10 Razões pelas quais ‘é mais abençoado dar do que receber’

A bem-aventurança mais incrédula na Bíblia é: “Mais bem-aventurado é dar do que receber” ( Atos 20:35 ). Estas palavras, citadas por Paulo, tão conhecidas, não se encontram em nenhum dos quatro Evangelhos, mas não deixam de ser genuínas. Eles preservam apenas um fragmento dos ditos e feitos de nosso Senhor ( Jo 21:25 ). Dar, mesmo aqui, garante mais felicidade real do que receber e, além disso, é divino e abençoa para sempre. 

O doador mais feliz do que o recebedor? Certamente algum erro? Isso vai contra todas as nossas intuições e instintos. Então deixe-me ajudá-lo a acreditar e agir de acordo com isso, dando-lhe dez razões pelas quais é mais abençoado dar do que receber.

O que Jesus quis dizer quando disse “Mais bem-aventurado é dar do que receber? 

O Comentário Bíblico de Tony Evans nos diz: “De fato, na economia de Deus você será mais abençoado se for um canal espiritual em vez de um beco sem saída espiritual. Deus quer trabalhar através de você para que você seja uma bênção para os outros. . Se você tem a capacidade de atender a uma necessidade (com seu dinheiro, seu tempo ou seu encorajamento), seja usado por Deus para dar e atender a essa necessidade. Deus retribuirá o favor.”

Quando damos, estamos nos colocando em um lugar de humildade e oferta que Deus mostra favor. Deus está procurando abençoar aqueles que O obedecem e buscam as coisas do Seu reino na terra! Agora vamos dar uma olhada específica em 10 razões pelas quais é mais abençoado dar do que receber. 

1. Dar obedece ao mandamento de Deus

O Antigo Testamento tem muito mais mandamentos sobre doação financeira – quem, quando e quanto – do que o Novo Testamento. Talvez os escritores do Novo Testamento apenas tenham presumido que, como Deus nos deu muito mais no Novo Testamento – entregando-se à morte – que nossa doação deveria seguir de maneira bastante lógica e fácil. Mas, para o caso de perdermos o link, também há mandamentos claros do Novo Testamento (por exemplo, 1 Coríntios 1:2 ). Como todos os mandamentos de Deus são dados para melhorar nossa vida, obedecer a esse mandamento aumentará nossa felicidade.

2. Dar se submete ao senhorio de Deus

Todo ato de obediência reconhece que há uma autoridade maior em nossas vidas, que há um Senhor sobre nós que tem direito a honra e respeito. Devido ao nosso temperamento, personalidade ou circunstâncias, podemos achar alguns comandos relativamente fáceis de obedecer. Nossa submissão é realmente testada nas áreas onde nossa própria natureza e situação tornam a obediência mais difícil. Para a maioria de nós, o dinheiro é uma dessas áreas. Nossa carteira é muitas vezes a última cidadela a cair sob o domínio de Deus, e mesmo quando ela cai, ela é reconstruída e ressegurada novamente muito rapidamente. Se ao menos pudéssemos lembrar que o Senhorio Divino não é uma ameaça; em vez disso, é o local de maior segurança.

3. Dar mostra o coração de Deus

Deus é o doador de todo dom bom e perfeito ( Tiago 1:17 ). Como portadores de Sua imagem, somos chamados a copiar Sua doação, a ser mini-imagens de Seu coração infinitamente grande. Quanto maiores nossos corações (e quanto maiores nossas mãos), maior a imagem que pintamos do caráter de Deus. O que as pessoas pensam de Deus quando pensam na maneira como você usa seu dinheiro?  

4. Dar ilustra a salvação de Deus

No coração do Evangelho está a auto-doação sacrificial ( Jo 3:16 ). É por isso que quando o apóstolo Paulo quis encorajar os coríntios a dar mais, ele os apontou para a pessoa e obra de Cristo. “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis” ( 2 Coríntios 2:9 ). Sim, você abunda em fé , amor, etc., mas “veja que você também abunda nesta graça”. Quando damos sacrificialmente, dolorosamente, para o benefício de outros, estamos fracamente e em pequena escala pregando a mensagem do Evangelho.

5. Dar confia na provisão de Deus

O maior impedimento para dar é o medo, o medo de que, se eu doar demais, não terei o suficiente para isso ou aquilo. Quando damos sacrificialmente, acima e além do que é confortável e fácil, estamos expressando nossa fé e confiança em Deus para prover para nós e nossa família. Este não é um argumento para a loucura, mas para a fé. Muitos cristãos descobriram a alegria de lançar suas migalhas de pão sobre as águas e vários pães retornando depois de muitos dias ( Eclesiastes 11:1 ). É uma alegria ver Deus cumprir Sua promessa de provisão quando Lhe obedecemos.

6. Dar alarga o sorriso de Deus

O Senhor ama quem dá com alegria ( 2 Coríntios 2:7 ). Ele se deleita ao ver Seu povo alegremente abrindo seus corações e mãos para suprir as necessidades de Sua Igreja e, de fato, de todas as Suas criaturas. Através de Paulo, Deus repetidamente elogia e elogia aqueles que deram de seus fundos e de si mesmos para a obra do Evangelho ( 2 Coríntios 8:1 ). Não há nada que faça um cristão mais feliz do que saber que ele fez Deus feliz, e dar feliz significa um Deus feliz.

7. Dar avança o reino de Deus

Muitos de nós contribuíram para a Apple de uma forma ou de outra. Ajudamos a empresa a crescer de uma operação de garagem para o império mundial que é hoje. E estou feliz com isso, pois é uma empresa que trouxe muitas bênçãos para o mundo. Mas pense nas bênçãos que resultam quando financiamos a missão da igreja de Cristo. Estamos pagando salários de ministros e missionários. Estamos financiando recursos para evangelismo, evangelismo e discipulado. Mas acima de tudo estamos investindo no bem-estar espiritual e eterno de pessoas de todas as nações, tribos, tribos e línguas. Nossos dólares estão mudando lares, relacionamentos, países e até mesmo o destino eterno de muitas almas.

8. Dar promove a santificação de Deus

Dar não apenas promove a obra de Deus através de nós, mas também a obra de Deus em nós, nossa santificação. No entanto, à medida que cada ato de doação enfraquece e até quebra nossa natureza pecaminosa e egoísta, mais a graça de Deus se espalha em nossos corações. Sim, o dinheiro sai do nosso bolso, mas o pecado também sai do nosso coração. E isso é muito. Inestimável na verdade.

9. Dar dá testemunho do poder de Deus

Embora não devamos deixar nossa mão esquerda saber o que nossa mão direita faz, é bastante óbvio que os cristãos dão muito às suas igrejas e instituições de caridade cristãs. Até mesmo observadores seculares notaram com espanto como os cristãos muitas vezes são generosos com seu dinheiro. Eles podem não dizer isso, mas certamente devem pensar assim: “Este deve ser o verdadeiro negócio para as pessoas doarem tanto de seu próprio dinheiro. Eles devem realmente acreditar nessas coisas. O Deus que eles adoram e servem deve ser incrivelmente poderoso para tornar as pessoas tão generosas.”

10. Dar louvores ao caráter de Deus

Dar com um espírito correto é um ato de adoração. É prestar-Lhe um tributo de louvor. Está dizendo. “Você me deu tudo e aqui está uma pequena expressão de minha gratidão e louvor por todos os seus bons presentes. É apenas um sinal, uma amostra do que eu realmente sinto, mas você conhece o coração que está por trás disso. Como Davi cantou: “O que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” ( Salmos 116:12 ).

Você vê agora como dar nos torna mais abençoados do que receber? Podemos obter tanta felicidade quando vemos como Deus é glorificado em nossas doações e quando O vemos abençoar os outros por meio de nossas doações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *