12 maneiras de se sentar aos pés de Jesus

Apesar dos nossos melhores planos, há momentos em que a vida fica caótica. Descobri que praticar a disciplina espiritual de sentar-se aos pés do Senhor era simplesmente uma questão de gerenciamento de tempo e força de vontade. Eu era até um pouco crítico com aqueles que não “faziam acontecer”.

Duas histórias da Bíblia

Há duas histórias que me vêm à mente quando penso na ideia de “sentar-se aos pés de Jesus”. A primeira é provavelmente a associação mais comum: a história de Marta e sua irmã Maria encontrada em Lucas 10. Marta convida Jesus para sua casa, mas ela está “distraída com muito serviço”. Em contraste, Maria senta-se aos pés do Senhor, ouve seus ensinamentos e é informada de que ela “escolheu a boa porção”. Houve dias como uma jovem mãe em que essa história me assombrava. Eu queria gritar: “Senhor, eu quero sentar aos seus pés e aprender com você, mas não consigo parar de servir!” A liberdade de Maria de deixar de lado as tarefas domésticas e sentar e aprender com Jesus me parecia um luxo inatingível.

Mas há outra história. Encontrei conforto em saber que os seguidores de Jesus enfrentaram um dilema semelhante. Quando os discípulos estavam com Jesus em seu ministério na Galiléia, lemos em Marcos 6:31 como “muitos iam e vinham, e não tinham tempo nem para comer”. Quão aliviados eles devem ter se sentido quando Jesus lhes disse: “Venham sozinhos para um lugar deserto e descansem um pouco” (Marcos 6:31). Tempo a sós com Jesus? Longe dessas multidões carentes? Sim, senhor! Vamos embora agora!

Quando os planos mudam

Mas as coisas não funcionaram assim. Eles foram embora no barco para o lugar desolado, apenas para encontrá-lo repleto de cinco mil homens com mulheres e crianças. Então, em vez de um descanso tranquilo, eles tiveram outro dia de ministério. Eu posso apenas ouvir a exasperação em suas vozes quando eles pedem a Jesus no final do dia para “mandá-los embora para irem aos campos e aldeias vizinhas e comprarem algo para comer” (Marcos 6:37).

Depois de servir a comida à multidão, Jesus “fez que seus discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão” (Marcos 6:45). Eu só posso imaginar a decepção nos rostos dos discípulos. O que aconteceu com o descanso tranquilo? O precioso tempo um-a-um pelo qual eles estavam famintos?

Olhando para trás, eles conseguiram algo melhor. Eles ouviram seu ensino (Marcos 6:34). Eles oraram com ele (Marcos 6:41). Serviram ao lado de Jesus enquanto ele realizava um dos maiores milagres de seu ministério terreno (Marcos 6:42). E eles se sentaram com Jesus e com as pessoas que Jesus amava (Marcos 6:39). Eles comeram com Jesus e foram embora com uma cesta pessoal cheia de pedaços de pão e peixe (Marcos 6:43). Depois de enviá-los no barco, despedir a multidão e subir ao monte para orar, ele mostrou sua glória enquanto caminhava sobre as águas em direção a eles (Marcos 6:48).

Aquele longo dia, há mais de dois mil anos, foi agitado e cansativo e, aparentemente, não saiu como planejado, mas os discípulos sentaram-se com Jesus, partiram o pão, foram testemunhas de sua glória e foram transformados para sempre.

12 maneiras de se sentar aos pés de Jesus

Sim, Maria escolheu a parte boa, e quando tenho escolha, o tempo de silêncio com o Senhor é uma prioridade para mim. Mas quando isso não é possível, aprendi que “sentar com Jesus” ainda é o desejo dele para mim, pode acontecer quando não há tempo para sentar e quando há muitas vozes interrompendo o silêncio.

A chave, para mim, tem sido promover uma atitude de discipulado em meio ao caos, e um olho para procurar a comunidade de crentes que podem me ajudar. Se meu coração é ensinável, se meus ouvidos estão abertos para ouvir a verdade, posso aprender com Jesus em muitos cenários diferentes – como você, discípulo cansado!

Aqui estão 12 maneiras de se sentar aos pés de Jesus, nenhuma das quais requer um “tempo de silêncio” designado:

1. Vá à igreja.

Pode parecer simplista, mas adorar com uma comunidade de crentes que se comprometeram com o Senhor e uns com os outros tem sido o meio mais instrumental de encontrar Cristo que experimentei. Quando estou cansado e estressado, preciso ir à igreja.

2. Aprenda com bons amigos.

Costumo perguntar aos meus bons amigos o que Deus está ensinando a eles por meio de sua Palavra. Um coração ansioso para sentar-se aos pés do Senhor pergunta: “Como o Senhor está guiando e instruindo meus irmãos e irmãs? O que eles estão aprendendo pode se aplicar a mim também?”

3. Participe do estudo bíblico em qualquer estado de preparação.

Não consigo pensar em lugar melhor para o servo cansado do que na companhia de crentes, com a Bíblia aberta no colo, aprendendo juntos do Senhor. Aprendi a me humilhar e admitir que nem sempre tenho tudo, o que me liberta para receber os benefícios do estudo de quem vem preparado.

4. Ore em comunidade.

Aprendi a aproveitar ao máximo o tempo de oração que tenho.

5. Ore as Escrituras.

Embora devamos ser cautelosos ao orar com vã repetição, encontrei grande conforto em orações curtas nas Escrituras (“Senhor, salva-me!” de Mateus 14:30; “Arrependa-se e creia no evangelho” de Marcos 1:15; “ Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador!” de Lucas 18:13) e longas orações (Salmo 119; Efésios 1:15-23; Colossenses 1:9-14).

6. Adore em família.

Costumo usar um plano de leitura da Bíblia escrito por Robert Murray M’Cheyne, que tem leituras diárias para “segredo” e “família”. O dia ideal conteria ambos. O dia não ideal pode incluir apenas um. Aprendi a amar a leitura da Bíblia com minha família, pois há uma grande alegria em “sentar juntos aos pés do Senhor.

7. Comungar através da Ceia do Senhor.

Há uma razão pela qual esta ordenança é chamada de comunhão . Nas estações mais caóticas da minha vida, aprendi a apreciá-lo profundamente. Há algo tão tangível e real e centrado no evangelho sobre o vinho e o pão. Deixei a congregação “proclamar a morte do Senhor até que ele venha” para meu benefício, e escutei e aprendi com Jesus através disso.

8. Crie um plano para o pouco tempo disponível.

Aprendi que é útil prestar contas a algum tipo de plano para sentar-se aos pés do Senhor, especialmente quando o tempo é limitado. Para mim, isso inclui planos de leitura da Bíblia, lição de casa semanal de um estudo bíblico comunitário, trabalho de preparação em pequenos grupos. Eu não uso bem o tempo ocioso, então é melhor não deixar minhas devoções em aberto. Da mesma forma, quando tenho mais tempo, acho útil memorizar passagens mais longas das Escrituras para “armazenar as prateleiras” da minha mente para momentos em que não posso lê-las sozinho.

9. Leia ou ouça a Bíblia sempre que possível.

Com os benefícios de um smartphone, é possível ler a Palavra de Deus enquanto espera o dentista, ouvir enquanto dirige ou fazer as duas coisas no banheiro. Os famintos precisam procurar comida onde possam encontrá-la.

10. Medite em um versículo de cada vez.

Descobri que atividades sem sentido, como dobrar a roupa suja, passear com o cachorro, lavar a louça ou fazer exercícios, são momentos perfeitos para ponderar e refletir sobre versículos que sei de cor. Em espírito de oração, pedindo compreensão ao Senhor, descobri que alguns dos meus momentos espirituais “ah-ha” mais memoráveis ​​ocorreram em ambientes muito pouco ortodoxos.

11. Ouça sermões expositivos.

Sermões que buscam extrair significado e aplicação diretamente das escrituras têm sido um grande meio da graça de Deus em minha vida e, com o dom da tecnologia, não precisamos limitar nossa ingestão semanal de sermões às manhãs de domingo. Como a diferença entre uma salada e um smoothie, eu sei que é bom para mim mastigar e engolir as coisas profundas da Palavra de Deus por conta própria, mas quando não posso, sou grato por aqueles que colocaram tudo em um vidro para mim.

12. Cante as Escrituras, especialmente os Salmos.

Da escola dominical e músicas da VBS aos CDs de adoração da família, é mais fácil do que nunca mergulhar na verdade e louvar ao Senhor onde quer que você esteja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *