O significado das últimas 7 frases de Jesus

As sete últimas palavras são as sete últimas frases registradas nos Evangelhos que Jesus disse antes de finalmente morrer na cruz. De acordo com o livro Seven Last Words de James Martin, Sr., as frases são tradicionalmente ordenadas da seguinte forma:

Lucas 23:34 , “Pai, perdoa-lhes; pois eles não sabem o que estão fazendo. “

Lucas 23:43 , “Em verdade te digo, hoje você estará comigo no paraíso.”

Marcos 15:34 ; Mateus 27:46 , “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”

João 19:26-27 , “Mulher, aqui está o seu filho … Aqui está a sua mãe.”

Lucas 23:46 , “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.”

João 19:28 , “Estou com sede.”

João 19:30 , “Está consumado”.

Essas palavras têm significado porque foram as últimas palavras de Jesus que cada um dos escritores dos Evangelhos decidiu compartilhar. Cada Evangelho foi escrito para um público diferente e trabalhou para enfatizar diferentes partes da história de Jesus. Isso explica por que frases diferentes são registradas desde o último encontro de cada escritor com Jesus na cruz. Vamos explorar o significado dessas palavras poderosas da cruz.

O que estava acontecendo na Bíblia quando Jesus pronunciou suas últimas palavras?

Jesus foi torturado, ridicularizado, traído pelos judeus, ele tomou sua cruz e finalmente foi morto na cruz (a morte de um criminoso). Jesus pendurado, despido de suas vestes, na cruz entre dois criminosos.

Ele sofreu publicamente depois que o povo judeu o traiu e insistiu que ele fosse morto, apesar de não ter cometido nenhum crime. Os Evangelhos registram essas últimas frases durante as seis horas que Jesus esteve pendurado na cruz.

As palavras têm significado porque são as últimas palavras de Jesus antes de morrer e nos mostram que Jesus foi consistente em sua mensagem e missão até seu último suspiro.

Cada uma dessas sete frases registradas fala diferentes verdades para nós, como crentes. Eles também confirmam aspectos de quem Jesus era e como sua vida e morte cumpriram as Escrituras.

Por que Jesus pergunta a Deus Pai se Ele O Abandonou?

Jesus pronunciou estas palavras durante suas últimas horas: “Eli, Eli, lama sabachthani?” isto é, “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Eles certamente foram de partir o coração ao ouvir, mas os discípulos os teriam reconhecido como uma citação do Salmo 22, que começa com essas mesmas palavras. Acredita-se que este momento seja quando Jesus realiza um estranho milagre em nosso favor.

Ele está chorando porque está experimentando a separação de seu Pai pela primeira vez. Esta é a única vez que temos um registro de Jesus não se dirigindo a Deus como seu Pai.

Jesus havia levado o pecado sobre si e no momento o Pai não podia estar com ele. Este momento está cheio de mistério, pois é difícil entender completamente como o filho perfeito de Deus, Jesus, foi separado de Deus por algum tempo na cruz para que pudesse aceitar a ira de Deus pelo pecado da humanidade.  Habacuque 1:13 diz “Teus olhos são puros demais para aprovar o mal, e não podes contemplar a maldade com favor.”

Deus teve que se separar de Jesus porque Ele não podia olhar para o pecado, especialmente quando ele estava sendo lançado sobre seu próprio Filho. Jesus chora de tristeza durante este período doloroso.

Por que Jesus perdoou aqueles que o estavam crucificando?

Quando Jesus clama em oração ao Deus Pai e lhe pede que “os perdoe, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), ele está deixando de lado a atrocidade que esses homens estão cometendo contra ele e os vendo como gente.

Jesus, que pode ir para a Terra e continua a existir no Céu, é totalmente homem e totalmente Deus. Ele compreende perfeitamente a miopia da condição humana. Ele pode ter empatia por ser sugado para o mal e foi capaz de ver além desse ato e tratá-los como seres humanos valiosos.

Jesus pode ver, a Bíblia nos diz que somos julgados por nossos corações (Jeremias 17:10) não apenas por nossas ações. Por exemplo, Jesus vê mais do que a natureza impulsiva de Pedro e o incumbe de “apascentar suas ovelhas” (João 21).

O que Jesus quis dizer quando disse que estava entregando Seu Espírito ao Pai?

Sete últimas palavras de James Martin, a Irmã explica que Jesus desejava fazer a vontade de seu pai. Ao longo de sua vida e ministério, ele está trabalhando para cumprir a vontade do pai. Quando Jesus está orando com tanto fervor no jardim do Getsêmani,

Jesus pede ao Pai que tome este cálice do sofrimento dele, mas depois acrescenta não a minha vontade, mas a sua seja feita (Mateus 26:36-56). Ele foi obediente à vontade de Deus e aceitou o sofrimento da cruz porque sabia que essa era a vontade do Pai para ele.

Quando Jesus então está pendurado na cruz em seus momentos finais de vida na Terra, ele pronuncia suas últimas palavras de rendição a seu pai. Em Lucas 23:46, Jesus diz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Jesus entrega inteiramente seu corpo e alma a seu pai.

É isto que somos chamados a fazer como cristãos: entregarmo-nos totalmente a Deus.

Por que Jesus disse que estava com sede?

Jesus tinha um corpo. Isso pode parecer uma observação excessivamente óbvia, mas às vezes pode ser fácil esquecer que Jesus experimentou um sofrimento físico real inimaginável. Sua divindade não negou sua humanidade. Senti muita dor, fome e sede.

Ele expressou essa dor em suas últimas palavras na cruz, ele sentiu sede. Embora seja de partir o coração contemplar o que Jesus teria sentido em seu último dia na terra, pode ser reconfortante lembrar que Deus se compadece de nosso sofrimento físico. Ele não se esqueceu de como era sentir as limitações, a exaustão, a dor, a fome, a necessidade e a sede de seu corpo. Ele sabe que temos necessidades físicas.

Em Mateus 6: 25-34 , Jesus nos lembra de não nos preocuparmos, mas uma coisa que amo nessa passagem não é que ele diga não se preocupe porque seus cuidados não importam. Em vez disso, Jesus diz não se preocupe porque o seu Deus já sabe que você precisa dessas coisas!

Ele sabe que você tem necessidades físicas e está trabalhando ajudando a atendê-las. Jesus sentiu o sofrimento físico e, portanto, pode ter empatia total com as lutas físicas que enfrentamos como seres humanos.

Por que Jesus quis dizer quando disse que ‘está consumado’?

A palavra que Jesus usa aqui é ” Tetelestai “, que significa “está consumado” ou “concluído”. Esta palavra também foi escrita em recibos de negócios no Novo Testamento para mostrar que a conta foi paga integralmente.

Jesus está indicando que seu trabalho, seu cumprimento das Escrituras e sua vida são o pagamento final por nossos pecados. Ele completou sua obra na terra e se ofereceu totalmente no sacrifício final em nosso lugar por nossos pecados.

Hebreus 9:12, 26 diz: “Ele não entrou por meio do sangue de bodes e bezerros; mas ele entrou no Lugar Santíssimo uma vez por todas pelo seu próprio sangue, tendo obtido a redenção eterna …

Mas agora ele apareceu de uma vez por todas no fim dos tempos para acabar com o pecado pelo sacrifício de si mesmo. ” Essas palavras explicam como Jesus se tornou o sacrifício final, então agora a prática judaica de sacrificar cabras e bezerros não era mais necessária.

Essas últimas frases fornecem uma visão tão rica do coração, da missão, da experiência e do amor de Jesus por nós. Cada frase nos ensina sobre sua capacidade de sentir empatia por nossa humanidade, elas demonstram seu compromisso inabalável com a vontade de seu Pai e seu cumprimento completo das profecias encontradas nas escrituras.

Ao preparar seu coração para celebrar esta Páscoa , reserve um tempo para meditar sobre essas sete frases e deixe que suas mensagens aprofundem seu amor pelo maravilhoso Deus a quem você serve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *