15 versículos da Bíblia para todo cristão memorizar

Memorizar a Palavra de Deus é uma disciplina da graça vital e que produz alegria para todo cristão — mas por onde começar? Com tantos milhares de versículos para escolher, a memorização pode parecer esmagadora, e muitas vezes não sabemos por onde começar.

Por que memorizar versículos da Bíblia?

Muitos de nós fizemos várias perguntas esclarecedoras sobre essa disciplina cheia de graça, como:

  • “Qual é o objetivo da memorização?”
  • “Por que devo dedicar tempo e esforço para memorizar a Bíblia? Eu não poderia usar esse tempo para lê-lo mais profundamente, ou para orar?”
  • “Se eu posso simplesmente abrir minha Bíblia e ler a Palavra de Deus, então por que devo memorizá-la?”
  • “Se eu sou ruim em memorizar em geral, ainda devo considerar isso uma busca importante?”

Eu perguntei tudo o que foi dito acima e fui profundamente convencido pelo que o próprio Deus tem a dizer sobre a vitalidade de sua Palavra sendo semeada na mente e no coração do crente. Aqui estão apenas três razões importantes que ele nos dá para memorizar sua Palavra:

Para nos convencer do pecado.

Guardei a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. (Salmo 119:11)

Se dissermos que não pecamos, fazemos dele um mentiroso, e sua palavra não está em nós. (1 João 1:10)

Para nos ensinar o temor do Senhor.

Ora, este é o mandamento, os estatutos e os preceitos, que o Senhor teu Deus me mandou ensinar-te, para que os cumpras na terra para onde vais, para a possuíres, para que tema ao Senhor teu Deus. , tu e teu filho e o filho de teu filho, guardando todos os seus estatutos e seus mandamentos, que eu te ordeno, todos os dias da tua vida, e para que os teus dias se prolonguem. (Deuteronômio 6:1-2)

Para ficar firme contra o nosso inimigo.

Finalmente, seja forte no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes resistir às ciladas do diabo…tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo no Espírito, com toda oração e súplica. (Efésios 6:10-11, 17-18)

Três dicas para memorização

Se você tem memorizado versículos da Bíblia a vida toda ou está apenas começando, considere algumas dicas rápidas para crescer ainda mais:

1. Leia e repita.

Escolha uma dessas passagens de cada vez e leia-as 10 vezes todos os dias até memorizar tudo. A repetição tende a ter um efeito de permanência; quanto mais freqüentemente você lê as Escrituras, mais solidamente elas se enraízam em sua mente e coração.

2. Mantenha-se responsável.

Não memorize sozinho! Peça a um amigo ou ao seu pequeno grupo para se juntar a você. Em seguida, pratique recitar os versículos da Bíblia em voz alta. Você pode até “testar” seus amigos confiando em sua memória, em vez de olhar imediatamente para o texto. Alguns anos atrás, meu pequeno grupo decorou juntos o Salmo 145; foi muito mais motivador memorizar em grupo e ver o fruto espiritual sendo produzido por essa disciplina.

3. Ore.

Muitas vezes, meus maiores obstáculos à memorização são a falta de desejo e a preguiça. Não compreendi o dom de guardar a Palavra de Deus em meu coração, de guardar seus mandamentos e promessas dessa maneira. É mais fácil e rápido não gastar mais tempo e esforço mental durante a leitura das Escrituras. E você? Precisamos orar por nossos corações: por um desejo de esconder a Palavra de Deus nele e alimentar-se dela ao longo do dia; pelo zelo pela verdade de Deus e seu evangelho vivificante; e pelo autocontrole e poder de dizer sim a essa disciplina eternamente valiosa. Ajude-nos, ó Senhor, a valorizar o que você valoriza e a amar o que você ama!

15 versículos bíblicos para memorizar

Aqui estão 15 sugestões de versículos bíblicos para memorizar. Escolha um de cada vez e revise cada versículo mesmo depois de passar para o próximo. 

1. 2 Coríntios 5:21

Por amor de nós, fez pecado aquele que não conheceu pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

2. Isaías 53:5

Mas ele foi traspassado por nossas transgressões;

   ele foi moído por nossas iniqüidades;

sobre ele estava o castigo que nos traz a paz,

   e com as suas feridas fomos sarados.

3. 1 João 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

4. Atos 4:12

E não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.

5. 1 Tessalonicenses 5:16-18

Alegrem-se sempre, orem sem cessar, agradeçam em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vocês.

6. Deuteronômio 8:3

E ele te humilhou e te deixou com fome e te alimentou com maná, que você não conhecia, nem seus pais sabiam, para que ele pudesse fazer você saber que o homem não vive só de pão, mas o homem vive de toda palavra que vem de a boca do Senhor.

7. Salmo 73:25-26

Quem tenho eu no céu além de você?

   E não há nada na terra que eu deseje além de você.

Minha carne e meu coração podem falhar,

   mas Deus é a força do meu coração e minha porção para sempre.

8. Marcos 8:35-36

Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por minha causa e do evangelho a salvará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?

9. Romanos 8:31-32

O que então diremos a essas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?

10. 1 Pedro 1:13

Portanto, preparando suas mentes para a ação e sendo sóbrios, coloque sua esperança totalmente na graça que será trazida a você na revelação de Jesus Cristo.

11. Ezequiel 36:26

E eu te darei um novo coração, e um novo espírito porei dentro de você. E tirarei de sua carne o coração de pedra e lhe darei um coração de carne.

12. 1 Tessalonicenses 5:9-10

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer estejamos acordados, quer dormindo, vivamos com ele.

13. Hebreus 4:15-16

Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Aproximemo-nos, pois, com confiança, do trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

14. João 1:1-2

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.

15. Salmo 27:4

Uma coisa pedi ao Senhor,

que vou buscar:

para que eu habite na casa do Senhor

todos os dias da minha vida,

contemplar a beleza do Senhor

 e consultar no seu templo.

One Comment on “15 versículos da Bíblia para todo cristão memorizar”

  1. Muito obrigado por compartilhar esta maravilhosa coleção de versículos bíblicos! Uma ótima maneira de ajudá-lo a se lembrar deles é chamada Remember Me (https://www.remem.me/pt).
    É o aplicativo de memória bíblica divertido, eficaz e gratuito com jogos, imagens, áudio e flashcards de versículos bíblicos. Sem anúncios, sem restrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *