5 Pecados com que todos parecem estar OK

Os vícios mais sutis são aqueles com os quais todos estão “bem”.

Sempre que abrimos nossos navegadores, seja Facebook, Youtube, Twitter ou Netflix, estamos entrando em um mundo com uma lista de pecados “aceitáveis”. 

Como cristãos, muitas vezes deixamos de perceber isso quando permitimos que a cultura molde nosso testemunho, quando deveria ser o contrário.

Estar conformado com o mundo é fácil. Mas honrar a Cristo exige obediência ativa por meio do poder do Espírito enquanto sua mente é transformada pela Palavra de Deus.

Você está permitindo que a Palavra de Deus modele seu tempo online? Que pecados online você está tolerando em sua vida e na vida de outras pessoas?

Aqui estão 5 pecados online com os quais todos aparentemente estamos bem.

1 – Indulgência

Devemos realmente nos gabar sobre o quanto nos empolgamos no Netflix?

Se não tivéssemos a garantia de que literalmente todo mundo faz isso, provavelmente ficaríamos um pouco envergonhados em admitir que ficamos no quarto nas últimas 12 horas assistindo série.

Podemos também dizer: “Não tenho autocontrole e minhas prioridades estão fora de controle”. 

Como cristãos, recebemos o Espírito Santo que guerreia contra a nossa carne “para vos impedir de fazer as coisas que quereis” ( Gálatas 5:17 ).

Não permita que sua carne controle suas ações. Não desperdice seus dias fazendo coisas que não trazem benefício.

2 – Materialismo

A Internet nos dá o poder de comprar literalmente qualquer coisa que quisermos e receber na nossa porta – sem nunca sair do sofá.

Você está constantemente fazendo pedidos no iFood, Mercadolivre, porque simplesmente não consegue o suficiente?

Cuidado para não encher sua vida de coisas. Quanto mais atenção você dá ao materialismo, menos atenção você dá à eternidade.

Você está enredado no materialismo? Uma vida de materialismo é uma vida que não experimentou as alegrias eternas que Cristo oferece.

Todas as coisas deste mundo passarão, mas você recebeu tesouros celestiais e eternos que ninguém pode tirar de você.

Viva para a eternidade – não para “coisas”.

Quando esta vida acabar e você estiver diante de Deus, aqueles negócios da Black Friday que você perdeu não parecerão tão importantes para você.

“Não ame o mundo ou as coisas no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. ” (1 João 2:15

3 – Orgulho

A mídia social é um ótimo lugar para se gabar sutilmente de suas realizações.

E só porque você começa com a frase “incrivelmente humilde pela oportunidade de …” e segue com #abençoado, não significa que você não está tentando exibir o quão bom você é.

Se você é tentado pelo orgulho, não se esqueça de quem você seria sem Cristo.

Ao postar algo online, pergunte-se se está chamando atenção desnecessária para si mesmo ou se espera obter comentários que alimentem o seu ego.

Para Deus, o orgulho é um dos pecados mais problemáticos, porque visa receber a glória que só Ele merece.

A mídia social oferece a você uma excelente oportunidade de espalhar a fama de Deus para um grande público. Não tente roubar esse holofote.

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:23,24

4 – Calúnia e Difamação

A internet é o lugar onde podemos caluniar e zombar das pessoas sem medo de levar um soco na cara.

Normalmente somos muito mais ousados atrás de um teclado do que pessoalmente.

A mídia social pode ser horrível.

Você está usando sua presença online para abençoar pessoas ou fazê-las em pedaços?

O maior revelador de nossos corações são as palavras que dizemos – e isso inclui aquelas que digitamos.

Se soubéssemos a dor que uma palavra difamatória pode causar – se soubéssemos quais provações as pessoas já enfrentam antes de começarmos a destruí-las verbalmente – pensaríamos duas vezes antes de vomitar veneno online.

Use suas palavras para curar e fortalecer.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

5 – Brigas e Discussões

Algumas pessoas acessam o Twitter e o Facebook apenas para começar uma briga. Você sente emoção em atacar as reivindicações dos outros?

Ganhar uma discussão online pode fazer você se sentir sábio, mas a Bíblia diz que você pode estar divulgando sua própria tolice.

Você sabe o que exige muito mais sabedoria? Sair de uma luta sem dizer uma palavra.

A maioria dos debates online é inútil porque todas as vozes sábias são aquelas que evitam se envolver, o que significa que 90% dos participantes são provavelmente tolos.

Como os debates online quase nunca são educativos, quase nunca são apropriados.

É uma honra para um homem manter-se afastado de contendas, mas todo tolo estará brigando. (Provérbios 20:3)

5 Comments on “5 Pecados com que todos parecem estar OK”

  1. Extrema verdade da qual devemos pautar nossa vida e com urgência a igreja deve voltar seus olhos para Cristo e viver de um modo que O agrada e Louva-O!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *