia do Filho do Pai. Se Deus não mudou com a cultura, então não deveria o marido mudar a liderança sobre a mulher. Deus nunca teve a intenção de mudar o padrão marido-esposa com o mudar da cultura.

Qual é então o significado dessas passagens? Qual é o caminho do homem ser a cabeça da sua esposa? A melhor maneira de entender isso, de acordo com 1 Coríntios 11:3, é observar Deus-Cristo relacionamento. Isto é, análoga à relação marido-mulher. Da mesma forma, Deus é o cabeça de Cristo, o marido é a cabeça da esposa. As esposas devem submeter-se a seus maridos da mesma forma Cristo submetido a seu pai. Os maridos devem amar suas esposas da mesma forma Deus ama Seu Filho. A Bíblia deixa clara sobre a relação entre Deus e Cristo. Que não foi modificada por cultura e tempo.

Estou verdadeiramente espantado como muitas pessoas têm um problema com a existência de uma estrutura hierárquica de autoridade dentro da Trindade. Isso é porque temos uma visão carnal de submissão e autoridade com base no que eles já viram na terra, e eles não podem imaginar o mesmo tipo de hierarquia em Deus.

O que eles devem fazer é tentar entender como exatamente Deus é o cabeça de Cristo, e, em seguida, redefinir nossas relações humanas com base nessa modelo perfeito.

Mas como poderia haver uma estrutura de autoridade dentro da Trindade? Será que a Bíblia não diz que Deus é um só (1 João 5:7, e outros)? No entanto, ocorre, que deve haver uma maneira de conciliar a unidade conceitos com o fato de que o Pai é o cabeça do Filho. 1 Coríntios 03:08 sugeriu que Paulo e Apolo eram um só. Certamente ele não quis dizer que eles eram a mesma pessoa. ele significava que eles tinham um propósito, ainda que diferentes funções. Da mesma forma não maneira em que Deus é um, mas há maneiras na qual Deus é três. O Pai, o Filho eo Espírito Santo são um em
substância, poder, a onisciência, divindade, mas Eles são todos igualmente Deus. Porém eles têm funções diferentes, principalmente em relação ao plano de salvação. O Filho foi gerado pelo Pai. O Espírito Santo procedeu
do Filho. Chegamos a Deus Pai por meio do Filho como Deus Espírito Santo nos (; 16:08 João 14:6) convence. Isso é tudo na Bíblia.

Existem inúmeras escrituras onde Jesus submetidos a seu pai. Vemos isso em: João 5:19; 13:16; 14:12; Hebreus 5:08. A única característica de Jesus ser submisso ao Pai é que não havia carne pecaminosa para corruptos e o mais puro modelo de submissão e autoridade. Esta submissão de nenhuma maneira comprometida a unidade entre o Pai e o Filho. Isso em nada Jesus fez menos Deus do que seu pai.

Curiosamente, a mesma Bíblia que diz que as mulheres devem se submeter aos seus maridos também diz que marido e mulher são UM, uma só carne (Mateus 19:6, e outros).

Paralelamente Interessante não é? A Bíblia ensina que as mulheres são inferiores aos homens?


Absolutamente não.

Deus fez o homem (masculino e feminino), de sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Mas Deus tem diferentes funções
para o sexo masculino e feminino. Mesmo no natural, as mulheres engravidam e os homens não. Os homens têm esperma e as mulheres não. Dentro da autoridade que Deus ordenou estrutura, homens e mulheres têm diferenças funcionais, ainda que
são sejam um só.

Então, de que forma que Cristo tem que submeter-se a Deus? Por um lado, Jesus estava na terra fazer negócios de Seu Pai (Lucas 2:46). Ele não fez nada a não ser que Ele visse Seu Pai fazê-lo (João 5:19). Isso me sugere que o marido
deveria ser o líder espiritual de sua família. Ele é suposto para ter uma “visão para a sua família”.

Infelizmente, a maioria dos homens de hoje estão longe desse ideal.

Não pense nem por um minuto que minha intenção dizer que é violência às mulheres. O problema hoje é que os homens
não são homens de Deus, e as mulheres não são como as mulheres do passado (1 Pedro 3:5).

O problema hoje é a combinação de ambos, e que sabemos que os laços matrimoniais chegam até os 50% de taxa de divórcio.

É certo que, se um marido é um verdadeiro homem de Deus, torna-se mais fácil para uma mulher de Deus se submeter à sua autoridade. E se ele não é um homem de Deus? Há ainda 1 Pedro 3:1-7, que exorta as mulheres a serem submissas de qualquer maneira, uma vez que é a melhor maneira de ganhá-lo para Cristo, ou para prosseguir uma caminhada mais íntima com Deus, se ele já está salvo.

Como Deus e o Filho lidam com conflitos, se houver? O mais próximo do Pai e Filho chegou a um conflito foi em Mateus 26:36-45. No Jardim do Getsêmani, Jesus orou: “Senhor, se é possível deixar este cálice de mim, todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. “Jesus agonizou sobre isso por 3 horas. Não era apenas uma oração uma linha. Foi um trabalho de parto monumental ao apontar onde Jesus começou a suar sangue. A frase “não seja como eu quero” fortemente
sugere que parte de Jesus – talvez seu lado humano – não queria ir para cruz. Ele poderia ter chamado doze legiões de anjos (Mateus 26:53). Ele não teria feito a Ele qualquer menos Deus. Mas Ele escolheu submeter-se a vontade de seu pai.

Como marido e mulher devem lidar com conflitos?

Você me diz. por mútuo discurso realizado em espírito de compreensão e submissão? A grande queixa de que as mulheres têm é que seus maridos apenas sentam-se em torno de todo o dia e não fazem nada. Mas quando um homem finalmente possui a coragem de tomar algumas decisões pró-ativas, ele luta com ela a cada passo do caminho. Se uma mulher sabe que o seu homem tem uma inclinação natural a delegar com todas as responsabilidades (Gênesis 3:17), ela deve estar feliz quando ele toma decisões pró-ativas e deve incentivá-lo.

Note-se que o Pai nunca foi dominador sobre o Filho, homens também não devem de forma alguma serem dominadores sobre suas esposas. Autoridade certamente não acontece pelo meio de dominação e violência. Se uma mulher está em um relacionamento abusivo, ela tem a opção e pode deixa-lo.

Vamos considerar uma passagem final da escritura. Mateus 8:5-9. Agora, quando Jesus entrado em Cafarnaum, um centurião veio a Ele, suplicando com Ele, dizendo: “Senhor, meu servo jaz em casa paralítico, e está violentamente atormentado.”
“Senhor, eu não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. Mas dize somente uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou um homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens. E digo-o um, ‘ir’
e ele vai; e a outro: ‘Vem, e ele vem; e ao meu servo ‘, Do isto, e ele o faz. ”

O que exatamente esse centurião disse a Jesus? E por que Jesus foi tão impressionado com o que ele disse, como a passagem passa a explicar? O centurião era um homem sujeito à autoridade e com autoridade. Essa pessoa era,
claro, Jesus. O centurião reconheceu essa mesma autoridade em Jesus. Assim como o centurião estava sob autoridade e em autoridade de tal forma que os seus servos tinham que obedecer a suas palavras, Ele viu que a estrutura mesma autoridade de Jesus e assim, pediu que Jesus apenas “falasse uma palavra.” A implicação inconfundível é que Jesus também estava sob autoridade. Ele estava sob a Autoridade do Pai, e porque Ele estava em posição de autoridade, Ele poderia simplesmente falar uma palavra e demônios e doenças teriam que obedecer. O centurião reconheceu essa autoridade, e Jesus ficou surpreso.

Será que a verdadeira chave para o empoderamento feminino não está em feminismo, mas sim na submissão à autoridade? O mesmo é verdade para todos nós, não apenas as mulheres. Será que esta passagem não colocam a apresentação em uma nova
luz?

Submissão não é sobre a subjugação carnal e chauvinista, mas sobre colocar-se na ordem das coisas de Deus de tal forma que a própria singularidade funcional pode ser totalmente explorado. Será que isso faz a diferença na vida real? Ou é apenas teoria?

Digo a vocês que a sua teologia – que se acredita lá no fundo – afeta significativamente a forma como se vive a vida.

Por que é que tantas boas mulheres cristãs estão namorando homens não salvos ou os homens que são cristãos débeis? E
porque, no fundo, eles não vêem a necessidade de serem homens fortes e respeitosos de autoridade em suas vidas e de suas esposas?

Nós somos como o sapo na água fria que foi lentamente aquecido a ebulição. Agora estamos em água quente e nós nem sequer conhecemos esse novo estado, essas novas condições, assim como é a nossa sociedade atual.

Deus nos Abençoe!

3 Comments on “As mulheres precisam ser submissas ao marido?”

  1. Bom dia! Acredito que as mulheres assim como os homens necessitam da verdade de Deus para depois tirarem suas conclusões, não é coisa de machismo ou feminismo é sim a verdade declarada por Deus pois o homem não pediu pra ser homem nem a mulher pra ser mulher, a decisão foi de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *