17 Benefícios de ler a Bíblia inteira

Ao deixar de lado meu plano de leitura da Bíblia este ano em favor de mergulhar em passagens mais curtas, percebi que não precisava escolher entre os dois – nem queria! Os benefícios e a alegria de percorrer todo o caminho pela história da salvação de Deus são bons demais para serem perdidos, então decidi fazer as duas coisas.

No ano passado foi a primeira vez que usei um cronograma de leitura pré-fabricado (você pode encontrar cronogramas em vários sites e aplicativos) e foi útil de várias maneiras. Eu encorajo você a ler a Bíblia inteira por estas 17 razões:

1. Você conhecerá melhor a Deus.

Você já ouviu a expressão: “Nunca julgue um livro pela capa”. Bem, nenhum de nós pode conhecer a Deus suficientemente sem percorrer toda a sua Palavra! Um meio cheio de graça que podemos conhecer a Deus, passar tempo com ele, ouvi-lo, perseguir seu trabalho e caminhos, e nos aproximar dele é através da leitura de toda a Escritura. Deus soprou sua Palavra (Hebreus 4:12); ele revela seu poder através dele (Mateus 22:29); e ele nos mostra seu Filho, para quem todas as Escrituras apontam (Lucas 24:27). Você conhecerá melhor a Deus enquanto desfruta de toda a Sua Palavra perfeita.

2. Você se conhecerá melhor.

O pastor Kevin DeYoung esclarece um ponto importante uma vez feito por João Calvino quando ele escreve: “ Conheça a Deus. Conheça a si mesmo para conhecer sua necessidade de Deus. Conheça a Deus para saber que vocês não são deuses.” Como esse conhecimento de si mesmo acontece? Abrindo nossas Bíblias e procurando primeiro conhecer nosso Deus através de suas páginas inspiradas pelo Espírito Santo. A Bíblia não é sobre nós, mas nos fala sobre nós mesmos. Quando buscamos conhecer a Deus por meio de sua Palavra, só então temos uma imagem precisa de quem somos como pecadores fracos, necessitados e outrora mortos que foram poupados pela misericórdia de Deus, resgatados por sua graça e ressuscitados para uma nova vida por meio de sua A obra do Filho e o poder do seu Espírito.

3. Você verá como toda a Bíblia aponta para Jesus.

A Bíblia inteira é sobre Jesus Cristo, e aponta para ele o tempo todo. Mas a única maneira de ver Jesus Cristo em toda a Escritura é ler toda a Escritura! Que benefício e bênção é contemplar Jesus, nosso Profeta, através dos livros proféticos do Antigo Testamento; adorar Jesus, nosso Rei, através de 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, e os Evangelhos; e aproximar-se de Deus por meio de Jesus, nosso Sumo Sacerdote, conforme predito em Levítico e Números e plenamente compreendido em Hebreus. Leia a Bíblia inteira para amar e deleitar-se em Cristo, seu Senhor e Salvador!

4. Você ficará mais admirado com o evangelho.

Além de ver como toda a Escritura aponta para Cristo, você compreenderá mais claramente o plano de salvação de Deus para os pecadores por meio de seu Filho. Jesus não é apenas predito no Antigo Testamento, sua obra evangélica é predita, a qual Deus planejou de acordo com seu prazer e vontade antes do início dos tempos (Efésios 1:3-5). O evangelho não é um plano reativo que Deus pensou para “consertar” o que havia azedado por causa do pecado; o evangelho é o plano soberano e eterno de Deus para mostrar sua glória e criar um povo escolhido para sua própria posse. A vontade de Deus sempre foi o evangelho, e vemos isso mais plenamente quando lemos a Bíblia inteira.

5. Você construirá um hábito eternamente significativo.

Ler a Bíblia inteira é exercitar a intenção e usar a autodisciplina. Isso não é pouca coisa, mas se torna rotina quando você assume o compromisso e repete o hábito de forma consistente. Para alguns de vocês, isso significa uma leitura privada diária ou duas vezes ao dia; e outros, significa integrar isso ao culto familiar; para outros ainda, ler a Palavra inteira pode ser uma visão para seu pequeno grupo (até mesmo sua igreja). Não importa sua tática, ao ler consistentemente a Palavra de Deus, você está desenvolvendo um hábito eternamente impactante para nutrir sua alma, renovar sua mente e pregar a verdade à sua alma.

6. Você evitará a visão de túnel.

Ao ler apenas certas partes da Bíblia, limitamos nossa visão da grande história que Deus escreveu. Muitos se sentem mais confortáveis ​​em permanecer no Novo Testamento porque parece menos assustador e mais fácil de entender. Mas a realidade é que não podemos compreender completamente o Novo Testamento, em todas as suas maravilhas evangélicas, sem ler o Antigo. Se nos limitarmos a certos livros, lemos a Bíblia com visão de túnel e não vemos o que estamos lendo à luz do todo. É por isso que é vital ler a totalidade das Escrituras – mesmo os livros que parecem elusivos a princípio e difíceis de entender. Você ficará surpreso com o que Deus permite que você monte por sua graça, enquanto lê fora de sua zona de conforto e confia nele para o resultado.

7. Você descobrirá respostas para algumas de suas perguntas.

Como há tanta guerra e violência no Antigo Testamento ? Por que as pessoas pensavam que Jesus tinha vindo para trazer um novo reino político? O que significa que Cristo veio não para abolir a Lei, mas para cumpri-la? Fiz essas perguntas, e mais do que essas, enquanto lia as Escrituras, mas suas respostas só se tornaram mais aparentes quando li a Bíblia inteira e entendi a grande história no contexto de cada livro individual. Há algumas perguntas para as quais não teremos respostas, mas outras descobriremos à medida que lemos a Bíblia no contexto de toda ela.

8. Você descobrirá que algumas perguntas não precisam ser respondidas.

Quanto àquelas perguntas que não parecem ter respostas claras e diretas, podemos colocá-las em repouso no conhecimento de que somente Deus entende todas as coisas e propõe tudo de acordo com seus planos preordenados. Seções de livros como Jó, Isaías e Romanos podem nos levar a perguntar: “Por quê?” Mas as Escrituras simultaneamente nos desafiariam a apresentar nosso “por quê?” questão para a realidade estabelecida e conhecida de quem Deus é. Que oportunidade ao percorrermos as Escrituras para nos submetermos humildemente a Deus, que soprou sua Palavra para que pudéssemos conhecê-lo melhor e aprender a confiar mais nele.

9. Você ficará mais familiarizado com diferentes gêneros.

A Bíblia contém 66 livros canônicos que são de vários gêneros. Alguns livros são históricos, contando a história de Israel, a Lei e as nações vizinhas. Alguns são poéticos, como os Salmos e Cânticos de Salomão, e precisam ser lidos dessa forma. Ainda outros livros são proféticos (Jeremias e Ezequiel, por exemplo), narrativos (os quatro Evangelhos) e cartas à igreja (as Epístolas). Ao se comprometer com a Bíblia inteira, você ganhará uma apreciação por seus vários gêneros, como cada um se encaixa no todo e como cada um deve ser lido. Podemos pedir compreensão ao Espírito Santo enquanto mergulhamos em diferentes gêneros, e também podemos ler comentários para nos guiar.

10. Você obterá uma visão centrada em Deus, em vez de uma visão egocêntrica.

Como seres humanos inclinados ao pecado, é natural que nosso olhar se volte para dentro. É muito fácil perguntar ao ler as Escrituras: “O que isso me diz ? O que devo fazer? Como devo me comportar?” Embora essas perguntas de sondagem certamente não sejam erradas (queremos aplicar a Palavra de Deus!), não devemos começar com elas, nem devemos nos limitar a elas. Uma vez que a Bíblia é principalmente sobre a glória de Deus, seu plano de salvação por meio de Cristo e sua obra de transformação do coração por meio de seu Espírito, nossa busca deve ser principalmente em direção a Deus: “O que esta passagem me diz sobre Deus? Onde vejo Cristo apontado neste capítulo?” Vemos a nós mesmos com mais clareza quando conhecemos a Deus mais plenamente; então não deveríamos começar com ele?

11. Você experimentará a fidelidade de Deus.

Quanto mais leio as Escrituras em sua totalidade, mais vejo seus temas, as promessas de Deus e seu caráter em ação ao longo de meus dias. A Palavra de Deus está repleta de suas grandiosas e preciosas promessas, e está viva, ajustando nossas mentes às realidades celestiais, convencendo-nos do pecado e lembrando-nos do que é verdadeiro. Que bálsamo para nossas almas ao enfrentarmos dias cheios, pessoas difíceis, dúvidas e circunstâncias desconcertantes! Nosso Deus é fiel, do começo ao fim das Escrituras, e desde o primeiro dia até o último. O Espírito Santo usará a Palavra da verdade para nos sintonizar com a realidade do reino e nos manter enraizados na fiel provisão e pessoa de Deus.

12. Você crescerá em oração.

A oração é talvez uma das disciplinas espirituais mais difíceis. Lutamos para saber como falar com Deus, o que dizer e se ele nos ouve. Assim, a melhor maneira de abordar a oração é começar com a Bíblia. Como a Bíblia é a própria Palavra de Deus para você e para mim, nós o buscamos em suas páginas iluminadas, ouvimos sua verdade, nos submetemos aos seus mandamentos e nos regozijamos em seu trabalho em nosso favor! Então deixamos que nossa leitura e meditação impulsionem nossas orações. Podemos orar a Escritura palavra por palavra, orar de acordo com ela ou simplesmente usá-la para confessar o pecado, louvar a Deus e pedir nossos pedidos. Quanto mais as Escrituras conhecemos, mais fácil será orar. Nossas orações também estarão mais alinhadas com a vontade de Deus ao lermos toda a Bíblia, pois sabemos que toda a Escritura é dele.

13. Você dará frutos.  

Vale a pena ler toda a Palavra de Deus porque recebemos o dom de ouvir do nosso Deus de Gênesis a Apocalipse. Conhecê-lo e amá-lo é sempre nosso objetivo primordial. Em segundo lugar está o maravilhoso fruto espiritual que é gerado em nossos corações pela imersão nas Escrituras como um hábito e disciplina consistentes. A Palavra de Deus nunca volta vazia (Isaías 55:11). Nós não lemos a Bíblia apenas para ser pessoas mudadas (veja o ponto 10), mas nós nos tornamos pessoas mudadas quando lemos a Bíblia . Deus efetua sua Palavra para renovar nossas mentes, nos conformar à semelhança de seu Filho, apontar nossos pecados e nos guiar em sua verdade. Que gloriosa alegria que Deus nos concedeu seu próprio ser por meio deste precioso livro da vida!

14. Você estará mais preparado para o evangelismo.

Você já foi questionado sobre a Bíblia ao passar tempo com pessoas que não a lêem? Esta não é uma regra rígida, mas acho que estou mais preparado para dar uma resposta para a esperança que tenho em Jesus quando sou versado nas Escrituras, entendendo a grande história da Bíblia e capaz pintá-lo para a pessoa com quem estou falando. Nosso Pai fornece as palavras que devemos falar de sua própria boca – e seu porta-voz geralmente é nossa Bíblia!  

15. Você estará mais preparado para o discipulado.

Percorri a Bíblia usando o mesmo plano de um querido amigo, que também está no meu pequeno grupo. Ela e eu gostávamos de discutir o que estávamos lendo, apontar novas descobertas e depois aplicá-las em nossas vidas. Há uma camaradagem quando você lê no mesmo plano ou ritmo de um irmão ou irmã no Senhor, e proporciona uma conversa cheia de graça sobre o evangelho e como ele brilha em cada página das Escrituras.

16. Você verá como a Palavra de Deus é consistentemente relevante.

O Salmo 119:89 diz que a Palavra de Deus está firmemente fixada nos céus. É consistentemente relevante e nunca muda – que bênção fenomenal temos em nossa base firme! Ao ler de livro em livro e de gênero em gênero, você ficará surpreso com o quão consistente, completa e verdadeira toda a Bíblia é. À medida que os tempos e a cultura mudam, estaremos mais convencidos do que nunca de quão firme, confiável e eficaz é a Palavra de Deus. Correremos para ele através de nossas Bíblias em busca de abrigo, ajuda e sabedoria, sempre achando isso firme e verdadeiro.

17. Você será cada vez mais transformado à imagem de Jesus.

Ler a Bíblia vem com um aviso: perdemos o foco se ela simplesmente nos enche de conhecimento e fortalece nosso intelecto. Como diz JI Packer em seu livro Conhecendo Deus, é possível saber muito sobre Deus, mas não conhecê -lo. No entanto, se abrirmos a Palavra de Deus com o propósito de buscar o Senhor, nós o conheceremos melhor e seremos cada vez mais transformados à imagem de seu Filho. Isso acontece um segundo de cada vez, um dia de cada vez, mas Deus certamente o fará (2 Coríntios 3:17-18).

Não negligencie a leitura de toda a Bíblia – comece hoje! A riqueza e vastidão do nosso Deus espera por você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *