20 Maneiras Práticas de Matar o Pecado Todos os Dias

O pecado nos deixa perplexos. Adoramos e odiamos. Nós a abraçamos e lutamos contra ela. Agimos de acordo com isso, mas nem sempre entendemos o porquê. O pecado é sedutor e confuso, prazeroso e destrutivo. O coração redimido foi libertado do poder do pecado, mas ainda guerreia com a presença do pecado – e o pecado nos distancia do Deus que voluntariamente veio nos resgatar dele.

Quando perguntei a amigos: “Quais são alguns pecados e áreas de tentação que devemos combater todos os dias?” a resposta foi esmagadora: ciúme, preguiça, descontentamento, controle, desânimo, orgulho, língua afiada, vaidade, calúnia, inadequação, ansiedade, medo, ganho egoísta, impaciência, raiva, desobediência, luxúria, medo do homem e julgamento crítico de outros cristãos.

Quais desses combinam com você? Outros vêm à sua mente?

20 Maneiras Práticas de Matar o Pecado Todos os Dias

Nenhum cristão está isento da batalha contra o pecado, e é sábio considerar o que e como estamos lutando ativamente a cada dia. Mas não lutamos sozinhos:

Sabemos que Cristo, sendo ressuscitado dos mortos, nunca mais morrerá; a morte já não tem domínio sobre ele. Pela morte que ele morreu, ele morreu para o pecado, de uma vez por todas, mas a vida que ele vive, ele vive para Deus. Assim também vocês devem considerar-se mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus. (Romanos 6:9-11)

Crente em Cristo Jesus, você está morto para o pecado e vivo para Deus – e seu chamado é “considerar a si mesmo” dessa maneira. Então, como é lutar contra o pecado diariamente, quando a tentação está ao seu redor e a morte espiritual é o objetivo do pecado (Tiago 1:15)?

Pense nessas 20 maneiras práticas de “considerar-se morto para o pecado e vivo para Deus” matando o pecado hoje:

1. Ore pela convicção e ajuda do Espírito Santo.

Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos também vivificará seus corpos mortais por meio do seu Espírito que habita em vocês. (Romanos 8:11)

2. Pratique a confissão regular.

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:8-9)

3. Remova a tentação.

E se sua mão faz você pecar, corte-a. É melhor você entrar na vida aleijado do que ir com as duas mãos para o inferno, para o fogo inextinguível. (Marcos 9:43)

4. Conte a um amigo.

O ferro afia o ferro, e um homem afia o outro. (Provérbios 27:17)

5. Memorize as Escrituras.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo… tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus… (Efésios 6:11, 17)

6. Medite na cruz.

E vocês, que estavam mortos em seus delitos e na incircuncisão de sua carne, Deus vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todas as nossas ofensas, cancelando o registro de dívida que estava contra nós com suas exigências legais. Isso ele colocou de lado, pregando-o na cruz. (Colossenses 2:13-14)

7. Lide rapidamente com a ofensa.

“Se seu irmão pecar contra você, vá e diga a ele a culpa dele, só entre você e ele. Se ele te ouvir, você ganhou seu irmão”. (Mateus 18:15)

8. Discernir seus desejos.

… despoje-se do seu velho homem, que pertence ao seu antigo modo de vida e se corrompe por desejos enganosos, e… vista o novo eu, criado à semelhança de Deus em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:22, 24)

9. Ajude alguém em necessidade.

Não faça nada por ambição egoísta ou vaidade, mas com humildade considere os outros mais importantes do que você. (Filipenses 2:3)

10. Louve e agradeça a Deus.

Matai, pois, o que há de terreno em vós… cantando salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vossos corações a Deus. (Colossenses 3:5, 16).

11. Cuidado com suas palavras.

Não saia de vossas bocas palavras que corrompam, mas somente a que for boa para a edificação, conforme a ocasião, para que dê graça aos que ouvem. (Efésios 4:29)

12. Perdoe o arrependido.

Preste atenção em si mesmo! Se o teu irmão pecar, repreende-o, e se ele se arrepender, perdoa-lhe; e se pecar contra ti sete vezes no dia e se voltar para ti sete vezes, dizendo: ‘Arrependo-me’, deves perdoá-lo”. (Lucas 17:3-4)

13. Conheça a si mesmo.

Como um cão que volta ao vômito é um tolo que repete sua loucura. (Provérbios 26:11)

14. Preste atenção à sua consciência.

Mas quem tem dúvidas é condenado se comer, porque o comer não é pela fé. Pois tudo o que não procede da fé é pecado. (Romanos 14:23)

15. Fuja do pecado sexual.

Fuja da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete é fora do corpo, mas a pessoa sexualmente imoral peca contra seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18)

16. Pregue a verdade à dúvida, ao medo e à incredulidade.

Destruímos argumentos e toda altivez levantada contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência a Cristo… (2 Coríntios 10:5)

17. Lide com sua raiva.

Abstenha-se da ira e abandone a ira! Não se preocupe; tende apenas para o mal. (Salmo 37:8)

18. Procure agradar a Cristo.

Então, quer estejamos em casa ou fora, temos como objetivo agradá-lo. Pois todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. (2 Coríntios 5:9-10)

19. Lembre-se da obra de Deus para salvá-lo.

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?…E tais eram alguns de vós. Mas vocês foram lavados, vocês foram santificados, vocês foram justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:9, 11)

20. Siga Jesus.

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa a encontrará. Pois de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou o que dará o homem em troca de sua alma?” (Mateus 16:24-26)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *