15 marcas de um discípulo de Jesus

O cristianismo não é um clube.

Jesus não quer líderes de torcida ou groupies. Seguir a Cristo não é sobre camisetas, slogans ou hashtags. Jesus nos chama para sermos filhos de seu Pai. Ele nos chama para sermos seus discípulos.

Porque Jesus tem um papel único no plano de salvação de Deus, ele é mais do que um exemplo. O melhor espelho que encontramos nos relatos dos Evangelhos não é Jesus, mas seus discípulos.

15 marcas de um discípulo de Jesus

Aqui estão quinze coisas que aprendemos sobre ser um discípulo de Jesus no Evangelho de Lucas.

1. Um discípulo é chamado (Lucas 5:1–11).

Jesus não precisava de um recrutador. Ele chamou e seus discípulos “deixaram tudo e o seguiram”. Da mesma forma, Deus nos chama como discípulos, não porque somos dignos, mas por causa de sua graça (2 Timóteo 1:9).

2. Um discípulo é ensinado (Lucas 6:20–49).

Jesus passou muito tempo ensinando seus discípulos sobre a realidade. Para quem veio o Messias? Quem é digno de salvação? O que é o reino de Deus? Somos igualmente ignorantes e resistentes à verdade; precisamos de instrução.

3. Um discípulo é um seguidor (Lucas 7:11).

Inerente à definição de discípulo é aquele que não escolhe sua própria direção, causas ou valores. Os discípulos seguem Jesus.

4. Um discípulo está ciente do reino de Deus (Lucas 8:9–10).

Jesus revela a seus discípulos a verdade que é obscurecida para os outros. Porque o reino de Deus não é mundano ou político, devemos aprender os valores e exigências do Rei.

5. Um discípulo é um servo (Lucas 9:14–17).

Os discípulos de Jesus sujaram as mãos, distribuindo comida multiplicada aos famintos. Às vezes, andar com Jesus significa pegar crostas de pão e espinhas de peixe.

6. Um discípulo é enviado para proclamar o reino de Deus (Lucas 9:1–6; 10:1–12).

Jesus enviou seus doze apóstolos e depois outros setenta e dois como trabalhadores em uma colheita abundante (Lucas 10:2). Como aqueles enviados com uma mensagem para proclamar, seus discípulos estavam em perigo como cordeiros entre lobos (Lucas 10:3) porque estavam anunciando um rei diferente. O reino celestial que eles anunciaram valorizava a paz (Lucas 10:5) e a cura (Lucas 10:9), não riquezas e poder. Desafiar as estruturas de autoridade existentes é muitas vezes impopular.

7. Um discípulo confessa Jesus como o Cristo (Lucas 9:18–20).

Pedro confessou Jesus como “o Cristo de Deus”. Esta é a pergunta mais importante que enfrentamos também: Quem você diz que Jesus é? Devemos responder a isso diariamente, reorientando nossas prioridades, paixões e propósitos em torno do Messias.

8. Um discípulo é uma testemunha (Lucas 10:23–24).

Os apóstolos andaram com Jesus. Muitos ansiavam por ver o que viam. Isso faz parte da “vontade graciosa” de Deus (Lucas 10:21). Também testemunhamos o amor e o poder de Jesus por meio de sua Palavra e de sua obra no mundo. A arena é muito maior agora, mas seus discípulos ainda sentam ao lado da quadra.

9. Um discípulo nega a si mesmo e toma sua cruz (Lucas 9:23-27).

A vida de um discípulo não era glamorosa ou lucrativa. Estava cheio de dificuldades e perigos. Não se engane – se seus valores mais altos são conforto, paz e segurança, você perderá sua vida. Mas se você perder sua vida por causa de Jesus, você a salvará.

10. Um discípulo é comprometido (Lucas 9:57–62).

Jesus ensina que segui-lo não é fácil; requer tudo. “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.”

11. Um discípulo é um portador da cruz e um contador de custos (Lucas 14:26-33).

Seguir a Jesus é sério e caro. Pode custar a família e amigos; Custar tempo e conforto; pode até custar sua vida. Jesus diz: “Qualquer um de vocês que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo”.

12. Um discípulo é repreendido por Jesus (Lucas 18:15–17).

Quando nos submetemos a Jesus como Senhor, reconhecemos sua perfeição, sabedoria e autoridade para nos corrigir – e precisamos de muita correção! Os discípulos foram repreendidos por Jesus, e se não sabemos o mesmo, provavelmente não estamos encontrando o Senhor. Esse processo contínuo acontece quando lemos sua Palavra e interagimos com seu povo. A repreensão de Deus é evidência de seu amor por seus filhos.

13. Um discípulo louva a Deus (Lucas 19:33–40).

Quando os discípulos veem Jesus claramente, o “Rei que vem em nome do Senhor”, eles se regozijam e louvam o Pai que enviou seu Filho. Seguir a Jesus não é principalmente fazer , mas adorar .

14. Um discípulo passa tempo com seu Mestre (Lucas 22:11, 39, 45).

Nas horas antes de sua prisão, Jesus ansiava por um tempo com seus discípulos. Eles comeram com ele, conversaram com ele e cantaram com ele. À medida que Deus muda nossos corações e nos dá novos desejos, o principal deles será o amor por ele. Procuramos e passamos tempo com aqueles que amamos.

15. Um discípulo é redimido, consolado e enviado ao mundo (Lucas 24:36–53).

Jesus procura seus discípulos após sua ressurreição, embora eles estivessem ausentes em sua crucificação e sepultamento. Ele fala de paz e conforto para eles. Ele morreu por seus pecados e ressuscitou da sepultura para que eles também pudessem ter uma nova vida. Assim como ele enviou seus discípulos ao mundo com a promessa do Espírito (v. 49), ele também nos envia.

Discípulo, Você Tomará Sua Cruz?

Não há lugar para orgulho entre aqueles que seguem Jesus (Lucas 22:24-27). Somos chamados, ensinados, dirigidos, equipados e corrigidos por nosso Mestre. Não podemos atender a nossa maior necessidade – reconciliação com Deus – e muitas vezes nos irritamos com essa realidade.

Mas Jesus é um Salvador amoroso. Quando confessamos nosso orgulho, ele graciosamente nos restaura. Nossa dívida de pecado já foi paga, então ele não a usa contra nós. Ele é também o Rei Ressuscitado, que substitui o nosso orgulho pela humildade, através da obra do seu Espírito em nós.

Jesus continua a nos chamar hoje. Você tomará sua cruz como discípulo e seguirá Aquele que foi levado na cruz por você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *