12 Características da Amizade Cristã

Algumas amizades começam por causa de um interesse compartilhado. Outros crescem da proximidade ou de circunstâncias comuns da vida. As amizades podem ser baseadas em muitas coisas. Mas há algo singularmente especial sobre uma amizade cristã.

Uma amizade cristã é baseada em uma devoção compartilhada ao evangelho de Jesus Cristo. Essa unidade espiritual é capaz de atrair duas almas para uma camaradagem profunda e duradoura, e as Escrituras apontam muitas facetas desse grande tesouro.

Nenhum relacionamento é perfeito deste lado do céu; há pedaços rochosos mesmo entre os melhores amigos. Mas lembrar as bênçãos encontradas na comunidade de crentes encorajará e ajudará aqueles que enfrentam esses desafios.

12 Características da Amizade Cristã

A seguir estão doze características de amizades entre crentes no evangelho de Jesus Cristo.

1. Esperança compartilhada no evangelho

Que dois amigos tenham baseado sua esperança em Jesus tem implicações monstruosas para o relacionamento. O acordo sobre algo tão alicerce quanto a alma é fundamental para todos os aspectos que tornam uma amizade espiritual única.

Sempre damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, pois ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos, por causa da esperança que vos está depositada no céu. Disso você já ouviu antes na palavra da verdade, o evangelho. (Colossenses 1:3-5)

2. Expectativas realistas

Inerente ao evangelho é que todos nós somos pecadores e destituídos da glória de Deus. Por causa do pecado que habita em nós, nunca estaremos livres de pecar até aquele dia abençoado em que Jesus nos renova em sua presença. Amigos cristãos nunca devem se surpreender quando pecamos uns contra os outros. A dor é real e a reconciliação dá trabalho. Mas porque nós dois concordamos que o pecado é uma parte de nossa natureza humana, e algo que ambos desejamos ser livres, não desistimos.

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (1 João 1:8)

3. Estrutura para o perdão

Os amigos cristãos têm um modelo para o verdadeiro perdão em Jesus Cristo. E eles já experimentaram o maior perdão possível – o caro perdão de Deus, o Pai, tornado possível em seu Filho. Nunca podemos reivindicar um custo maior do que aquele pago por Jesus, e por isso seguimos de bom grado seus passos.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver queixa contra o outro; assim como o Senhor o perdoou, você também deve perdoar. (Colossenses 3:12-13)

4. Compromisso familiar

Amigos cristãos não são apenas amigos, mas irmãos e irmãs em Cristo. Somos parte da família da fé e compartilhamos uma responsabilidade especial uns com os outros por causa dessa distinção. Temos também a maravilhosa possibilidade de relacionamentos profundos que atravessam barreiras culturais e étnicas. Duas pessoas, diferentes em todos os aspectos, estão ligadas uma à outra pelos laços da família, quando ambas estão unidas a Cristo.

Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos domésticos da fé. (Gálatas 6:10)

5. Discrição confiável

Os amigos cristãos têm um chamado único à discrição quando confiam em detalhes pessoais íntimos. A fofoca é destrutiva e pecaminosa, e os amigos cristãos devem ter confiança de que suas lutas particulares são tratadas com modéstia e cuidado. Há uma mansidão que vem com a convicção de que somos todos pecadores. Todos ansiamos que nossos pecados sejam cobertos e somos movidos de gratidão pela cobertura fornecida para nós no sangue de Cristo.

Quem anda caluniando revela segredos, mas quem é confiável em espírito mantém uma coisa em segredo. (Provérbios 11:13)

6. Verdadeira generosidade

Amigos que concordam que “do Senhor é a terra e a sua plenitude” (Salmo 24:1) são chamados a ser livres e generosos com seu dinheiro e bens. Não deve haver vergonha em pedir, nem orgulho em conceder, o que não é nosso para começar.

Mas se alguém tem bens do mundo e vê seu irmão necessitado, mas fecha os seus contra ele, como o amor de Deus permanece nele? (1 João 3:17)

7. Incentivo a permanecer forte

Um amigo cristão não irá aconselhá-lo a desistir daquilo que o Senhor está pedindo que você se apegue. O mundo pode aconselhá-lo a olhar para o seu coração em busca de orientação. Mas um amigo cristão deve estar com você lado a lado, apontando para a verdade do evangelho e para o Deus inabalável cujo amor por você nunca muda.

Apenas que o seu modo de vida seja digno do evangelho de Cristo, para que, quer eu vá vê-lo ou esteja ausente, eu possa ouvir de você que você está firme em um espírito, com uma mente lutando lado a lado pela fé do evangelho. (Filipenses 1:27)

8. Amor altruísta

Um relacionamento construído sobre uma paixão mútua pelo amor servo de Jesus procurará reproduzi-lo.

Tende entre vós o mesmo sentimento que tendes em Cristo Jesus, o qual, sendo em forma de Deus, não teve por apego o ser igual a Deus, mas se fez nada, assumindo a forma de servo. (Filipenses 2:5-7)

9. A regra da paz

Os amigos cristãos querem que a paz reine. Eles são pacificadores e pacificadores. O chamado para a unidade e o amor deve superar o interesse próprio e os rancores e mágoas pessoais. Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos seus inimigos; então devemos estar ansiosos para estender o ramo de oliveira àqueles que também são chamados pelo nome de Jesus.

Deixe que a paz de Cristo reine em seus corações, para a qual, de fato, vocês foram chamados em um corpo. E seja grato. (Colossenses 3:15)

10. Um coração de serviço

Amigos cristãos não são egoístas. Eles não usam seus amigos para satisfazer suas necessidades, mas servem humilde e sacrificialmente aqueles a quem Cristo os chamou para amar. Ele nos deu o exemplo vívido disso quando se abaixou para lavar os pés de seus discípulos.

Se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns aos outros. Pois eu te dei um exemplo, para que você faça como eu fiz com você. (João 13:14-15)

11. Gentil admoestação

Os amigos cristãos vêem a santidade uns dos outros como de suprema importância. Deve-se esperar que um amigo na fé o pegue quando você pecar, lembre-o de seu grande chamado para se arrepender e não pecar mais, e gentilmente restaure você com a graça comprada para nós na cruz.

Irmãos, se alguém for pego em alguma transgressão, vocês que são espirituais devem restaurá-lo com espírito de mansidão. Fique de olho em si mesmo, para que você também não seja tentado. (Gálatas 6:1)

12. Vida eterna compartilhada

A natureza eterna de nossos relacionamentos no corpo de Cristo deve nos motivar a buscar a reconciliação quando estiver em nosso poder fazê-lo. Nosso destino final é o mesmo, e estaremos sempre juntos com o Senhor.

Pois o próprio Senhor descerá do céu com um grito de comando, com voz de arcanjo e com o som da trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4:16-17)

Céu na Terra

Meditar nas bênçãos únicas da amizade espiritual me enche de admiração e pavor. Maravilhe-se com a perspectiva de desfrutar de um relacionamento como esse e teme por causa da minha total incapacidade de ser esse tipo de amigo.

Mas Jesus me trouxe a si mesmo, não apenas para me instruir em uma maneira melhor de viver, mas para me encher com sua vida e produzir a semelhança de sua imagem em mim por meio de sua abundante graça. É pela graça que somos salvos, tanto no dia da nossa conversão, como todos os dias depois. Então, lembramos uns aos outros dessas verdades.

E quando o Senhor traz um amigo em nossas vidas que exibe essas características, deve levar nossos corações a agradecê-lo pelo amigo mais querido de todos, Jesus. Sua vitória sobre a morte fez dele o primogênito de muitos irmãos e irmãs que um dia estarão juntos, sem pecado, em perfeita unidade e amor. Qualquer sabor desse amor e unidade que experimentamos agora é realmente um pedaço do céu na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *