4 passos para dizer, como Isaías, “Aqui estou eu, Senhor”

Aqui estou eu, Senhor. Você já pronunciou essas palavras? Lembro-me de muitas vezes ter orado dessa forma, declarando ao Senhor, aqui estou eu.

Mas o que isso significa? Isso nos remete ao que foi dito pelo profeta:

“Então ouvi a voz do Senhor, que dizia: ‘Quem enviarei? E quem irá por nós? ‘ E eu disse: ‘Aqui estou. Envia-me!’” (Isaías 6:8).

Obviamente, Isaías estava fazendo uma declaração e um compromisso de que estava disponível para o uso de Deus.

Essas palavras de Isaías foram escritas há milhares de anos, mas qual é o significado de Isaías 6:8, “Aqui estou Senhor” hoje?

Como você pode aplicar isso agora? O que está claro é que este é um versículo de rendição. Mas o que quero mostrar a você são os estágios necessários para chegar a esse lugar de rendição.

O que está acontecendo neste versículo?

Antes de chegarmos lá, vamos considerar algum contexto para o que está acontecendo. Este capítulo começa com Isaías tendo um encontro com Deus no ano em que o rei Uzias morreu.

Este, entretanto, não foi um encontro comum. Isaías foi levado à presença de Deus . Aqui estão suas próprias palavras:

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Isaías 6:1

Não consigo imaginar a gama de emoções e maravilhas que passaram pela mente de Isaias. Ver o trono de Deus e ouvir os anjos proclamando a santidade de Deus – só posso especular sobre como Isaías se sentiu.

No entanto, sua reação é a única adequada. Quando ele foi confrontado com a santidade de Deus, ele rapidamente percebeu sua própria pecaminosidade.

A presença de Deus tem uma maneira de puxar as camadas e revelar o que realmente está dentro de uma pessoa. Isaiasreconheceu isso. Observe o que ele disse:

“’Ai de mim!’ Chorei. ‘Estou arruinado! Pois eu sou um homem de lábios impuros, e vivo entre um povo de lábios impuros, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor Todo-Poderoso’” (Isaías 6:5).

Uma vez que Isaías reconhece sua própria condição, ele não encontra julgamento, mas misericórdia e graça.

“Então um dos serafins voou até mim com uma brasa viva na mão, que havia tirado do altar com uma tenaz. Com ele tocou minha boca e disse: ‘Veja, isto tocou seus lábios; a tua culpa é tirada e o teu pecado expiado’” (Isaías 6:6-7).

É logo após este momento que Deus faz esta pergunta a Isaías, a quem devo enviar? Que cena incrível foi essa, mas agora vamos considerar por que esse versículo e sua resposta são tão importantes.

O que este versículo significa?

Por mais inspiradora que seja essa cena, qual é o significado de Isaías dizer: Aqui estou, Senhor?

Quero focar sua atenção em três partes principais deste encontro, que acredito que irão ajudá-lo a dar sentido a essa experiência. Vamos descobrir como Isaías chegou ao ponto de dizer “aqui estou eu Senhor”.

Como Isaías chegou a este lugar de rendição? A jornada de Isaías incorporou quatro estágios de entrega. É esta jornada que o levará a este lugar de “aqui estou eu, Senhor”.

Etapa 1 – Revelação  

O processo começa com Isaías obtendo uma compreensão ou revelação clara de quem é Deus. Ele não pode simplesmente se afastar dessa experiência ou encontro.

Quer dizer, ele poderia, mas isso é algo que ele nunca esqueceria. Toda entrega a Deus deve começar com uma compreensão clara de quem Deus é.

O coração humano é tal que, para nos rendermos, devemos reconhecer alguém ou algo maior do que nós.

Você nunca se submeterá voluntariamente a alguém que sente que está abaixo de você. Esta revelação de Deus tornou Isaías ciente de quem Deus realmente é.

Ele teve um vislumbre de sua majestade, de sua autoridade, de sua grandeza, e essas coisas prepararam o cenário para que ele se rendesse.

Uma pessoa não pode vir a Cristo, entregar sua vida a Cristo ou entregar-se a ele, a menos que tenha uma revelação de quem ela é e quem Ele é. Isso é o que aconteceu com Isaías.

Estágio 2 – Reconhecimento

Compreender quem é Deus torna você ciente rapidamente de quem você é. Isso não aconteceu apenas com Isaías, há muitos exemplos nas Escrituras .

No Novo Testamento, isso aconteceu com Pedro. Em Lucas 5, após a pesca milagrosa de peixes, Pedro teve uma revelação de quem é Jesus.

Não foi no grau da revelação de Isaías, mas teve o mesmo efeito. Quando confrontado com a realidade de quem é Deus, você reconhece quem você é. Observe as palavras de Pedro,

“Ao ver isso, Simão Pedro caiu de joelhos e disse: ‘Afasta-te de mim, Senhor; Eu sou um homem pecador! ‘” (Lucas 5:8).

Isso se parece muito com Isaías. Isso acontecerá com todos quando chegarem à compreensão da natureza, santidade e pureza de Deus.

Isso fará com que você reconheça sua própria pecaminosidade. Isso é bom porque leva ao próximo estágio no caminho da rendição.

Etapa 3 – Arrependimento ou Retiro

Uma vez que a revelação e o reconhecimento aconteçam, a pessoa escolherá uma das duas direções.

Eles se arrependerão e implorarão pela misericórdia de Deus ou se retirarão, não querendo o perdão de Deus ou pensando que Deus nunca poderia perdoá-los.

Já que estamos falando sobre a maneira de se render e dizer “Aqui estou, Senhor”, vou me concentrar no arrependimento.

Para ser claro, arrependimento significa mudar de ideia ou de direção. Você está caminhando para um lado e quando se arrepende, volta-se e caminha em uma direção completamente diferente.

Quando você reconhece sua condição pecaminosa, ou se arrepende dela ou se refugia nela. Aqueles que se arrependem o fazem porque querem se aproximar de Deus.

Eles estão cansados ​​da direção para a qual estão indo e estão dispostos a defini-la. Aqueles que se retiram ainda não estão prontos para abandonar seu estilo de vida pecaminoso.

Podem estar cientes disso, mas não querem deixar isso passar. No entanto, quando você decidir desistir, poderá chegar ao último estágio de rendição e ao significado de Isaías 6:8.

Estágio 4 – Prontidão

Depois de passar por esse processo, você estará pronto para responder como Isaías respondeu. Lembre-se de que Deus fez a pergunta a Isaías, o que significa que ele tinha uma escolha de como respondê-la.

Deus disse: “Quem devo enviar? E quem irá por nós? ” Se Isaías não estava pronto para ir, ele não precisava, como quisesse.

Quando você passa pelos três primeiros estágios, especialmente reconhecendo quem é Deus e quem você é, você considera uma honra que Deus deseje usá-lo. Este é o significado de Isaías 6:8.

Aqui estou, o Senhor está realmente dizendo um humilde obrigado por Deus desejar usar você, apesar de quem você realmente é.

Esta é a verdadeira beleza da entrega e a maneira como Deus nos usa. Ele simplesmente pega pessoas quebradas, com lábios impuros, que não são dignas de sua presença ou de serem usadas e diz eu quero usar você.

Quando essa revelação te atinge, como você não pode dizer como Isaías disse: “Aqui estou, Senhor”?

Em que estágio você se encontra para se render?

A mesma pergunta que Deus fez a Isaías, é a mesma pergunta que ele está fazendo hoje. “Quem devo enviar? E quem irá por nós? ”

Deus está sempre procurando por aqueles que estabelecerão seu plano e propósito e seguirão Seu plano para suas vidas. É o que ele queria de Isaías e é o que ele quer de você.

No entanto, assim como Isaías, enquanto Deus controla a pergunta, você controla a resposta. A razão pela qual Deus pede é porque ele nunca força ninguém a seguir, ele deseja que as pessoas escolham seguir.

A única coisa que resta é sua resposta à pergunta. Vou te dizer uma coisa, é o “sim” que abre o plano de Deus para sua vida. Nenhuma outra resposta fará isso e é por isso que “aqui estou” é tão importante.

Que sua resposta a Deus seja sempre: Aqui estou, Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *