O que significa “A batalha não é sua” em 2 Crônicas 20:15?

Dependência e libertação parecem andar de mãos dadas. É fácil ler o Antigo Testamento e ver apenas o julgamento de Deus sobre os infiéis israelitas em seu compromisso com Ele.

Eles vão confiar em Deus ou não? Eu me vejo repetindo em suas maneiras de esperar até que estejam em perigo para chamá-lo. Mas também vejo a beleza de um coração fiel ao Senhor nos momentos difíceis.

Em todo o Antigo Testamento, podemos ver o coração de Deus por seu povo brilhar. Desde os primeiros capítulos de Gênesis, vemos seu desejo de libertar seu povo.

Ele colocou em ação um plano para redimir a humanidade de escolher seu próprio caminho em vez do seu. Ele luta por nós, mas o que isso significa?

De quem é a batalha em 2 Crônicas 20:15?

2 Crônicas 20 detalha a incrível história da libertação de seu povo pelo Senhor.

Inimigos preparados para atacá-los se esgueirando por Judá e Jerusalém. Quando Josafá, o rei e seu povo descobriram esse complô para atacar, era tarde demais para reunir as tropas.

Foi durante uma época em que o coração das pessoas se voltou para a adoração fiel ao Senhor. Não foi um ataque baseado em julgamento, pois os corações se tornaram frios em relação a Ele. Foi um ataque malicioso dirigido pelo inimigo para conquistá-los.

Alarmado, Josafá resolveu consultar o Senhor e convocou um jejum entre todo o Judá. O povo se reuniu para buscar o Senhor e então Josafá se levantou e orou.

Nesta oração, ele listou todas as maneiras pelas quais Deus provou ser fiel no passado e detalhou o caráter de Deus.

Deus é o governante de todas as nações e tem poder e força em suas mãos. Ele expulsou essas nações e deu a terra aos descendentes de Abraão.

Quer a calamidade chegue até eles por meio de julgamento, peste ou fome, eles estarão na presença do Senhor e clamarão por ele em sua angústia. Deus vai ouvi-los e salvá-los.

Depois disso, Josafá apresentou o problema ao Senhor. Ele enraizou sua oração nos fatos do passado e os aplicou aos fatos do presente. Ele terminou a oração admitindo sua falta de poder e que seus olhos estavam fixos no Senhor.

O Senhor disse a eles que não ficassem com medo ou desanimados em face do vasto exército porque é a batalha de Deus, não deles. Então ele disse a eles de onde o inimigo viria e para onde marchar.

Eles deveriam tomar suas posições, manter a linha e ver a libertação do Senhor. O Senhor repetiu para eles não terem medo ou desânimo. Eles precisavam se lembrar que o Senhor estava com eles.

Quando o povo ouviu a mensagem de Deus, caiu em adoração. Os levitas se levantaram e louvaram ao Senhor em alta voz. 

No dia seguinte, o povo marchou em direção ao inimigo e o Senhor guerreou contra seus inimigos. Louvor e abriram caminho para uma batalha que eles não tiveram que lutar.

Os inimigos se destruíram enquanto os homens de Judá marcharam para o campo de batalha. Quando eles chegaram, eles viram os cadáveres de seus inimigos.

O temor do Senhor apoderou-se de todos os reinos que cercavam Judá e Jerusalém. Deus deu a Jeosafá e ao povo de Judá o descanso de todos os lados de seu reino.

Por que a batalha não é nossa para lutar?

A batalha não é nossa porque Deus deseja revelar sua santidade, amor e poder em nossas vidas. Temos a tendência de confiar mais no que podemos ver do que no que não podemos.

Muitas vezes, a batalha que se desenrola ao nosso redor é espiritual. Mas um coração que se submete ao Senhor em humilde dependência e fiel obediência vê a vitória.

Muitas vezes, lutamos para ficar e esperar diante do Senhor. Vestimos nossa armadura espiritual e pensamos que devemos correr para a batalha.

Mas Efésios 6:13-14 nos diz para vestir a armadura de Deus e então ficar em pé. É quando percebemos que a batalha é do Senhor e ficamos diante dele com nossos olhos fixos nele que vemos a libertação.

As batalhas que enfrentaremos serão muitas, e a intenção de cada um é destruir o que Deus deseja fazer em nossa vida. O inimigo de Deus anda por aí procurando isolar e destruir os seguidores de Cristo.

Mas temos um guerreiro que luta por nós quando paramos para procurá-lo. Deus em sua misericórdia graciosa nos diz para nos prepararmos e então confiarmos nele para lutar em nosso favor.

Por toda a Escritura, encontramos evidências de Deus lutando em nossas batalhas. Ele vai antes de nós e vem atrás de nós. Porque ele é por nós, ninguém pode ser contra nós.

Ele dividiu o mar para Moisés e seu povo e fechou o mar sobre seus inimigos. Ele levou o povo à guerra para conquistar a Terra Prometida, mas foi por causa de Deus que eles venceram. Somos mais do que vencedores porque o Senhor luta nossas batalhas.

Lições de 2 Crônicas 20

Esta passagem de 2 Crônicas 20 nos ensina várias coisas diferentes.

Primeiro, mostra que ainda podemos viver em retidão e enfrentar inimigos que desejam nos atacar. Em nossos dias, pode não ser um grupo de pessoas real querendo nos conquistar.

Pode ser qualquer distração ou mentalidade que desvie nosso foco de Deus. A maioria de nós tem um coração que anseia por viver em retidão, mas lutamos com coisas que nos atrapalham.

Podem ser velhos hábitos, padrões de pensamento ou qualquer coisa que vá contra a justiça de Deus.

Em segundo lugar, precisamos buscar a Deus. Josafá não começou sua oração dizendo a Deus que eles precisavam de ajuda. Ele começou sua oração com o quão grande e poderoso Deus tem sido.

Isso honra o Senhor e lembra a si mesmo e ao seu povo do que Deus é capaz. Então ele trouxe seus problemas ao Senhor.

Terceiro, precisamos acreditar em Deus. Se o povo não tivesse acreditado em Deus, seus resultados teriam sido diferentes. Deus deu três mensagens ao seu povo. Eles tiveram a escolha de acreditar nele ou não.

O Senhor disse a eles para não ter medo ou desanimar diante de seus inimigos porque a batalha não é deles, é de Deus. Então ele disse a eles onde poderiam encontrar o inimigo e que eles deveriam marchar em direção ao exército em número maior. Quando eles chegassem lá, ao invés de lutar, eles deveriam tomar sua posição, segurá-la e ver sua libertação.

Isso não vai contra nossa natureza lutar ou fazer algo? Mas o povo acreditou em Deus e viu sua libertação.

Quarto, precisamos aproveitar o poder do louvor em nossa vida. Louvar ao Senhor revela nossa fé e libera seu poder. Quando louvamos ao Senhor com nossa voz, nos lembramos do maravilhoso amor e bondade de Deus. Isso tira nossos olhos de nossa situação e os coloca com segurança em Deus.

Nossa voz elevada em louvor nos ajuda a descansar nele enquanto ele luta em nossas batalhas.

A batalha é de Deus

A batalha não é sua. . . é de Deus. Ele deseja fazer uma obra poderosa em sua vida à medida que você o busca, acredita e elogia.

Ele é por você e não contra você. Ele tem prazer em entregar. Você vai ficar diante dele, buscar seu rosto e depois fazer o que ele diz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *